Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Nabiyah Be apresenta primeiro álbum da carreira, “O QUE O SOL QUER”

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Em disco autoral, cantora explora a poesia e abraça a autodescoberta; composições falam sobre a coragem de viver

Com a força visceral de mostrar que a arte faz parte de sua história, Nabiyah Be apresenta o seu aguardado álbum de estreia O QUE O SOL QUER, no dia 06 de fevereiro, às 14h, em todas as plataformas digitais. Composto por 14 faixas autorais, com selo da ALÁ Comunicação, o  disco reflete sobre identidade, amor, medo e transformação, com um toque de poesia. A atriz, cantora e compositora celebra a coragem de viver em meio às dúvidas e dores, que atravessam sentimentos e histórias.

“O QUE O SOL QUER não foi intencionalmente um álbum conceito. Acabou sendo, talvez por me sentir acolhida pelas histórias, máscaras e fantasias – às vezes tão humanas – que a vida de atriz me traz. Os arquétipos estão por toda a parte, cabe a nós dar sentido á eles. Na tentativa de unificar as histórias de cada música, bebi de estudos teológicos sobre o sol – ele como força vital, como ancestral e como o Ego – e também da serpente – ela como símbolo de alquimia, transformação e poder. Apesar das grandes temáticas e uma narrativa um tanto épica, O QUE SOL QUER na verdade conta a minha história”, explica.

Com faixas em português e inglês, o disco conta com produção musical de Nabiyah Be, Marcelo de Lamare e produção adicional de C-AFROBRASIL. EVERYBODY, música que está presente no álbum, foi lançada pela primeira vez, em 2024, com clipe dirigido por Edvaldo Raw, assim como o single POÇO AZUL, dirigido pela atriz Leandra Leal. Ambas estão presentes no novo projeto da artista e voltaram a ganhar destaque no streaming, em janeiro deste ano, quando a cantora lançou o EP Live in Rio.

No EP, Nabiyah trouxe versões ao vivo de HEROPOÇO AZUL e EVERYBODY (assista o audiovisual aqui). As três músicas dão início a uma nova era da artista e representam uma metamorfose que se conclui com a chegada do álbum. “Sinto que ‘O QUE O SOL QUER’ é um projeto ousado para uma estreia, em termos de mercado. Não tenho garantias do como será recebido, mas sei que é do novo que o mundo precisa”, afirma.

A autodescoberta foi o fio condutor para Nabiyah Be dar início ao disco. Em Electric serpent, turn to the sun e Electric serpent, this is the ordeal, a cantora provoca questionamentos através da figura de uma serpente elétrica, transformando vulnerabilidade em força. Presente na estética do disco, a figura representa a cantora e as forças invisíveis que lhe concedem coragem, garra e bravura. Para Nabiyah, a serpente simboliza seu processo alquímico de desfazer-se, isto é, enfrentar a dor e renascer mais próxima de sua essência, em um movimento constante.

Já a faixa foco, que dá nome ao disco, tem uma estética sonora leve e fala sobre os desejos e liberdade do eu-lírico. AliceEducated Fool, I Will Betray YouBluebeardDoula, Number 17Caminhar Song Of Now são as músicas que completam o primeiro álbum de Nabiyah Be.

Faça o pré-save de “O QUE O SOL QUER”

Sobre Nabiyah Be:

Poesia, performance, dança e música formam Nabiyah Be: compositora, cantora, produtora musical e atriz. A artista brasileira e jamaicana é influenciada pela riqueza cultural do Brasil e das Américas, direcionando seu trabalho musical para uma fusão coesa de sua experiência internacional. Descrita pelo jornal The New York Times como dona de uma voz “hipnotizante”, foi a primeira mulher negra brasileira a vencer um dos mais importantes prêmios do teatro estadunidense, o Drama Desk Award.

Protagonizou o musical vencedor do Tony e do Grammy, Hadestown, e participou da minissérie ganhadora do Emmy, Daisy Jones & The Six, onde interpretou Simone Jackson, uma pioneira da música disco. Já no filme Pantera Negra, vencedor do Oscar, sua missão foi dar vida à vilã Linda. Em fevereiro de 2025, Nabiyah lança “O QUE O SOL QUER”, seu álbum de estreia. Um convite à própria história, a enxergar a beleza das perguntas nunca feitas e a força do amor que se encontra na queda, na busca e no retorno para casa.

Sinopse do álbum:

O primeiro álbum de Nabiyah Be é uma jornada de autodescoberta e cura ancestral. Inspirado pela figura da serpente elétrica, a obra reflete sobre identidade, amor, medo e transformação, celebrando a coragem de brilhar sem explicações, dialogando com espiritualidades diversas e ciclos alquímicos de morte e renascimento. A faixa foco dá nome ao disco e fala dos desejos do eu-lírico com um arranjo primoroso. É na leveza da estética sonora e na letra certeira que “O que o sol quer” nos finca na terra.

Ouça aqui: https://orcd.co/oqueosolquer?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZYbgxzrD8o5A667hply44tSdfvLGkkypMv4kkTR6oDNjYZuwsPVlq_4To_aem_CZ9xf-KVCBiheKTeGpsnXw 

Tracklist:

1.  Electric serpent, turn to the sun

2.  EVERYBODY

3.  O QUE O SOL QUER ( FAIXA FOCO)

4.  Electric serpent, this is the ordeal

5-  ALICE

6-  EDUCATED FOOL

7.  HERO

8.  I WILL BETRAY YOU

9.  BLUEBEARD

10. POÇO AZUL

11. DOULA

12. NUMBER 17

13. CAMINHAR

14. SONG OF NOW

+ SOBRE NABIYAH BE:

INSTAGRAM TIKTOK X l YOUTUBE SPOTIFY l AMAZON MUSIC

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *