Zungu Iyagbá celebra Yemanjá com shows, discotecagem e balaio coletivo
A casa de cultura feminina Zungu Iyagbá, no Rio Vermelho (Travessa Basílio de Magalhães, 84), saúda Yemanjá em dois de programação festiva, com bandas locais, discotecagem e cortejo percussivo. O espaço também irá abrigar um
balaio coletivo para presentear a Rainha do Mar.
No sábado (1º), a casa abre as portas a partir das 18h, sob o comando de DJahjah (RJ) e um set tropical brasileiro e caribenho. Na sequência, Antenor Cardoso recebe convidados no show “Caminhos abertos”, apostando na musicalidade de raiz africana. Esquentando a pista, a banda Magenta Eletrika aposta na mistura de bases eletrônicas com releituras de hits nacionais e internacionais, além de composições próprias.
O Zungu ainda recebe o Duo Sambossa, com violão e pandeiro, cadenciando o ritmo e aquecendo para o arrastão percussivo com os grupos Tambores do Mundo, Tambores de Aruanda e o Bloco da Lombrada, sob a regência de Mário Pam – mestre de percussão do Ilê Aiyê. O cortejo segue até a Casa de Yemanjá, levando o balaio de oferendas. A entrada é gratuita e presentes para a Rainha do Mar são bem vindos!
Já no domingo, quem abre a pista é Canja, misturando surf music com lambada e hits carnavalescos. Nas pick ups, DJ Carol Blois (PA) e DJ Kim com set de brasilidades para saudar Yemanjá. Encerrando os festejos, Power Groove e seu repertório de black music jazzística, com releituras de Tim Maia, Claudio Zoli, Di Melo e Djvan. Ingressos 10 reais.
“O Zungu Iyagbá é a casa da mãe ancestral e a nossa oferenda maior é musical. Então, a expectativa é reunir um público que goste de boa música e que queria saudar a Rainha do Mar num ambiente de comunhão, entre amigos, valorizando a cultura e as tradições da festa”, afirmou a gestora do Zungu, Renata Magioli.
Serviço:
Zungu Iyagbá em festa para Yemanjá
Local: Zungu Iyagbá (Travessa Basílio de Magalhães, 84 – Rio Vermelho | transversal da Rua do Meio)
Datas: sábado e domingo (1º e 02 de fevereiro)
Horário:
- Sábado (1º): a partir das 18h
- Domingo (02): a partir das 14h
Valor:
- Sábado: entrada gratuita
- Domingo: R$ 10
Programação:
Sábado (1º):
- 18h (e nos intervalos da programação): DJahjah
- 18h30 às 20h: Caminhos Abertos (Antenor Cardoso e convidados)
- 20h30 às 22h: Magenta Eletrika
- 22h30 às 23h30: Duo Sambossa
- 23h30: Concentração pro Arrastão Tambores do Mundo, Tambores de Aruanda e Bloco da Lombrada (caminhada musical para a condução do balaio ecológico até a Casa de Yemanjá)
Domingo (02):
- 14h às 16h: Canja
- 16h às 17h: DJ Carol Blois
- 17h às 19h: DJ Kim
- 19h às 21h: Power Groove
@zungu_iyagba