Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Dia Internacional da Dança: Instituto Dança Criança atende mais de 100 crianças e adolescentes com formação artística e desenvolvimento humano

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

No Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Instituto Dança Criança (IDC) reforça o impacto da arte para a transformação social. O projeto oferta aulas gratuitas de ballet clássico para crianças e adolescentes de comunidades de Salvador. Com atuação em Pituaçu e no Lobato, o Instituto Dança Criança já beneficia mais de 100 famílias, promovendo acesso à cultura, educação e desenvolvimento pessoal.

Em Pituaçu, as aulas acontecem graças à parceria com a Cidade da Luz, instituição responsável pela execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Lobato, o projeto tem apoio do Reforço Escolar da Rainha, iniciativa da Igreja Matriz do bairro.

Criado pela mestre em dança Marília Nascimento, o Instituto Dança Criança alia rigor técnico a uma escuta sensível das necessidades individuais de cada criança. “Nossa missão é construir conhecimento em dança, incentivando cada aluno a desenvolver sua melhor versão. Queremos consolidar o IDC como uma referência no ensino do ballet clássico em Salvador”, afirma a idealizadora.

A trajetória da professora Débora Mattedi ilustra esse impacto. Bailarina desde a infância e ex-aluna do projeto, hoje integra a equipe de professores. “Foi aqui que ressignifiquei minha história. A dança e a sala de aula se tornaram meu lugar de pertencimento”, conta. Os relatos das famílias atendidas também destacam mudanças significativas. A técnica administrativa Naiara Mendes observa a redução da ansiedade da filha Nicole, de 12 anos. “O ballet trouxe mais leveza e alegria. Nas aulas, ela se sente acolhida e incentivada a se expressar”.

As aulas de ballet gratuitas do Instituto Dança Criança acontecem no Centro Espírita Cavaleiros da Luz – Cidade da Luz, em Pituaçu, e no Reforço Escolar da Rainha, espaço anexo à Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Lobato. As aulas seguem a metodologia da Royal Academy of Dance, com certificação internacional, aliada à Metodologia Mandala, que integra técnica e valores como empatia, cooperação e consciência.

O projeto define sua metodologia através do olhar técnico e cuidadoso com os alunos. O ensino oferecido pelo Instituto Dança Criança propõe um aprendizado humano, acolhedor e profissional, garantindo à suas crianças um ambiente de riqueza em conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Quem é Marília Nascimento

Idealizadora e diretora do projeto Dança Criança e criadora da metodologia Mandala, Marília Nascimento é Mestre em Dança pela UFBA, com especialização em Psicopedagogia (UCSAL) e Arte Educação (UFBA). Graduada em Dança (UFBA), professora de Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance, desde 1981. Foi professora da rede estadual de ensino da Bahia (1991–2018) e diretora do Ballet Marília Nascimento por mais de 30 anos. Atualmente, dirige o Instituto Dança Criança, ministra aulas para adultos (Mandala – núcleo de dança para adultos) e promove cursos, oficinas e aulas regulares de Danças Circulares em Salvador. Mais informações sobre o projeto através do Instagram.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *