Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Illy e Moreno Veloso se encontram no Mar da Bahia 

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Espetáculo reúne os dois artistas para interpretar canções de compositores baianos que têm o mar como tema 

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, a Caixa Cultural Salvador recebe o show “No Mar da Bahia”, com Illy e Moreno Veloso. Na apresentação, que começa às 20h na sexta e sábado, e às 19h no domingo, os artistas celebram a relação da música baiana com o mar em um repertório formado exclusivamente por canções de diferentes compositores baianos. 

Com direção artística assinada por J. Velloso, “No mar da Bahia” traz versões intimistas de canções de Gilberto Gil, Gerônimo Santana, Roque Ferreira, Jorge Portugal, Roberto Mendes, entre outros, incluindo – é claro – Dorival Caymmi. Acompanhados por Paulo Mutti na guitarra e violão e Ícaro Sá na percussão, Illy e Moreno prometem um mergulho nas águas calmas, límpidas e quentes da Bahia. 

“Reencontrar Moreno quase dez anos depois dele produzir meu primeiro disco num show como esses é pra encher meu peito de alegria”, comemora Illy. “Acredito que esse seja realmente um projeto com a magia, os encantos e a força que só o mar da nossa terra tem”, acrescenta. 

“O Mar da Bahia é o profundo de nós, baianos. É Kirimurê dos Tupinambás e de Todos os Santos. É o mar encantado de Caymmi, e este, que encantou a música brasileira, deu régua e compasso para outros artistas cantá-lo. Vamos ouvir e sentir este mar de muitas formas singulares neste show de Illy e Moreno, ambos do Recôncavo, filhos desse mar interno, mostrando que o coração da Bahia é essa casa salgada de Iemanjá”, afirma J. Velloso. 

SOBRE ILLY

Nascida e criada na Cidade Baixa, em Salvador, Illy canta desde a infância. Já puxou trio elétrico, liderou uma banda de samba e estreou no mercado fonográfico em 2016 com o EP “Enquanto você não chega”, que abriu alas para seu primeiro álbum de estúdio, “Voo longe”. Produzido por Kassin e Moreno, o disco foi aclamado pela crítica e figurou nas principais listas de melhores do ano, com um frescor pop tropical e raízes firmes na MPB. Seu segundo álbum, “Te adorando pelo avesso”, presta homenagem a Elis Regina e desconstrói o repertório de uma das maiores intérpretes da música brasileira. 

Em 2022, Illy lançou “O que me cabe”, disco com treze faixas que reúnem composições de nomes como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Chico César, Marina Sena e Ana Frango Elétrico. Além dos seus próprios trabalhos, Illy coleciona parcerias marcantes, como com Baco Exu do Blues e Arnaldo Antunes em “Devagarinho 2.0”, com Silva em “Nós dois aqui”, e com Duda Beat em “Só eu e você na pista”. Em sua fase mais recente, Illy se destaca com o projeto “Samba Djanira”, um show que resgata a força do samba com um olhar contemporâneo e feminino, e “Illy canta Belo”, um tributo especial ao repertório romântico de Belo, repleto de hits que marcaram gerações.

+ SOBRE ILLY

INSTAGRAM l YOUTUBE l SPOTIFY l APPLE MUSIC l DEEZER

SOBRE MORENO VELOSO

Moreno Veloso começou a cantar aos três anos e, aos nove, passou a estudar violão clássico. Estreou como compositor em 1982, com “Um Canto de Afoxé Para Bloco do Ilê”, incluída em “Cores, Nomes”, de Caetano. Ainda adolescente, tornou-se percussionista de ritmos latinos, excursionando com o pai e Gilberto Gil, e depois tocou violoncelo para Carlinhos Brown. No início dos anos 1990, embora frequentasse aulas de Física, dedicava-se cada vez mais à música e montou seu próprio estúdio de gravação, trabalhando com programas de TV e peças de teatro.

Ao lado de Alexandre Kassin e Domenico Lancellotti, Moreno participou de um projeto que combinava ritmos brasileiros e elementos eletrônicos, dando origem ao álbum experimental “Music Typewriter”, produzido por Andrés Levin. O disco foi seguido por “Lancellotti +2’s Sincerely Hot”, em 2003, e “Kassin +2’s Futurismo”, em 2007, completando a trilogia. Moreno também trabalhou com Caetano Veloso em turnês como “Ofertório” e no estúdio, produzindo três de seus discos. Em 2014 lançou “Coisa Boa”, seu segundo álbum, gravado em diferentes partes do mundo e com a participação de 30 músicos, entre eles Sá, Arto Lindsay, Melvin Gibbs, Daniel Johns, Rodrigo Bartolo, Rodrigo Amarante e Takako Minekawa.

+SOBRE MORENO VELOSO

INSTAGRAM l YOUTUBE l SPOTIFY l APPLE MUSIC 

SERVIÇO:

Show “No Mar da Bahia”, com Illy e Moreno Veloso

Datas: 02 a 04 de outubro de 2026

Horário: sexta e sábado, às 20h | domingo, às 19h

Bate-papo com os artistas no sábado, 03/10, após a sessão

Vendas: a partir de 29 de setembro, às 12h, pela Sympla

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada e clientes CAIXA)

Classificação: livre

Local: CAIXA Cultural Salvador – Unidade Carlos Gomes (nº 57, Centro)

Acessibilidade: sessão com intérprete de LIBRAS no dia 03 de outubro

Estacionamento: gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *