Última Polêmicas Contemporâneas do semestre debate as Violências contra as mulheres
Estarão presentes a subcomandante da Operação Ronda Maria da Penha, pedagoga e capitã Ana Paula Queirós, a Promotora de Justiça Dra Marcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado da Bahia, mestre em Ciências Sociais pela UFBA e doutoranda no Curso Família na Sociedade Contemporânea UCSAL, a professora de Estudos de Gênero e Diversidade (FFCH – UFBA), Carol Barreto, designer de Moda Autoral e doutoranda no PosCultura (IHAC – UFBA), e a produtora cultural e autora do perfil @gordaroupa no Instagram, Carla Galrão.
Polêmicas Contemporâneas, é promovida pela Faculdade de Educação e é oferecida para todos os cursos da UFBA, aberta à participação da sociedade tanto presencialmente como através das redes sociais e das transmissões ao vivo através do site www.polemicas.faced.ufba.br. A participação é aberta ao público, não sendo necessário inscrição prévia nem pagamento de taxas, e conta com os apoios da SBPC – Secretaria Regional da Bahia, do IRDEB e da Pró Reitoria da Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) da UFBA.
Ao longo do semestre 2018.1 da UFBA, que iniciou em outubro e se encerra em fevereiro próximo, foram realizados 12 debates semanais, envolvendo mais de 45 convidados entre pesquisadores da UFBA e de outras universidades baianas e brasileiras, integrantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário e sociedade civil. Entre os temas tratados foi debatido A situação política do Brasil nos dias hoje, A escravidão ontem e hoje, Reforma trabalhista, Disputa territorial, Políticas de Privatização no Brasil, Medicalização da sociedade de reforma psiquiátrica, (In)visibilidade da população LGBT+, Mudanças climáticas e reforma agroecológica no Brasil, entre outros.
Polêmicas Contemporâneas tem o apoio da SBPC e do IRDEB (TVE Bahia e Rádio Educadora da Bahia) e é coordenado pelo professor titular da Faculdade de Educação da UFBA Nelson Pretto.
Os próximos debates acontecerão a partir de abril de 2018, quando do reinicio das aulas da UFBA.