Salvador, 17 de August de 2022
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Ed Ribeiro e Daniel Marx recebem personalidades e imprensa em lançamento de biografia, em São Paulo
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 17 de Março de 2022 19:51

Ed_Ribeiro_LancamentoCom sucesso e em grande estilo, aconteceu no último sábado, 12, o lançamento do livro ‘Ed Ribeiro O Maior Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, na Odisseia Casa de Cultura - Alameda Min. Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César, São Paulo - SP.

O evento de lançamento da obra, que homenageia e apresenta a trajetória e premiações do artista plástico baiano, reconhecido nacional e internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, contou com presença de jornalistasartistas plásticoscuradoresmúsicosescritores, além de admiradores do trabalho de Ed Ribeiro e do autor do livro, o escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx.

No evento, entre bate-papos e dedicatórias o público pôde conferir de perto a edição de luxo que apresenta a arte do Mestre Contemporâneo e conta a história sobre o surgimento da técnica de Derramamento de Tinta - criada pelo artista baiano, que possui entre as suas conquistas, mostras na Europa – com exposição no Museu do Louvre o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico, em Paris, Oslo, Suíça, entre outros países.

Para Daniel Marx, o autor do livro, Ed Ribeiro é um nome importante e necessário no cenário nacional e internacional no mundo das artes plásticas e afirma que assim como Di CavalcantiTarsila do AmaralVicente do RegoCarybé e tantos outros nomes que se destacaram e fizeram a diferença nas telas, o artista baiano eternizou seu nome na cultura e na arte do mundo.

“Por este motivo, o lançamento desta obra de arte trouxe uma sensação de dever cumprido, por poder contribuir com a história da literatura e arte no Brasil. Por saber que as próximas gerações poderão ter a oportunidade de ter em suas mãos a vida e a carreira de um artista tão importante no cenário nacional e internacional eternizada nesta obra literária, como Ed Ribeiro”, finaliza Daniel.

 

SOBRE O ARTISTA 

O artista que é natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tintaespeculada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.

Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra.

Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.

Outro destaque presente no trabalho do artista baiano é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas o artista visa passar sua essência e espiritualidade e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo alheio à cultura e religião do outro.

Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.368Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.242Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.206Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.053Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.209Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.054Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?