TVE grava DVD com Gilberto Gil e Cortejo Afro, hoje (20), às 21h, no Pelourinho
Cerca de 40 profissionais (30 em campo e 10 na sede), seis câmeras digitais e uma unidade móvel da TV Educativa (TVE) do Instituto de Radiodifusão do Estado (IRDEB), fazem transmissão ao vivo do último ensaio do Cortejo Afro antes do Carnaval 2017.
O evento acontece nesta segunda-feira (20), às 21h, na Praça das Artes, Centro Histórico de Salvador. “É uma das transmissões mais importantes que faremos em 2017; um encontro de Gilberto Gil com o Cortejo Afro, no ano em que o Cortejo homenageia o Gil”, comemorou o diretor de Operações do IRDEB, Bráulio Costa Ribeiro, quando fez visita técnica à praça, no Pelourinho, na última quinta-feira (16).
Da gravação serão feitos DVD e CD do show, produtos com repercussão nacional e internacional. “Faremos transmissão cuidadosa e esteticamente planejada. Um espetáculo que interessa a todas as televisões do Brasil”, afirmou Bráulio. Segundo ele, além do espetáculo, a gravação da TVE valorizará o casario do Centro Histórico. “O lugar é belíssimo. O espaço do IPAC é muito bem cuidado, com casarões lindos, árvores e palmeiras. Quem assistir em casa sentirá que está dentro da praça”, adianta ele.
LOGÍSTICA – Produtores, apresentadores, assistentes, cinegrafistas, diretores e operadores de vídeo e áudio, além de equipe na TV garantirão os resultados. “A nossa unidade móvel é digital e de alta definição, possibilitando imagem de altíssima qualidade para o telespectador”, diz o coordenador de Engenharia do IRDEB, Paulo Pereira. O assessor de Comunicação do IPAC, Geraldo Moniz, que acompanhou a vistoria ressalta a logística. “As equipes da TVE utilizarão dois museus do IPAC para posicionar câmeras pelos bons ângulos que esses locais dispõem, o Tempostal e o terraço superior do Solar Ferrão, localizado a 10 metros de altura”, comenta. O IPAC também fará pequenos praticáveis para dar base às câmeras em outros pontos da praça.
O ensaio do Cortejo na praça faz parte do projeto de dinamização dos espaços do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) que é proprietário de 13 equipamentos em Salvador e interior. Praça das Artes, largos Pedro Archanjo, Tereza Batista, Quincas Berro D’Água, Jubiabá e Pastores da Noite (Pelourinho) são alguns. Palácio da Aclamação e Passeio Público (Campo Grande), Palacete das Artes (Graça), MAB (Corredor da Vitória) e MAM/Unhão (Av. Contorno), são outros.
, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, instagram ‘@ipac.patrimônio’ e twitter ‘@ipac_ba’.