“Vivências de Alice”: produtora do Sudoeste Baiano abre inscrições para formações em Cinema e Audiovisual
Voltadas para estudantes e profissionais do interior, atividades marcam o início da produção de “Alice Lembra”, continuação do premiado “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida
Promover o fazer cinematográfico como um meio de qualificação de vida e emancipação social. Esse é o objetivo das Vivências de Alice, série de formações voltadas para estudantes e profissionais de Cinema e Audiovisual do interior. Realizadas pela Ato3 Produções, produtora independente do Sudoeste da Bahia, as atividades marcam o início da produção de Alice Lembra, continuação do premiado Alice dos Anjos (2021), filme de Daniel Leite Almeida vencedor de seis candangos no 54º Festival de Brasília e finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Com inscrições abertas até o dia 16 de outubro, as Vivências de Alice surgem como uma extensão natural do processo criativo de Alice Lembra. O projeto se inspira na experiência iniciada com o primeiro filme a fazer parte do que será uma trilogia escrita por Daniel. Em Alice dos Anjos, profissionais experientes atuaram como verdadeiros mentores de novos talentos durante o desenvolvimento da produção, no município de Vitória da Conquista (BA).
Impacto social e inclusão
Desta vez, esse processo formativo se amplia para alcançar não só quem está envolvido na realização do novo filme, mas também pessoas de todo o interior da Bahia e do país que querem expandir seus conhecimentos com especialistas em temas como direção, produção executiva, pesquisa, comunicação e marketing. Além de qualificá-las tecnicamente, permitindo que ocupem espaços de protagonismo no audiovisual, as Vivências de Alice buscam aprofundar o olhar horizontalizado e coletivo já presente no cinema de interior e no DNA da Ato3.
O projeto tem direção de formação de Daniel Leite Almeida e Claudia Gonçalves e coordenação de Fran Cardoso. As formações abertas ao público acontecerão entre os dias 21 e 25 de outubro, de forma totalmente on-line. A seleção dos participantes levará em conta a ordem de inscrição, além de critérios interseccionais. Assim, candidaturas de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBT’s serão priorizadas, fortalecendo a diversidade étnica, social e regional como uma das premissas fundamentais da produtora e de todo o universo de Alice dos Anjos em si. Inscreva-se neste link.