Virada Sustentável lança programação neste terça-feira (29)
Arte. Diálogo. Ação. Conhecimento. Novas relações socioeconômicas. Reconfigurações do espaço público. Diversidade. Interação e Interatividade. Maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável aporta em Salvador dias 08, 09 e 10 de novembro, ocupando mais de 50 espaços com mais de 300 atividades gratuitas. A programação oficial será lançada nesta terça-feira (29), das 10h às 13h, no Teatro Vila
Velha.
A cerimônia contará com a participação de representantes do Governo da Bahia, Prefeitura Municipal, Braskem e instituições parceiras. Também estarão presentes os representantes de alguns dos principais projetos selecionados, apresentando um pouco de cada atividade que será realizada durante os três dias de Festival. O encerramento será em ritmo de samba de roda com o tradicional Grupo Espermacete, de Barra do Pojuca (Camaçari).
Vire Salvador
Com o tema “O Centro Pulsa – a vida em movimentos”, a proposta do Festival é resgatar o processo histórico, criativo e sociocultural de fundação da primeira capital do Brasil, alinhada e fundamentada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – para esta edição, foram selecionados 10 ODS: Erradicação da Pobreza; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Vida na Água; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.
O edital recebeu mais de 570 propostas, envolvendo palestras, paineis, fóruns e rodas de conversa; oficinas diversas para adultos e crianças; feira vegana e feiras de arte, artesanato, antiguidades e economia criativa; programação infantil; espaço zen com atividades de saúde e bem estar; apresentações de teatro, dança e circo; projeções de filmes; exposições de fotografia e artes plásticas. E já estão confirmados mais 50 espaços, que servirão de palco para as atividades, a exemplo do Passeio Público, Teatro Vila Velha, Largo do Pelourinho, Praça Tereza Batista, Largo Pedro Arcanjo, Largo Quincas Berro D’Água, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Praça Lord Cochrane (Garibaldi), Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia – MAB, Galeria Cañizares (Escola de Belas Artes da UFBA), Ladeira da Preguiça, fim de linha do Nordeste de Amaralina, Casa Charriot, Lálá Casa de Arte, Zungu Iyagbá (Rio Vermelho), Oliveiras, La Frida Bike (Santo Antônio Além do Carmo), Goethe Institut (Icba), Porto dos Livros e o Parque da Cidade.
“A Virada 2018 foi um grande sucesso! Conseguimos fazer uma grande articulação e mobilização com toda a sociedade, envolvendo instituições públicas, privadas, de interesse social e organizações culturais. Fez-se um grande mapeamento de projetos de relevância, compartilhados coletivamente e que possibilitaram a promoção de atividades de formação e do conhecimento, culturais e de mobilização social, pensando a sustentabilidade para além do meio ambiente. E a expectativa, para este ano, é que a gente faça, novamente, um grande festival, ainda maior e com mais projetos e atividades que proponham uma visão positiva e inspiradora sobre a nossa cidade”, destacou a gestora da Virada, Alice Barreto.
“O nosso propósito fundamental é conectar as pessoas em prol de um movimento para se pensar novas formas de se relacionar – entre si, com a cidade e o meio ambiente – e retomar a lógica essencial de sustentabilidade, onde todos tenham acesso a bens e serviços de qualidade, com garantia dos direitos e respeito à diversidade”, completou o coordenador do Festival, Maurício Galvão.
Cultura e sustentabilidade
Durante os três dias de Festival, serão realizadas ações específicas de descarte de resíduos sólidos, com pontos de coleta seletiva de recicláveis, eletrônicos e rejeitos, em parceria com a LEVE Consultoria Ambiental. Os chamados Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis Eletrônicos – PEV e os Pontos de Descarte de Resíduos (recicláveis e rejeitos) – PDR serão devidamente sinalizados e contarão com suporte de voluntários, orientando o público sobre o correto descarte. A ação incluirá, também, arrecadação de eletrônicos em bom estado, assim como roupas, donativos e alimentos para doação a instituições filantrópicas de Salvador. Já os descartados recicláveis serão encaminhados às cooperativas de reciclagem da cidade.
A Virada também contará com pontos de troca, doação e retirada de livros novos, usados ou restaurados, espalhados pelos principais centros pulsantes do Festival. O projeto “Sustentando a Leitura” é uma parceria com o técnico em restauro Nivaldo Macalé, criador do movimento “Livro que te quero Ler”, com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e também a sustentabilidade.
O Festival foi criado em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, reuniu um público de mais de 7,7 milhões de pessoas em 25 edições, passando por sete estados e nove cidades, como Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador – em 2016 e no ano passado.
Em sua 3ª edição na capital baiana (a primeira foi em 2016), o Festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CMPC e Uber Eats, e o copatrocínio da Liberty Seguros. Conta também com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o apoio institucional da Prefeitura Municipal do Salvador, e a parceria do Salvador Meu Amor. A Virada Sustentável é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Rede AMO de Comunicações Socioculturais, e realização da DaCultura Projetos e Soluções, e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil e Governo Federal.
Serviço:
Virada Sustentável Salvador 2019 – de 08 a 10 de novembro
Lançamento da programação oficial
Data: Terça-feira (29)
Horário: 10h às 13h
Local: Teatro Vila Velha
@viradasustentavel.salvador