Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Julho de luta, saberes e ancestralidade no programa educativo da Casa das Histórias e Galeria Mercado

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura

Oficina, cineclube, rodas de conversa, visitas temáticas e contação de histórias integram a programação dedicada ao 2 de Julho e ao Julho das Pretas

A Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado realizam, ao longo do mês de julho, uma programação educativa especial dedicada a temas como a Independência da Bahia, saberes ancestrais e protagonismo de mulheres negras. As atividades reforçam o compromisso dos dois equipamentos com a valorização da memória, da diversidade e da formação cidadã por meio da cultura. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

A programação tem início no sábado (05/07), às 10h, na CHS, com a oficina “Heróis da Independência”, que convida o público a reconhecer personagens silenciados na história da luta pela Independência da Bahia, valorizando saberes plurais e identidades diversas, além de fomentar a imaginação e a mediação cultural.

Na quarta-feira (09/07), às 14h, a Galeria Mercado recebe a roda de conversa “O ofício das Baianas de Acarajé: Patrimônio e Saberes”, com a presença da presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (ABAM), Rita Santos e o antropólogo Vilson Caetano, discutindo o ofício da baiana de acarajé, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, como prática de resistência, tradição e empreendedorismo feminino negro.

Projeto Sòrò: Contando e Ouvindo Histórias retorna na quarta-feira (16/07), às 14h, na CHS, com a multiartista Jell Oliveira, que irá compartilhar com o público a lenda indígena de Kirimurê. A ação propõe uma experiência lúdica com narrativas originárias e a presença dos povos indígenas no território soteropolitano.

As visitas temáticas “Narrativas de Mulheres Negras em Salvador” acontecem em duas datas: quinta-feira (17/07) e quarta-feira (23/07), sempre às 10h e às 14h, nos dois equipamentos culturais. Neste mês, a ação conduz os visitantes a reflexões sobre o papel das mulheres negras na construção da cidade e de sua memória.

No sábado (19/07), às 14h, acontece a ação Janela de Libras, com o Coletivo Rua Sinalizada, que traz a história de Maria Felipa contada em Libras diretamente das janelas da Casa das Histórias. A proposta promove acessibilidade e visibilidade para as narrativas históricas por meio da linguagem visual.

Na sexta-feira (25/07), às 14h, a Galeria Mercado sedia o Sarau do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com participação da cantora e compositora Eloah Monteiro, em um encontro poético e musical para celebrar e afirmar o protagonismo das mulheres negras nas artes e na sociedade.

Fechando o mês, o cineclube, ação em parceria com o SalCine, será na quarta-feira (30/07), às 14h, no auditório Makota Valdina, com a exibição do documentário “Dois de Julho – Um Sonho de Liberdade”, seguida de roda de conversa com os artistas convidados Caboclo de Cobre e Rita Barbosa, destacando o audiovisual como ferramenta de preservação da memória e construção coletiva do saber.

Acessibilidade, Diversidade e Inclusão

As Visitas Acessibilidade, Diversidade e Inclusão seguem sendo oferecidas mediante agendamento nos dias 08, 15 e 22 de julho, voltadas para grupos neurodivergentes, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comunidade surda e demais públicos com necessidades específicas. Para participar desta atividade na Galeria Mercado (Clique aqui) e para a Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui).

*Projeto Sòrò

De origem yorubá,  a palavra Sòrò, na língua portuguesa, quer dizer “falar”. Dessa forma, o objetivo desta ação é a contação de histórias que, de forma lúdica, venham compartilhar conhecimentos, saberes e narrativas, bem como estimular a imaginação e o exercício da escuta. 

Equipamentos Culturais 

A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.

Confira a programação completa para o mês de julho:

Atividade: Oficina “Heróis da Independência”
Data: 05/07 – sábado
Horário: 10h
Público: Geral
Onde: 4º andar – Casa das Histórias de Salvador

Atividade: Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
Datas: 08, 15 e 22/07 – terças-feiras
Horário: Das 9h às 16h (mediante agendamento)
Público: Neurodivergente, TEA e outros
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Agendamento:
Galeria Mercado (Clique aqui

Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui)

Atividade: Roda de Conversa “O ofício das Baianas de Acarajé: Patrimônio e Saberes”
Data: 09/07 – quarta-feira
Horário: 14h
Público: Geral
Onde: Galeria Mercado

Atividade: Projeto Sòrò: Contando e Ouvindo Histórias – Histórias Indígenas
Data: 16/07 – quarta-feira
Horário: 14h às 15h
Público: Geral
Onde: 1º andar – Casa das Histórias de Salvador

Atividade: Visita Temática – “Narrativas de Mulheres Negras em Salvador”
Datas: 17/07 (quinta-feira) e 23/07 (quarta-feira)
Horários: 10h às 11h / 14h às 15h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Atividade: Janela de Libras – Contação de história em Libras: Maria Felipa
Data: 19/07 – sábado
Horário: 14h
Público: Geral
Onde: 1º andar – Casa das Histórias de Salvador

Atividade: Sarau – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Data: 25/07 – sexta-feira
Horário: 14h
Público: Geral
Onde: Galeria Mercado

Atividade: Cineclube – “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” + bate-papo
Data: 30/07 – quarta-feira
Horário: 14h
Público: Geral
Onde: Auditório – Casa das Histórias de Salvador

SERVIÇO

Atividades Educativas da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado

Acesso gratuito para as atividades nos dois equipamentos

Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla

Funcionamento: 

Casa das Histórias de Salvador: Terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 10h às 17h, e entrada sempre até às 16h

Galeria Mercado: Terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30, e aos domingos e feriados, acesso de 10h às 14h, com última entrada até às 13h30

Endereço:

Casa das Histórias de Salvador: Rua da Bélgica, 2 – Comércio

Galeria Mercado: (Subsolo do Mercado Modelo) – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *