Dimus realiza a 2ª Feira Educativa – Economia Solidária nos Museus
Cultura, sustentabilidade e memória são alguns dos tópicos a serem discutidos durante a 10ª edição da Primavera de Museus, que levará a temática “Museus, Memória e Economia da Cultura” para os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) entre os dias 19 e 25 de setembro.
Como parte da programação do evento, a Dimus promove em 21/09, das 10 às 14h, a “2ª Feira Educativa – Economia Solidária nos Museus” no Colégio Estadual Azevedo Fernandes (Praça José de Alencar, 11 – Pelourinho), proporcionando ao público uma experiência prática de consumo consciente e sustentável. “A ação tem como proposta a realização da troca de itens doados pelo público e da utilização do ‘Pelô’ (Moeda Social criada para o evento), a fim difundir uma outra forma de desenvolvimento possível, mais social e econômico”, afirma Fátima Soledade, museóloga da Dimus.
A ação funciona dessa forma: o público é convidado a juntar artigos que queira doar, em bom estado de conservação; as doações devem ser feitas nos Postos de Coletas (museus participantes, LabDimus e Palácio da Aclamação); no posto de coleta, haverá um responsável pela triagem dos itens doados e emissão da moeda de troca (para cada item de troca, o participante receberá 01 PELÔ); realização de trocas do PELÔ por itens na feira do dia 21/09.
As doações já podem ser feitas no Solar Ferrão/Abelardo Rodrigues (Rua Gregório de Matos, 45), Tempostal (Rua Gregório de Mattos, 33), Udo Knoff (Rua Frei Vicente, 3), LabDimus (Rua Gregório de Mattos, 39, subsolo) – todos localizados no Pelourinho – e Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande).
A Primavera de Museus é um evento idealizado pelo IBRAM que acontece anualmente, apresentando uma temática específica a ser abordada nas rodas de conversa, oficinas e atividades promovidas pelos espaços participantes. Neste ano a iniciativa discute o tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”, que pauta as relações entre os museus e as trocas de cultura com a sociedade, além de questões como sustentabilidade e fortalecimento comunitário. A 10ª Primavera de Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro.