Novo momento para empreendedores negros e indígenas da Bahia: SEPROMI lança Escola Virtual do Empreendedorismo Negro e nova Loja Afrocolab, dia 31 de março
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais – SEPROMI lança uma Escola Virtual do Empreendedorismo Negro e inaugura nova Loja Afrocolab, no Shopping Paralela, na próxima segunda-feira, 31 de março. Ao reunir 50 empreendedores negros e indígenas, a loja colaborativa estará disponível para o acesso do público desde a abertura do Shopping pela manhã, e a tarde será a vez do lançamento do espaço de aprendizagem, marcado para às 13h30, no auditório da Faculdade Unime, ambos no Piso L2.
Em parceria com a Aliança Empreendedora, 100% online, acessível e com certificação, os cursos inauguram mais uma iniciativa da Secretaria que visa o crescimento sustentável dos projetos de negros(as) e indígenas que comandam seus negócios. As formações promovem inclusão e liberdade financeira por meio de aulas com temas como organização financeira, marketing digital, formalização do MEI, como definir o preço e vender produtos pela internet, entre outros. As inscrições podem ser realizadas a partir da segunda(31), após o lançamento, através do Site da SEPROMI.
Colaborando com a promoção da igualdade racial, a nova unidade da Loja AFROCOLAB chega ao Shopping Paralela após o edital de chamamento público à empreendedores negros e indígenas interessados em participar do espaço coletivo, no último dia 19 de março. Os soteropolitanos(as) poderão comprar itens de moda, acessórios, decoração, artesanato e cosméticos autênticos e de marcas locais, na loja colaborativa que já esteve presente em outros shoppings de Salvador.
As lojas facilitam a criação de redes de contato entre empreendedores, potencializando colaborações e trocas de experiências, além de contar com formação, capacitação, workshops, eventos e serviços que impulsionam a inclusão econômica das populações negras e indígenas. Criada com o propósito de fomentar o empreendedorismo negro e promover a visibilidade e valorização de produtos autorais desenvolvidos por esses empreendedores, os espaços estimulam o combate ao racismo com a proposta que movimenta o consumo dos produtos dos segmentos.
“Precisamos criar um ecossistema de apoio a todas as lideranças negras e indígenas de negócios que precisam de espaço e de formação técnica para aperfeiçoar e visibilizar seus trabalhos. Ambas as ações objetivam a expansão das políticas públicas de fomento ao empreendedorismo negro e indígena no Estado, mas sobretudo subsidiar as economias criativas presentes e nascidas pelas mãos destas populações tão invisibilizadas, mas construtoras e geradoras da economia da Bahia” destaca a Secretária da SEPROMI Ângela Guimarães.
“O empreendedorismo negro enfrenta muitos desafios, e mesmo assim movimenta as estruturas desta sociedade, portanto, precisamos subverter as desigualdades que atravessam a população negra que empreende, e a expansão de políticas públicas é fundamental nesse processo”, completa Tamires Santos, Coordenadora do Empreendedorismo Negro da SEPROMI.
SERVIÇO
O QUÊ? Lançamento da Escola Virtual do Empreendedorismo Negro e Inauguração da Loja Afrocolab – Shopping Paralela
QUANDO? 31 de março de 2025 – Segunda-feira, 13h30
ONDE? Auditório da Unime – Shopping Paralela, Piso L2 – Avenida Luís Viana Filho, Salvador – BA