Viva o futebol brasileiro, viva o Brasil. Por Juca Ferreira
Tem causado estranhamento entre algumas pessoas quando ficam sabendo que estou torcendo para todos os clubes brasileiros neste campeonato mundial.
Ou seja, estou torcendo para o futebol brasileiro. Entendo os que não torcem de jeito nenhum, só se sentem a vontade torcendo contra, para esse ou aquele time brasileiro, porque é rival do seu time de coração. Entendo, mas não concordo. Acho uma atitude menor, sem grandeza, meio provinciana e um tanto irracional. É, sem sombra de dúvida, uma postura egóica.
Explico: torço desde criança para o Vitória. Eu não me dedico a azarar o Bahia, nosso grande rival. Acho que o futebol baiano se beneficia muito tendo dois times locais na série A. E se estivessem disputando essa Copa de Clubes, eu torceria durante os 90 minutos (incluíndo o tempo de prorrogação).
Não chego torcer à favor fora da partida. Outro bom exemplo do meu jeito de torcer, sou capaz de ver o bom futebol que nossos rivais soteropolitanos estão jogando e a qualidade do meio de campo atual do Bahia. Talvez o melhor do Brasil. Gosto de ver um bom jogo e gosto do futebol quando é jogado com maestria.
No caso de um campeonato mundial de clubes, torço para os times brasileiros sem nenhuma dificuldade, e chego a sofrer quando o time brasileiro está com placar adverso, ou seja, torço sem dificuldade para o futebol brasileiro. Tem um amigo que leu um comentário meu na internet afirmando que estava torçendo para o futebol do meu país e está me chamando -para sacanear- de patriota. Toda hora manda algo pela internet e me chama de patriota.
Até onde sei e compreendo, patriota é um elogio e não algo pejorativo. Essa aversão deve ser sequela do bolsonarismo, que tentou dar uma invertida no povo brasileiro, defendendo políticas entreguistas e se auto classificando de patriotas. Coisa de gente metida a mais sabida…
Até agora o Brasil e seu futebol, está brilhando nesta copa. É o principal assunto na crônica esportiva no mundo. Estão todos surpresos…
Vi, ontem, na Tv, uma fala de Guardiola sobre isso. Ele perguntava em que mundo os jornalistas esportivos europeus vivem e afirmou: os brasileiros sempre foram os melhores do mundo no futebol. Tem os melhores jogadores e agora estão bem organizados e com boas estratégias de jogo. O técnico do PSG também falou depois que amargou uma derrota convincente para os brasileiros e disse: – “o Botafogo foi o melhor adversário que tiveram que enfrentar desde que sou o técnico do time”.
Sempre fiquei achando estranho o nosso (lá neles!) complexo de inferioridade que cultivamos nos últimos tempos, diante do futebol europeu. Eles melhoraram muito. Os espanhóis, os franceses, os portugueses e os ingleses principalmente. Mas não é para tanto. Nós estamos desorganizados (CBF) e perdendo os novos craques que aparecem, antes mesmo de estarem prontos…, viramos celeiros para o futebol do mundo. Uma verdadeira sangria. Isso é um erro, falta estratégia e política pública e inteligência,falta também regramento para proteger nosso futebol e permitir que continue sendo o melhor do mundo.
Hoje é dia do Botafogo ter mais uma vitória. Estaremos juntos botafoguenses, como estarei com a torcida do Flamengo, do Palmeiras e do Fluminense.