Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Sobre ser uma negra com privilégios. Por Stephanie Ribeiro

7 - 9 minutos de leituraModo Leitura
Stephanie_Ribeiro

“Na periferia, sei que sou negra como eles, mas não tive as mesmas vivências. Quando estou em ambientes brancos de classe média me sinto um nada, pois sou negra”

Em 2015, o Tulio, meu parceiro, escreveu o artigo “Você é racista – só não sabe disso ainda”com um ponto que causou muito desconforto nas minhas redes sociais quando compartilhei. Ele dizia exatamente isso: “Ter privilégios significa usufruir de oportunidades e escolhas sem ter que pensar sobre isso, como ligar a torneira de casa para ter água. Decisões que parecem banais, mas não são, por causa da existência de um conjunto de indivíduos da mesma sociedade que não têm as mesmas oportunidades”.

A palavra privilégio incomoda. É perceptível, quando alguém se vê diante dos seus privilégios, que a pessoa tende a ficar na defensiva. Contudo, a palavra não incomoda mais do que o fato de estarmos numa sociedade extremamente desigual em que ter privilégio é também visto como banal.

Artigo publicado originalmente emhttp://revistatrip.uol.com.br/tpm/stephanie-ribeiro-sobre-ser-uma-negra-com-privilegios

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *