TVE Entrevista Especial com Bob Fernandes recebe a pré-candidata Manuela D’Ávila
Jornalista, deputada estadual (RS) e pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB. Manuela D’Ávila é a convidada do TVE Entrevista Especial, que vai ao ar na próxima quinta-feira (22), às 21h45, na TVE Bahia. Em entrevista concedida a Bob Fernandes, um dos jornalistas políticos mais respeitados do Brasil, Manuela falou, entre outros temas, sobre eleições e a execução, na última semana, da vereadora Marielle Franco (PSOL), no Rio de Janeiro.
Aos 36 anos, Manuela D’Ávila pretender disputar a Presidência da República em 2018. Durante a entrevista, ao ser perguntada se acredita realmente que pode vir a ser próxima Presidente da República, Manuela foi categórica. “Sim num único contexto: serei Presidente da República se a maior parte da população brasileira, se as mulheres que foram e são a força central de resistência ao golpe e ao desmonte do Estado, se as negras e os negros que são executados aos montes no Brasil se rebelarem, e se houver uma espécie de mobilização intensa contra as desigualdades e contra as saídas injustas que o Brasil tem produzido com o governo Temer”, dispara.
Manuela lamentou também a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no Rio de Janeiro, e que há duas semanas havia assumido a relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores, criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do Estado. “A Marielle é mais uma mulher jovem e negra executada no Brasil. Essa realidade que ela enfrentou, de uma morte violentíssima, é a realidade que os homens e mulheres jovens e pobres brasileiros vivem nas suas comunidades”, afirma. Sobre a violência policial e as as especulações de uma possível culpa de policiais militares no crime, a deputada acredita surgir daí a necessidade de se tratar o tema da qualidade da relação entre a polícia e a comunidade. “Quando se pensa em política de segurança no Brasil, um dos temas centrais deve ser a construção de polícias com legitimidade social. Nós precisamos tratar do tema da violência policial e da corrupção na polícia pra garantir que os bons policiais, que trabalham com baixíssima estrutura, tenham respeitabilidade nas comunidades”, avalia.
Sobre uma possível aliança com o ex-presidente Lula em um eventual segundo turno do PT com outra sigla, Manuela D’Ávila afirma que o debate da legitimidade da candidatura de Lula é um tema estruturante, já que as saídas defendidas pelo partido para a crise passam pela democracia, mas lembra que hoje, como existem vários pré-candidatos, “a missão no primeiro turno é garantir a maturidade política, as boas relações e um programa que una”. E completa. “Eu acredito na capacidade de diálogo e de colocar os interesses do povo brasileiro em primeiro lugar”. A entrevista completa poderá ser acompanhada também pelo facebook oficial da emissora (/tvebahia), pelo Youtube (/tvebahia) ou pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline).
Serviço:
Entrevista exclusiva com a deputada estadual Manuela D’Ávila
Quando: Quinta-feira, 22 de março, às 21h45. Reapresentação: Domingo, 01 de abril, às 18h
Onde: TVE, Portal, Facebook e Youtube da emissora