Vall Santos lança livro infantil na 1ª Feira de Arte do Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador (06/12/25)
O evento terá contação de histórias para crianças e uma programação cultural completa para toda a família, no dia 6 de dezembro de 2025, das 13h às 18h.
Como parte das comemorações do Centenário de Mãe Stella de Oxóssi, o terreiro tombado como patrimônio histórico pelo Iphan desde 2000, realiza neste sábado a sua 1ª Feira de Arte, Música, Gastronomia e Literatura “O Caçador trazendo alegrias”, das 13h às 18h.
Com a fala de abertura da dirigente da Casa, Mãe Ana de Xangô, haverá sequência a programação educativa com o Projeto Xirê das Palavras, contação de histórias para crianças com Vall Santos, visitação à exposição coletiva dedicada à Mãe Stella de Oxóssi, atrações gastronômicas e musicais, com o show da cantora Jann Souza no encerramento das atividades.
“Lançar meu primeiro livro infantil em um espaço sagrado para as tradições de matriz africana é um presente da ancestralidade! Ter a bênção de Xangô, Orixá da Justiça e que rege o Ilê Axé Opô Afonjá para receber nossas crianças, só reforça a necessidade de recuperar esse fundamento da proteção dos pequenos como uma tarefa comunitária”, celebra o cantor e compositor quilombola de Lagoa Grande.
O livro “Domingo na Roça” é um convite para conhecer um pedaço do Brasil muito pouco abordado na literatura: as comunidades quilombolas e o universo das suas crianças. Este passeio pela infância do autor é marcado pelas reflexões poéticas do menino que, um dia, ele foi. Sob este olhar, o protagonista narra o aprendizado de valiosas lições, como a reverência aos mais velhos, a importância da ancestralidade, o poder da imaginação, a relação com a natureza e o significado do bem-viver em família.
“Mesmo sendo especialmente dedicado às crianças, o livro tem valor poético para pessoas de qualquer idade, pois aborda de forma sutil temas primordiais como o convívio em comunidade, a ancestralidade, o cuidado com o meio ambiente e o respeito aos mais velhos. É sobre a importância dos relacionamentos na existência humana, seja consigo próprio ou com a natureza, ou com as diferentes personalidades presentes dentro de um mesmo núcleo social”, afirma Vall.
A obra conta com direção criativa da gestora cultural premiada Aryane Sánchez e com ilustrações de Don Guto, artista de Feira de Santana, assim como Vall Santos. “Tive a responsabilidade de recriar paisagens que não existem mais nos dias de hoje e vivem apenas nas recordações dos que passaram por lá, anos atrás. E quis transmitir também as sensações da curiosidade, leveza e entrega total ao acalanto que só as crianças possuem”, afirma o artista visual.
Sobre a escolha de Don Guto para a missão de ilustrar “Domingo na Roça”, Vall Santos acredita que ter este universo em comum em suas infâncias, tanto o autor como o ilustrador, contribuiu para que fosse possível retratar características da comunidade de forma muito fiel e sensível. “Eu quero que as pessoas de Lagoa Grande se enxerguem no livro, pois trabalhamos para registrar a história de um povo que aos poucos vem sendo desterritorializado pela urbanização. É uma maneira de manter viva a nossa memória”, conta o autor.
Os livros estarão à venda no evento de lançamento a preços promocionais.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Domingo na Roça”, de Vall Santos, na 1ª Feira de Arte, Música, Gastronomia e Literatura “O Caçador trazendo alegrias”.
Dia: 06/12 (sábado)
Hora: Das 13h às 18h, com contação de história, sessão de autógrafos com os autores e mais atrações.
Local: Ilê Axé Opô Afonjá Bahia (Rua de São Gonçalo, 557 – São Gonçalo – Salvador)
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/KkST5y34aZ2f7ZA56
Classificação indicativa: livre
Entrada: gratuita e por ordem de chegada (sujeita à capacidade do espaço).
Canal oficial do Ilê Axé Opô Afonjá :
Canais oficiais Vall Santos:
Instagram:
www.instagram.com/vallsantosoficial
Spotify:
YouTube:
