Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Subúrbio terá festa para Yemanjá no dia 2 de fevereiro

2 minutos de leituraModo Leitura

Iniciativa tem apoio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 e valoriza a cultura e identidade locais

Distante dos holofotes, a praia de Tubarão 2 será palco de uma festa para a rainha das águas, Yemanjá, no próximo dia 2 de fevereiro. É o segundo ano consecutivo que a Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio (RREMAS) realiza o evento agregando diversos terreiros de candomblé e umbanda de Salvador, especialmente da região ferroviária, para o culto à orixá.

A concentração será a partir das 15h, em Tubarão 2, no bairro de Paripe, subúrbio da capital baiana. O presente para Yemanjá sairá para o mar às 16h. Embora a concentração seja a partir das 15h, o barracão onde ficará a imagem do orixá já estará pronto para receber as oferendas e homenagens a partir das 10h. Será oferecida uma feijoada aos participantes gratuitamente, num momento de integração e celebração.

A festa em Tubarão é uma continuidade a outras iniciativas locais, como a da saudosa matriarca Lila D’Oxun que hoje segue com a liderança de seu filho, o Ogã Tales, protagonizando há cerca de 15 anos as homenagens a Yemanjá. Outras lideranças religiosas também já celebraram a rainha do mar na localidade, como Pai Wilson de Xangô e o saudoso Pai Moisés D’Ogun.

Parcerias

Nesta edição, a RREMAS conta com diversas parcerias como o Conjunto Habitacional Mar Azul, o Movimento de Luta por Moradia Digna, a Bahia Pesca e a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 – esta última, uma entidade organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que realiza projetos sociais e é um braço social da Igreja Católica sem perder de vista o diálogo interreligioso e a valorização das diversas identidades e expressões culturais.

Comerciantes locais e pessoas públicas também colaboraram com a festa, bem como organizações parceiras e solidárias que já confirmaram presença.

FOTO: Josilene Passos

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *