Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Série Ideias lança o livro “Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano” em live com a presença do pensador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 12 de Abril de 2022 00:27

Edgar_Morin_2021As Edições Sesc lançam, no dia 14 de abril, às 15h, o livro Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano, sobre a obra do pensador francês Edgar Morin. Organizado por Alfredo Pena-Veja, Elimar Pinheiro do Nascimento e Maurício Amazonas, o lançamento acontece pela série Ideias, organizada e promovida pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

 

Com participação do pensador francês Edgar Morin, o lançamento é virtual, com transmissão pelo Youtube do Sesc SP, com as presenças do diretor regional do Sesc SP Danilo Santos de Miranda, da jornalista Heloisa Pisani, do professor Edgard de Assis Carvalho, do sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento, do pesquisador Alfredo Pena-Vega, do professor Maurício de Carvalho Amazonas, da professora Teresa Salinas Gamero, da ambientalista e política brasileira Marina Silva, e do psicólogo Luís Carrizo.

O livro está dividido em três partes. Tem apresentação intitulada Morin, o filósofo da complexidade, assinada pelos organizadores da obra; depois vem a primeira parte Memórias, com textos de Danilo Santos de Miranda, Luis Carrizo, Edgard de Assis Carvalho, Cristovam Buarque, Marina Silva e Vanessa Maria de Castro.

Já na segunda parte, são as Notas sobre Morin na América Latina, com textos de Enrique Luengo González, Rubén Fontalvo, Teresa Salinas e Alfredo Pena-Veja. A terceira parte é dedicada a Ensaios e análises críticas, com textos de Guillermo Díaz Muñoz, Alessandra Bortoni Ninis, Osvaldo Luiz Ribeiro, Juan Moreno Lobón, José Eli da Veiga, Paula Stroh, Carlos Eduardo Maldonado, Jaime Retamal S., Daniele Saheb Pedroso e Michelle Jordão Machado, Celso José Martinazzo e Sinidei Pithan da Silva, e, por fim, Jolemia Cristina Nascimento das Chagas.

“De tal modo sentimo-nos implicados por sua figura que tendemos a ver as coisas do mundo sob um prisma “moriniano”. Isso acontece por alguns motivos: por sua capacidade de abordar a realidade sem simplificá-la ou encaixá-la em esquemas prévios; pela coragem contagiante que oferece um modelo ético, ajudando-nos a nutrir nossas decisões; e pelo comprometimento com uma ideia alargada de educação, que acaba por se confundir com a própria trajetória de vida de cada um: aprendemos enquanto vivemos”, afirma o diretor regional do Sesc SP, Danilo de Santos Miranda.

Miranda, em seu texto, relembra momentos em que estiveram juntos e faz uma analogia de sua filosofia com o pensamento que ancora todo o trabalho feito pelo Sesc SP. Em suas palavras: “Nas diversas ocasiões em que recebemos Edgar Morin, tivemos a oportunidade de caminhar detidamente por essa multiplicidade de pessoas, manifestações e conhecimentos que constrói o dia a dia do Sesc. E ouvimos dele a mesma impressão de confluência, como se seu pensamento – severamente crítico à excessiva disciplinarização das faculdades humanas – encontrasse na ação do Sesc um equivalente, que se exprimia num inusitado caleidoscópio não só de imagens, mas também de cheiros, sons, sabores, memórias e (por que não?) possibilidades de futuros”, afirma.

Segundo Maria Cândida Moraes, doutora em educação pela PUC-SP e professora aposentada da Universidade Católica de Brasília, no texto de orelha da obra, afirma que “construído por vários e renomados autores, amigos fraternos, discípulos e admiradores da obra centenária desse grande mestre, Edgar Morin, homem de muitos séculos revela alguns aspectos particulares da presença desse peregrino planetário na América Latina, onde plantou inúmeras sementes que se espalharam por todos os continentes, polinizando novas mentes e transformando os corações de todos aqueles e aquelas que lutam, de forma persistente e consistente, em prol de uma educação transformadora do pensamento e da ação humana associada a uma nova ética planetária e na redenção do amor, como um farol que ilumina a ética da fraternidade, da compaixão e do perdão. Isto é, uma ética que não se impõe como visão maniqueísta do mundo, mas como consciência moral e espiritual cada vez mais esclarecida e evoluída, inspirada por uma fé e por uma mística iluminadoras”.

Ficha Técnica:

Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano

Org.: Elimar Pinheiro do Nascimento; Maurício Amazonas; Alfredo Pena-Vega
Edições Sesc São Paulo, 2021

Número de páginas: 360

ISBN: 978-65-86111-65-1

Preço de capa: R$ 73,00

SOBRE EDGAR MORIN

Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, nasceu em Paris, em 8 de julho de 1921. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) é formado em direito, geografia e história, e realizou estudos de filosofia, sociologia e epistemologia. Um dos intelectuais mais destacados do século XX, é o principal pensador da teoria do pensamento complexo, uma visão em que os saberes devem ser multidisciplinares e interligados, em contraponto aos saberes e ciências compartimentados. Durante a II Guerra Mundial, Morin participou da Resistência Francesa e fez parte do Partido Comunista, do qual se desligou em 1951, por suas posições antistalinistas. Em 1960, fundou, na EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales), o CECMAS (Centro de Estudos de Comunicação de Massa) com Georges Friedmann e Roland Barthes, com a intenção de estudar o tema sob uma abordagem transdisciplinar. É autor de mais de trinta livros, dentre eles O método (6 volumes sobre a teoria do pensamento complexo escritos ao longo de quase três décadas), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência, Os sete saberes necessários para a educação do futuro e, publicados pelas Edições

SITE DO SESC DIGITAL DEDICADO À EDGARD MORIN APRESENTA A ÍNTEGRA DO LIVRO

O site edgarmorin.sescsp.org.br traz o rico itinerário de vida do pensador francês ao longo do século XX, sistematizado cronologicamente, destacando os momentos mais marcantes em formato de história em quadrinhos, com o objetivo de divulgar a obra também para as novas gerações. O site também apresenta a bibliografia completa do filósofo francês. Edgar Morin, home de muitos séculos está disponível nesta plataforma para download gratuito.

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

Serviço

Lançamento do livro Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano

Dia 14 de abril, quinta-feira, 15h

Com Edgar Morin, Danilo Santos de Miranda, Alfredo Pena-Vega, Elimar Pinheiro do Nascimento, Maurício Amazonas, Marina Silva, entre outros. Esta atividade integra a programação do Sesc Ideias.

Assista em youtube.com/sescsp

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 12 de Abril de 2022 06:44
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-134Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-039Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-035Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-168Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-249Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-363Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0777Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1218Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1256Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1536Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?