VII Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs tem debates e atividades culturais na UFBA
A Universidade Federal da Bahia vai sediar, entre os dias 17 e 19 de julho, a sétima edição do Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs (CBPN). Com o tema “Políticas, saberes e tecnologias afro-diaspóricas: insurgências nas contemporaneidades negras”, o evento será realizado no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, no Campus de Ondina, com entrada gratuita.
O Congresso contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação e atividades culturais, com o objetivo de fomentar diálogos com pesquisadores e instituições de pesquisas nacionais e do exterior, intensificar a ampliação de debates e divulgar trabalhos realizados por intelectuais da afro-diáspora,
estimulando e fortalecendo a criação de redes de pesquisadores e pesquisadoras negros. Em 2019, o CBPN se constrói no interior de uma conjuntura que exige a ampliação de reflexões e debates sobre a inserção qualificada das comunidades negras na sociedade brasileira em geral e baiana em particular.
Ao reunir pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimentos e regiões da diáspora, o Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs apresenta um importante espaço de luta para sedimentação e ampliação de políticas reparatórias, de fortalecimento do diálogo entre universidade e os movimentos sociais e de apresentação de outras vias de produção de conhecimento, garantindo o debate imprescindível sobre as pesquisas, propostas e reivindicações apresentadas.
O evento é realizado pela Associação de Pesquisadores Negros das Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Universidade do Sudoeste da Bahia, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, dentre outras instituições.
ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES NEGROS DA BAHIA – Fundada em 2004, a APNB é uma instituição civil, sem fins lucrativos, destinada ao incentivo e à valorização de pesquisas realizadas por pessoas negras e sobre temas de interesse direto dessa comunidade. Congrega e dialoga com pesquisadores/as e instituições nacionais e estrangeiras visando fortalecer uma rede de pesquisadores/as negros/as, bem como contribuir para a construção e a ampliação do conhecimento humano, numa perspectiva antirracista.
VII Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs
Quando: De 17 a 19 de julho de 2019.
Onde: Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III) da UFBA, Ondina.
Quanto: Gratuito.