Uma Sessao de Residencia de Muitas Parcerias
A principal maneira pela qual as/os artistas são selecionadas/os para as residências do Sacatar é por meio de nossas Chamadas Abertas. No entanto, as parcerias institucionais também são um aspecto importante de nossa missão de apoiar as/os residentes e a criatividade e, às vezes, as/os artistas chegam ao Sacatar como resultado de colaborações com diferentes organizações. Esse é o caso de quatro dos residentes desta sessão, cujas residências no Sacatar são o resultado de três parcerias diferentes:
SECULT: A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia contemplou o Sacatar em um edital com duração de três anos que garantirá a residência de uma/um artista baiana/o por sessão até 2027. Através do Fundo de Cultura – Apoio às Ações Continuadas, a SECULT possibilitará que artistas de diferentes regiões do Estado da Bahia, bem como artistas vindos das periferias, tenham condições de desfrutar plenamente de uma residência no Sacatar. É com muita alegria que recebemos Fernanda Costa como a primeira residente a vir para o Sacatar com o apoio da SECULT!
Djerassi: o Djerassi Resident Artists Program é uma importante residência artística na Califórnia (EUA), com a qual o Sacatar tem o prazer de estabelecer uma parceria por meio de um “intercâmbio de artistas residentes”, ou seja, um artista indicado pelo Djerassi vai para o Sacatar e vice-versa. Colaborações como essa garantem mais oportunidades para os residentes do Sacatar e para o intercâmbio e a criação internacionais. Nesta sessão, damos as boas-vindas a Dazaun Soleyn – um artista do Djerassi – ao Sacatar.
La Fondation des Artistes: As/Os artistas Hélène Bertin e Julien Discrit chegam ao Sacatar com o apoio da Fondation des Artistes (França). A fundação desempenha um papel crucial no apoio a artistas em vários estágios de suas carreiras e, por meio dessa colaboração entre a Fondation des Artistes e o Sacatar, os artistas apoiados pela fundação terão a oportunidade de experimentar uma residência artística do Sacatar.
Por fim, mas certamente não menos importante, temos o prazer de receber as artistas Ann Mary Gollifer (Guiana > Reino Unido > Botsuana) e Geralyn Shukwit (EUA), que foram selecionadas através da nossa Chamada Aberta de 2022
Parcerias como essas são importantes para as/os artistas que se beneficiam delas, mas também são cruciais para aproximar organizações culturais de diferentes lugares e fortalecer um ecossistema artístico local e internacional.
A residência ocorre no Instituto Sacatar em Itaparica de 2 de setembro a 4 de novembro de 2024. Para saber mais sobre os eventos públicos da residência, o público pode acompanhar o perfil do Instagram do Instituto Sacatar (@sacatar_instituto).