A revista que virou panfleto por Michelle Amaral da Silva e Luiz Antonio Guimarães
Veja age na política e na economia
seguindo a máxima de Ricupero: o que é bom (para o ideário conservador), a gente
mostra; o que é ruim, a gente esconde
A revista Veja parece ter perdido definitivamente
o rumo, talvez em função do vexame histórico na cobertura da crise financeira
internacional. Afinal, não é todo dia que uma redação prepara uma capa
espetacularmente incisiva, com o Tio Sam de dedo em riste e a manchete
garantindo "Eu salvei você" (edição 2079, com data de 24/9/2008), para, dias
depois, essa mesma capa se transformar num case de "barriga" jornalística, uma
vez que o crash de 29 de setembro revelou não apenas que o Tio Sam não havia
conseguido salvar ninguém como estava desesperadamente em busca de uma solução
que envolvesse a União Européia e até países emergentes. A "barriga" foi tão
descomunal que na semana seguinte a rival Carta Capital fez graça e repetiu a
capa da Veja, com o mesmo Tio Sam de dedo em riste, acompanhado por uma manchete
marota: "Ele não salva ninguém".
Se o problema fosse apenas na forma, tudo bem,
"barrigas" acontecem nas melhores redações (em Veja, com uma freqüência um tanto
maior, estão aí o boimate, os milhões do Ibsen Pinheiro e os dólares de Cuba que
não me deixam mentir). A questão central não está na forma, está no conteúdo.
Veja há muito tempo não é uma revista jornalística, mas um panfletão
conservador, editado por uma equipe que conta com a fina flor do pensamento
reacionário brasileiro. A crise global, porém, parece ter mexido com os nervos
do pessoal da Veja e o panfletão perdeu o rumo.
Em um primeiro momento, Veja apresentou ao
distinto público a idéia de que a crise já tinha acabado com o anúncio do
primeiro pacote de Bush-Paulson; o que havia era um "soluço" absolutamente
normal no capitalismo. Na semana seguinte, com data de capa de 1° de outubro,
mas circulando no fim de semana de 27-28 de setembro, portanto às vésperas do
crash de 29/9, a revista da Editora Abril voltou a dar capa para a crise,
fazendo uma espécie de "balanço" do que vinha ocorrendo. "Depois do desastre"
era a manchete da capa – mas o desastre real ainda nem tinha acontecido.
Exemplo de fora
O problema de Veja é que os valores nos quais
continua acreditando e defendendo estavam virando pó com a crise e não havia
discurso coerente que servisse para manter o panfletão em pé, muito menos com o
disfarce de veículo jornalístico.
Primeiro, veio a euforia (ok, existe uma crise,
reconhecemos, mas Bush é "dos nossos", vai dar um tiro certeiro e cortar o mal
pela raiz). Não funcionou, para a perplexidade dos jornalistas que cuidam de
traduzir o pensamento reacionário norte-americano em uma linguagem acessível a
qualquer idiota, e a revista começou a tentar reconhecer que se tratava mesmo de
uma crise gravíssima e que expõe as entranhas de um sistema podre, desregulado e
baseado na ganância de gente que vendia terrenos na Lua sem o menor escrúpulo,
contando com a certeza da impunidade.
Enquanto tateia em busca de um discurso para a
crise – se os mercados continuarem eufóricos, provavelmente a próxima capa será
um enorme "UFA!" – Veja não descuida do front interno. Na edição corrente (nº.
2082, com data de capa de 15/10), a "Carta ao Leitor", espaço editorial da
revista, leva o título "O povo não é bobo", acompanhada de uma grande foto do
prefeito Gilberto Kassab. O recado da revista ao seu público começa assim: "O
primeiro turno das eleições municipais demonstrou, outra vez, que a esmagadora
maioria dos brasileiros sabe, sim, votar, ao contrário do que ainda insistem em
propalar os descrentes na democracia nacional (felizmente, poucos)".
Em seguida, vem o argumento "racional" de que a
população votou nos melhores, gente que trabalha sério, "independente do
partido". Beto Richa (PSDB) e Fernando Gabeira (PV) são citados no texto, e
Kassab na legenda da foto ("Gilberto Kassab, de São Paulo: exemplo de que a
maioria dos brasileiros sabe, sim, votar"). No final do texto, o veredicto
final: "Não basta para um partido – qualquer um – contar só com a força de um
presidente da República bem avaliado e simpático. É preciso muito mais. O povo
não é bobo".
Não, de fato o povo não é bobo e já sabe que Veja
tem lado. Neste ponto, aliás, seria mais honesto e correto copiar o que de bom
existe nos Estados Unidos e explicitar, no editorial, que a revista apóia os
candidatos da oposição, especialmente os do PSDB e DEM – legendas que por sinal
apóiam Gabeira no Rio. É assim que se faz lá fora e é assim que agiram Carta
Capital e, em diversas ocasiões, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
Veja, ao contrário, editorializa as reportagens.
Aritmética enviesada
Um bom exemplo está também na edição desta
semana, na reportagem que faz um balanço do resultado das urnas. A revista
reconhece que o PT cresceu, mas diz que foi nos grotões. Um infográfico está lá
para quem quiser fazer contas: em número absoluto de votos, o PT cresceu 1% em
relação a 2004, o DEM teve 17% a menos do que na votação anterior e o PSDB
perdeu 8% dos votantes de quatro anos atrás. O PMDB, líder no país pelo critério
de prefeitos eleitos, viu seu eleitorado crescer 30%.
Qualquer foca de jornalismo faz as contas, soma
os danos e conclui que o lead é a derrota dos partidos de oposição, que perderam
exatamente 25% do eleitorado de quatro anos atrás. Qualquer foca, menos a Veja,
que preferiu destacar o aumento de 30% do PMDB, um partido-ônibus em que cabe
qualquer um e que tem na resiliência a sua maior virtude. É justo que se dê
destaque à vitória peemedebista, mas é evidente que o fato político mais
relevante é a estrondosa derrota da aliança demo-tucana, com conseqüências
evidentes na corrida sucessória de 2010.
No fundo, Veja age na política e na economia
seguindo a máxima do ex-ministro Rubens Ricupero: o que é bom (para o ideário
conservador), a gente mostra; o que é ruim, a gente esconde. E isto, fica aqui o
reconhecimento, o pessoal da redação de Veja sabe fazer como ninguém.
Luiz Antônio Magalhães é editor de política
do DCI e editor-assistente do Observatório da Imprensa.