Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Não Quero Frustrar os Black Blocs, Mas Vai Ter Copa por Bemvindo Sequeira

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
BemvindoSequeira2

O ano era 1970. O Ditador Presidente era o  Emílio Garrastazu Médici, responsável por um dos mais sangrentos e repressores governos que o Brasil já teve.

Era o ano da Copa do Mundo. Todos nós, jovens idealistas e patriotas que éramos contra a Ditadura torcíamos para que o Brasil não ganhasse a Copa. Não queríamos a Copa.

futebol desviaria os olhos do povo para os problemas do Brasil. A Ditadura usaria o futebol para continuar matando, reprimindo, censurando, torturando…

Não tínhamos noção da bobagem do nosso pensamento. Um pensamento alienado da realidade. Porque o povão não tava nem aí pra nossa “ideologia”, pra nossa “lógica” política que por ser de extrema esquerda
acabava semelhante ao outro extremo: o Fascismo.

O povão queria mesmo era futebol, e ele, o povo, sabia que uma coisa não tinha nada a ver com a outra.

Ficamos gritando sozinhos. Uma minoria de gatos pingados, ínfimo segmento originário da  classe média brasileira, e em tempo de apanhar na rua se gritássemos contra a Copa ou a Seleção.

O povo continuou vendo a Copa, torcendo pelo Brasil como bons patriotas, e nós continuamos sendo  presos , torturados, espancados e o pior: nem curtimos a Copa de 70. O Tri Campeonato da Seleção.

Foram precisos 14 anos depois para que a Ditadura desabasse. Mas  o futebol continuou por estes 14 anos e até hoje continua empolgando as massas acima de qualquer divergência política.

Essa coisa de “Não vai ter Copa” é equivocada. Porque vai ter Copa sim. Foi decidido em organismos internacionais e a Economia é quem manda. Aprendemos isso em 1970.

Quem decide a Copa é o COB, a CBD, a FIFA…etc. etc..

Quem decide Saúde , Educação etc. é o Congresso Nacional e o Executivo.

Duas alçadas completamente distintas.

A lógica certa dos protestos deveria ser:”Queremos Copa sim, mas queremos também saúde, segurança e educação.”

E precisam mesmo, pois quem sai quebrando patrimônio público , inclusive pondo fogo em carro de trabalhador humilde precisa mesmo de muita educação.

fusca Não Quero Frustrar os Black Blocs, Mas Vai Ter Copa

Copa a gente sabe que vai ter, não sabemos é se vai ter fusca.

Bemvindo Sequeira é ator, autor, produtor e diretor de teatro, cinema e televisão. Nascido em Carangola, MG e Cidadão de Salvador – Bahia. Desde 2005,é contratado da Rede Record. Contato: bemvindo@r7.com

Artigo publicado originalmente em http://entretenimento.r7.com/blogs/bemvindo-sequeira/2014/01/27/nao-quero-frustrar-os-black-blocs-mas-vai-ter-copa/

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *