Iphan celebra 40 anos de Salvador como Patrimônio Mundial
Evento comemora o reconhecimento da capital baiana pela Unesco e anuncia novas diretrizes nacionais para preservação do patrimônio cultural
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, nesta segunda-feira (15/12), a cerimônia em comemoração aos 40 anos do reconhecimento de Salvador como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento será realizado no Receptivo da Conceição da Praia, na capital baiana, das 9h às 13h, e contará com a presença do presidente da autarquia, Leandro Grass e da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Durante a cerimônia, será lançada a norma que regulamenta as intervenções nos imóveis localizados no Centro Histórico e na Cidade Baixa, estabelecendo diretrizes de preservação e critérios para intervenções no conjunto urbano.
O evento também apresentará a Portaria nº 289/2025, de abrangência nacional, que regulamenta a autorização para intervenções em bens edificados tombados, valorados e em seus entornos. Além disso, será lançado o Manual de Orientações para Normas de Preservação de Bens Tombados em Contextos Urbanos, igualmente aplicável em todo o país.
Na ocasião, será anunciado ainda o Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de aproximadamente R$ 6,7 milhões, firmado entre o Iphan e o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça. O investimento viabilizará a finalização das obras de restauração da Igreja e Hospício da Boa Viagem, em Salvador (BA).
Serviço
40 Anos de Salvador como Patrimônio Mundial
Data: 15/12/2025
Local: Receptivo Conceição da Praia, Salvador (BA)
Horário: 9h às 13h.
