Pau no Lula. Por Alex Silnik
Estão descendo a lenha no Lula porque ele disse que não vai votar hoje em São Bernardo por não ser obrigatório votar para quem tem mais de 70 anos, como ele.
Elio Gaspari, na Folha, disse que ele bancou o menino que levou a bola do jogo para casa: se eu não vou jogar ninguém joga, aludindo à situação do segundo turno no berço dele e do PT em que disputam dois candidatos não petistas e, ainda por cima, ambos do bloco adversário.
A reação mais ácida foi do Jorge Bastos Moreno, na Globo News. Foi engraçado e paradoxal porque, a certa altura, ele defendeu eleitores que prometiam votar em branco ou nulo porque “cada um é livre para votar como quer” e tirou um sarro do PSOL, que lutava contra o voto nulo no Rio, onde disputa o segundo turno e a favor dele onde não tinha candidato no segundo turno. No entanto, ao ser informado que Lula não compareceria para votar em São Bernardo, Moreno subiu nas tamancas. Chegou a dizer que, se não vota, Lula perdeu todas as condições de ser votado em qualquer eleição de hoje em diante.
Ou seja, Moreno não deu ao ex-presidente o mesmo tratamento que aos demais eleitores, o de livre escolha entre votar ou não votar.
Pau no Lula.
Artigo publicado originalmente em http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/263003/Pau-no-Lula.htm