Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Power Trio Trinca de Paz lança primeiro EP homônimo dia 30 de maio
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 18 de Maio de 2022 00:01

Elinas_Lucas_e_SauloA oralidade, o escutar e o compartilhar das histórias. Tempo, que não é dia, é lua de erê, é Nkisi que gira Tempo. Nkisi que trouxe a calmaria de Oxalá, a justiça de Obá Aganju/Xangô, a força que brota da terra de Obaluaê, a cura das águas de Iemanjá, a “Flecha Certeira” de Oxossi e o provérbio que critica o Homem.

 

Provérbio, aliás, é o título da composição que juntou há quatro anos Elinas, Lucas Diniz e Saulo Viana - o power trio afrobrasileiro Trinca de Paz. Banda que com o patrocínio da Bahiagás lança no próximo dia 30 de maio o seu primeiro EP, de título homônimo e composto por 05 músicas autorais - Obá Aganju, Flecha Certeira, MarANil, Nã Ndanda (Afrodengo) e Xaxará - música que surge numa parceria com a escritora brasileira Martha Galrão. O álbum estará disponível nas plataformas digitais de música (Deezer, Spotify, Amazon Music e Youtube), pela distribuidora CDBABY. 

O trio busca trazer uma estética sonora mais orgânica em relação à alta produção eletrônica atual. Em sua formação clássica de Power Trio - Guitarra e efeitos, Baixo e Bateria/Percussão e vocais, a Trinca também não deixa de flertar musicalmente com os elementos de Trap, Rap, Pagotrap além das ambientações sonoras construídas pelo grupo ao vivo. 

Nação Zumbi, Jimi Hendrix, Tincoãs, Richard Bona, Márcio Victor, Moacir Santos, Planet Hemp, Letieres Leite, Sepultura, NOTORIOUS B.I.G, Racionais Mcs, João Bosco e Milton Nascimento são algumas das influências musicais para a construção desse disco, que conta com as participações especiais da cantora Irma Ferreira - na canção MarANil - e do poeta Pareta Calderasch, na música Nã Ndanda (Afrodengo). 

Trinca de Paz é um grupo formado em Salvador no ano de 2018, reunindo 3 músicos de trajetórias diversas na cena soteropolitana: Lucas Diniz, Saulo Viana e Elinas. A banda propõe através de suas composições, uma reflexão sobre os aspectos da ancestralidade na contemporaneidade, na perspectiva da diáspora africana nas américas e dos povos originários no Brasil. 

Com influências das manifestações musicais de África, do Toré, do Rock’n Roll, do movimento Hip Hop e de Manifestações Populares Brasileiras, o grupo busca se lançar no cenário musical após um longo período de investigação - 4 anos - de estudo e criação, no que tange às músicas em desenvolvimento e o fortalecimento de um conceito que abarque as afinidades estéticas, políticas e musicais dos integrantes. 

Álbum

O EP “Trinca de Paz” é o primeiro disco do grupo e tem como mote a essência de cada integrante - dores, potencialidades e beleza do povo preto, crenças, expressões políticas, atravessamentos acerca da ancestralidade africana e brasileira -, com canções autorais e impregnadas com ritmos musicais que trilham suas histórias até o encontro em 2019, para produção melódica do primeiro single do trio - Provérbio, que já está disponível em todas as plataformas de música. 

"Todas as canções são assinadas por nós três. As composições contam histórias individuais de cada um, sendo pessoas negras em diáspora, em seus tons de pele, em suas vivências, ancestralidade e religiosidade. Algumas contam nossas histórias de relação com algum Orixá; ou mesmo uma história pessoal que é compartilhada e tem diversos atravessamentos; ou mesmo uma composição individual que já existia e que foi transportada para esse universo da Trinca", conta Elinas. 

O baterista e vocalista Saulo Viana reforça que o EP traz um discurso levante "de que a luta ainda não terminou. De que estamos em processo histórico de uma transição significativa de narrativas, em que retomar a centralidade das frequências estéticas melanizadas em nosso cotidiano é um fator importantíssimo neste processo, em toda a nossa potencialidade enquanto povo negro em diáspora no Brasil". 

Caminhos

A gravação das escrevivências musicalizadas do Trinca de Paz torna-se possível graças ao apoio financeiro da Bahiagás, antecipando um processo que poderia ocorrer mais a frente. Esse aporte marca um momento histórico do grupo, que é a gravação do primeiro disco, que segundo Saulo “ ocorreria em outro tempo, pois não poderíamos nos dedicar da mesma forma se não tivéssemos uma verba durante esse período. O artista muitas vezes só precisa de tempo e verba para que ele possa colocar as ideias dele de forma criativa e tranquila em prática", ressalta Viana, ao acrescentar que o patrocínio veio acompanhado de liberdade criativa, sem censura, "não interferiram em nada" 

Vale pontuar que todo o processo criativo e de produção do EP foi feito pelos três músicos, desde a escrita das músicas, melodias, gravação, mixagem, diálogo direto com a identidade visual e equipe de comunicação. Saulo Viana conta que “foi importante participarmos em várias áreas do projeto, o que nos deu a possibilidade de experimentar uma autonomia artística.” "Essa imersão foi importante para que construíssemos um método de trabalho. Hoje conseguimos compreender como é nosso processo criativo e qual o tipo de música queremos apresentar ao público. Uma sonoridade e textura de um disco mais orgânico, próximo com o que acontece no ao vivo", realça o baixista Lucas Diniz, responsável pela mixagem do disco.

 

Show

Além do lançamento do álbum intitulado, o power trio Trinca de Paz apresenta gratuitamente em junho - nas datas 04, 11 e 18, sempre às 19h - três shows no Galpão Wilson Mello, no Forte do Barbalho, com um repertório dançante, contemplativo e potente que traz Provérbio, mais as cinco canções do disco, além das músicas Ronco da Cuíca, de João Bosco e Promessas do Sol, de Milton Nascimento. Compõem ainda o set, outras canções autorais como Sede e Sanza Sanzala, parceria de Elinas com o músico guineense Ramiro Naka. 

A direção cênica e artística das apresentações é de Fernanda Paquelet, encenadora que faz parte da trajetória da banda. O figurino do show, o mesmo que compõe a capa do disco, tem assinatura de Madalena Bispo, estilista da grife de roupas afro referenciadas Negrif. Um figurino afrofuturista, que dialoga com as histórias e trajetórias musicais do power trio, trazendo o branco como cor primária, "por conta da ligação com a religião afro-brasileira Candomblé".  No mesmo dia do primeiro show, 04 de junho, a banda lança dois lyric vídeos das canções Obá Aganju e Flecha Certeira. 

Serviço

O quê - Trinca de Paz, lançamento de EP

Quando - 30 de maio

Onde - disponível nas plataformas digitais de música (Deezer, Spotify, Amazon Music e Youtube), pela distribuidora CDBABY.

 

O quê - show Trinca de Paz

Quando - 04, 11 e 18 de junho, às 19h

Onde - Galpão Wilson Mello, Forte do Barbalho

Ingressos - Gratuito

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-126Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-024Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-053Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-167Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-289Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-347Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0791Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1168Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1383Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1636Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?