Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Yayá Massemba é o grupo musical da semana no Selo Educadora Independente

2 minutos de leituraModo Leitura

O Selo Educadora Independente promove ‘De Umbigo a Umbigo’, o novo álbum do grupo Yayá Massemba. A iniciativa divulga lançamentos de álbuns e EPs através da Rádio Educadora FM, da TVE e das redes sociais das emissoras públicas. A promoção do trabalho do grupo acontece de 16 a 22 de setembro, durante toda a programação da rádio, na TVE e nas redes sociais. Na sexta-feira (20), às 12h, o grupo participa de entrevista nos programas Multicultura e TVE Revista.

Yayá Massemba é um grupo de samba de mulheres compositoras que se inspiram no samba tradicional da Bahia. Criado em 2018 a partir da necessidade de visibilizar e incentivar a produção criativa de mulheres como instrumentistas e compositoras, o projeto é formado por musicistas que residem, em sua maioria, na Chapada Diamantina. A formação conta com Aline Silveira (percussão), Ana Tomich (voz e violão de 7 cordas), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e percussão), Keilla Calmon (pandeiro) e Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho).

A sonoridade remete à formação do samba chula com atabaques, pandeiro, prato e faca. Os fraseados da viola machete são transpostos para o cavaquinho e violão. Yayá Massemba se alimenta da tradição, porém inova com suas composições, além da presença do surdo, cavaquinho, violão de 7 cordas, berimbau e arranjos vocais. O nome do grupo vem do Yorubá e do Kimbundu, segundo os quais, Yayá significa mãe e Massemba é umbigada, que significa alimento. O nome do álbum, ‘De umbigo a umbigo’, é um cordão de gerações.

O EP foi produzido em 2023 totalmente de maneira independente, gravado no Estúdio Submarino Fantástico (SP), com a produção musical realizada pelas integrantes da banda juntamente com Felipe Guedes (BA) e Léo Caribé (BA). No EP, Ive, Ana e Priscilla se revezam no vocal, com arranjos feitos por Hiran Monteiro da Banda de Boca. O trabalho conta ainda com participações das Mestras Aurinda do Prato e Nega Duda. 

A seleção para o Selo Educadora Independente ocorre a cada mês e as inscrições estão abertas durante todo o ano. Os selecionados recebem uma premiação no valor de R$ 5 mil. Mais informações em www.educadorafm.ba.gov.br.

Acompanhe a Educadora FM nas redes sociais:

instagram.com/educadorafmba

facebook.com/educadorafmba

twitter.com/educadorafmba

Compartilhar:

Mais lidas