O Tibete não é tudo isso. Por Slavoj Zizek
E se aqueles que se preocupam com a falta de democracia na China estiverem na realidade preocupados com o desenvolvimento acelerado do país?
PROTESTOS ANTI-CHINA POR COMETER ATOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MONGES NÃO LEVAM
EM CONTA QUE PEQUIM AJUDOU A TIRAR TERRITÓRIO DA MISÉRIA E DA CORRUPÇÃO APÓS A
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
As notícias publicadas em toda a mídia nos impõem uma imagem determinada que
é mais ou menos como segue. A República Popular da China, que, nos idos de 1949,
ocupou ilegalmente o Tibete, durante décadas promoveu a destruição brutal e
sistemática não apenas da religião tibetana, mas também da própria identidade
dos tibetanos como povo livre. Os protestos recentes do povo tibetano contra a
ocupação chinesa foram novamente sufocados com força policial e militar bruta.
Como a China está organizando os Jogos Olímpicos de 2008, é dever de todos
nós que amamos a democracia e a liberdade pressionarmos a China para devolver
aos tibetanos aquilo que ela lhes roubou; não se pode permitir que um país que
possui um histórico tão deficiente em matéria de direitos humanos passe uma mão
de cal sobre sua imagem com a ajuda do nobre espetáculo olímpico.
O que
farão nossos governos? Vão ceder ao pragmatismo econômico, como de costume, ou
encontrarão a força necessária para colocar nossos mais elevados valores éticos
e políticos acima dos interesses econômicos de curto prazo?
Embora a
atividade chinesa no Tibete sem dúvida tenha incluído muitos atos de destruição
e terror assassino, existem muitos aspectos dela que destoam dessa imagem
simplista de "mocinhos versus vilões".
Enumero, a seguir, nove pontos a
serem mantidos em mente por qualquer pessoa que faça um julgamento sobre os
fatos recentes no Tibete.
Poder protetor
1) Não é fato que até
1949 o Tibete era um país independente, que então foi repentinamente ocupado
pela China. A história das relações entre eles é longa e complexa, e em muitos
momentos a China exerceu o papel de poder protetor. O próprio termo "dalai-lama"
é testemunho dessa interação: reúne o "dalai" (oceano) mongol e o "bla-ma"
tibetano.
2) Antes de 1949, o Tibete não era nenhum Xangri-Lá, mas um país
dotado de feudalismo extremamente rígido, miséria (a expectativa média de vida
pouco passava dos 30 anos), corrupção endêmica e guerras civis (sendo que a
última, entre duas facções monásticas, ocorreu em 1948, quando o Exército
Vermelho já batia às portas do país).
Por temer a insatisfação social e a
desintegração, a elite governante proibia o desenvolvimento de qualquer tipo de
indústria, de modo que cada pedaço de metal usado tinha que ser importado da
Índia.
Mas isso não impedia a elite de enviar seus filhos para estudar em
escolas britânicas na Índia e transferir seus ativos financeiros a bancos
britânicos, também na Índia.
3) A Revolução Cultural que devastou os
mosteiros tibetanos na década de 1960 não foi simplesmente "importada" dos
chineses: na época da Revolução Cultural, menos de cem guardas vermelhos foram
ao Tibete, de modo que as turbas de jovens que queimaram mosteiros foram
compostas quase exclusivamente de tibetanos.
4) No início dos anos 1950,
começou um longo, sistemático e substancial envolvimento da CIA na incitação de
distúrbios anti-China no Tibete, de modo que o receio chinês de tentativas
externas de desestabilizar o Tibete não era, de modo algum, "irracional".
5)
Como demonstram as imagens veiculadas pela TV, o que está acontecendo agora nas
regiões tibetanas já não é mais um protesto "espiritual" pacífico de monges
(como o que aconteceu em Mianmar um ano atrás), mas (também) bandos de pessoas
matando imigrantes chineses comuns e incendiando suas lojas. Logo, devemos
avaliar os protestos tibetanos segundo os mesmos critérios com os quais julgamos
outras manifestações violentas: se tibetanos podem atacar imigrantes chineses em
seu próprio país, por que os palestinos não podem fazer o mesmo com colonos
israelenses na Cisjordânia?
6) É fato que a China fez grandes investimentos
no desenvolvimento econômico do Tibete e em sua infra-estrutura, educação, saúde
etc. Para explicar em termos simples: apesar de toda a opressão inegável, nunca,
em toda sua história, os tibetanos medianos desfrutaram de um padrão de vida
comparável ao que têm hoje.
7) Nos últimos anos, a China vem mudando sua
estratégia no Tibete: a religião despida de política hoje é tolerada e mesmo
apoiada. Mais do que na pura e simples coação militar.
Em suma, o que
escondem as imagens veiculadas pela mídia de soldados e policiais chineses
brutais espalhando o terror entre monges budistas é a muito mais eficaz
transformação socioeconômica em estilo americano: dentro de uma ou duas décadas,
os tibetanos estarão reduzidos à situação dos indígenas americanos nos EUA.
Parece que os comunistas chineses finalmente entenderam a lição: de que vale
o poder opressor de polícias secretas, campos e guardas vermelhos destruindo
monumentos antigos, comparado ao poder do capitalismo sem freios, quando se
trata de enfraquecer todas as relações sociais tradicionais?
Ideologia "new age"
8) Uma das principais razões por que
tantas pessoas no Ocidente tomam parte nos protestos contra a China é de
natureza ideológica: o budismo tibetano, habilmente propagado pelo dalai-lama, é
um dos pontos de referência da espiritualidade hedonista "new age", que está
rapidamente se convertendo na forma predominante de ideologia nos dias atuais.
Nosso fascínio pelo Tibete o converte numa entidade mítica sobre a qual
projetamos nossos sonhos. Assim, quando as pessoas lamentam a perda do autêntico
modo de vida tibetano, não estão, na verdade, preocupadas com os tibetanos
reais.
O que querem dos tibetanos é que sejam autenticamente espirituais por
nós, em lugar de nós mesmos o sermos, para continuarmos a jogar nosso desvairado
jogo consumista.
O filósofo francês Gilles Deleuze [1925-75] escreveu: "Se
você está preso no sonho de outro, está perdido". Os manifestantes que protestam
contra a China estão certos quando contestam o lema olímpico de Pequim, "Um
mundo, um sonho", propondo em lugar disso "um mundo, muitos sonhos".
Mas
eles devem tomar consciência de que estão prendendo os tibetanos em seu próprio
sonho, que é apenas um entre muitos outros.
9) Para concluir, a dimensão
realmente nefasta do que vem acontecendo hoje na China está em outra parte.
Diante da atual explosão do capitalismo na China, os analistas freqüentemente
indagam quando vai se impor a democracia política, o acompanhamento político
"natural" do capitalismo.
Essa questão com freqüência assume a forma de
outra pergunta: até que ponto o desenvolvimento chinês teria sido mais rápido se
fosse acompanhado de democracia política? Mas será que isso é verdade?
Numa
entrevista há cerca de dois anos, [o sociólogo] Ralf Dahrendorf vinculou a
crescente desconfiança com que a democracia vem sendo vista nos países
pós-comunistas do Leste Europeu ao fato de que, após cada mudança
revolucionária, a estrada que conduz à nova prosperidade passa por um "vale de
lágrimas".
Ou seja, após o colapso do socialismo não se pode passar
diretamente para a abundância de uma economia de mercado bem-sucedida: o sistema
socialista limitado, porém real, de bem-estar e segurança precisou ser
desmontado, e esses primeiros passos são necessariamente dolorosos.
Vale de lágrimas
O mesmo se aplica à Europa Ocidental, onde a
passagem do Estado de Bem-Estar Social para a nova economia global envolve
renúncias dolorosas, menos segurança e menos atendimento social garantido.
Para Dahrendorf, o problema é resumido pelo fato de que essa dolorosa
passagem pelo "vale de lágrimas" dura mais tempo que o período médio entre
eleições (democráticas), de modo que é grande a tentação de adiar as
transformações difíceis, optando por ganhos eleitorais de curto prazo. Não
surpreende que os países mais bem-sucedidos do Terceiro Mundo, em termos
econômicos (Taiwan, Coréia do Sul, Chile), tenham adotado a democracia plena só
após um período de governo autoritário.
Esse raciocínio não seria o melhor
argumento em defesa do caminho chinês em direção ao capitalismo, em oposição à
via seguida pela Rússia? Seguindo o caminho percorrido pelo Chile e a Coréia do
Sul, os chineses usaram o poder irrestrito do Estado autoritário para controlar
os custos sociais da passagem para o capitalismo, desse modo evitando o caos.
Em suma, uma combinação esdrúxula de capitalismo e governo comunista, longe
de ser uma anomalia ridícula, mostrou ser uma bênção (nem sequer) disfarçada: a
China se desenvolveu na velocidade em que o fez não apesar do governo comunista
autoritário, mas devido a ele.
E se aqueles que se preocupam com a falta de
democracia na China estiverem na realidade preocupados com o desenvolvimento
acelerado da China, que faz dela a próxima superpotência global, ameaçando a
primazia do Ocidente?
Há mesmo um outro paradoxo em ação aqui: e se a
prometida segunda etapa democrática que vem após o vale de lágrimas autoritário
nunca chegar?
É isso, possivelmente, que é tão perturbador na China de hoje:
a idéia de que seu capitalismo autoritário talvez não seja apenas um resquício
de nosso passado, a repetição do processo de acúmulo capitalista que se
desenrolou na Europa entre os séculos 16 e 18, mas sim um sinal do futuro.
E
se "a combinação agressiva entre o chicote asiático e o mercado acionário
europeu" se mostrar economicamente mais eficiente que nosso capitalismo liberal?
E se ela assinalar que a democracia, tal como a conhecemos, não é mais condição
e motor do desenvolvimento econômico, e sim um obstáculo a ele?
SLAVOJ ZIZEK é filósofo esloveno e autor de "Um Mapa da Ideologia"
(Contraponto). Ele escreve na seção "Autores", do Mais! . Tradução de Clara
Allain .
Publicado originalmente na Folha de São Paulo de
13.04.08