Tratamento de choque para tentar melhorar os políticos. Por Sérgio Siqueira
Não costumo mais discutir política, ficou chato o Ba x Vi, mas não resisti em prestar atenção e tentar reproduzir a conversa inusitada que estava sendo travada junto a minha mesa, entre
um senhor de aproximadamente 67/68 anos, estrangeiro com um português beirando a perfeição e outro senhor, aparentando um pouco mais novo, na faixa dos 60, que prestava atenção e na maioria das vezes ria, ante a proposta que estava sendo posta na mesa, para melhorar a política brasileira. A conversa saia do quadrado e comecei a gravar, poderia servir para o livro que estou escrevendo : Televisão e outras histórias que só se vê na Bahia” rsssssssss.
H – Desculpe , mas com essa turma que está no Congresso, vai demorar muito para acontecer uma mudança. Só um tratamento de choque para adiantar isso. Conseguir que eles melhorem como pessoas. Um tratamento de choque com foco em purificar e elevar. Guarde essas palavras, purificar e elevar.
JO – E que tratamento de choque seria esse, choques elétricos rsss ?
H – Não! nada de violência! Envolveria nudez e doses de psilocibina.
JO – Psilo o que ?
H – Psilocibina, o princípio ativo dos cogumelos mágicos. Aqui no Brasil vocês tem o Psilocybe Cubensis. Poderia ser também Auaska, mas o problema é que ela é também depurativa, e a maioria do Congresso está gorda, inchada, cheia de açúcar , alcool e gordura no sangue, e com essa quantidade de gente a defecar a toda hora, vai ficar insuportável e inviável, daí que o cubensis que tem a psilocibina é o ideal para o processo de elevação.
JO – Seria uma loucura isso, rsssss !
H – Não seria loucura, é sério, uma Convenção de 3 dias com todos os deputados e senadores, podemos colocar um nome: Convenção da Purificação e Elevação. Um espaço grande, com muito verde e em determinado momento, todo mundo nu, mãos dadas numa imensa roda. Nu não no sentido sensual ou sexual, mas o nu como um símbolo do despojamento.
JO – Também com a maioria daquelas figuras do Congresso, seria difícil pensar em sensualidade e sexo. Mas li outro dia, sobre Ioga nua, sobre fazer ioga nu. Está um sucesso em Nova Iorque e em São Paulo, a academia que abriu com esta modalidade está com fila para entrar. Nos folhetos explicativos eles falam que a razão do nu é a libertação, a experiência de libertar o ego, retirar máscaras e escudos.
H – Perfeito, bate com o que estou dizendo , todos nus, mãos dadas, num gramado ou campo de futebol e em determinado momento psilocibina neles. O nu como despojamento e o cogumelo mágico, a elevação.
JO – Tá vendo que isso não daria certo, alguém poderia querer se matar!
H – Não , estaria tudo organizado e seguro, médico, psicanalista, segurança e uma sala de Controle de Surto, muito bem montada, com oxigênio, calmantes e tudo mais que for preciso para a experiência ser feita sem risco alto. Isso já foi realizado por Timothy Leary há muito tempo atrás, na época tudo monitorado pelo governo americano.
A experiência foi feita com prisioneiros perigosos, os piores, uma coisa similar ao que vocês tem em Brasília.
JO – E deu certo ?
H – Deu, não houve o nu, só a parte da elevação e não foi feita com psilocibina, mas com LSD, que depois da proibição de Nixon no final dos anos 60, voltou agora a ser aventado pela medicina, para casos de esquizofrenia e depressão. Tenho o relato aqui , do próprio Timothy Leary, vou ler para você.
” Chegamos num momento da sessão que olhávamos uns para os outro. Nós psicólogos com medo dos prisioneiros porque obviamente eles eram maníacos perigosos e eles estavam com medo da gente porque éramos cientistas malucos. De repente, começamos a olhar uns para os outros e eles disseram : ” o que está acontecendo” e eu disse : ” Bem, eu estou com medo de vocês ” e eles responderam: ” nós também estamos com medo de vocês “, então todos nós caímos na gargalhada.”
JO – que loucura !
H – Loucura, não ! Um experimento que eles fizeram em Salem, Massachutss, baixou a taxa de reincidência de presos em 75%.
JO – É , não custa experimentar rsssssss, o Supremo que nunca prendeu deputado e senador, poderia pelo menos votar uma lei obrigando a eles fazerem esse ritual que você chama da Purificação e Elevação. Quem sabe abriria uma luz no fim do túnel. Pelo menos é original.
# Gravei a conversa como o iphone, havia partes que não compreendi, mas tentei ser o mais fiel possível. Quando acabou a conversa, todos sob a embriagues do vinho, me aproximei da mesa, pedi mais detalhes e autorização para contar essa história. Ele riu, e solicitou apenas que não colocasse o nome dele, ficava mal dar palpite político para o país dos outros.
# – A declaração de Timothy Leary que ficou baixa quando ele leu, resgatei comprando o livro que ele estava na mão , um compilado de entrevistas de gente muito bacana, que tinha Leary e outras personalidades artísticas. O nome do livro é ” Alguém come Centopeias Gigantes? Seleção de entrevistas do Zine Search& Destroy e da RE/Search Publications”.
# Foi tão inusitada e divertida essa conversa, que sonhei com ela e no sonho vi os irmãos Vieira Lima, Bitelo e Boca de Jacaré, jogando malas e malas de dinheiro pela janela, causando um tumulto na Graça, ante o olhar perplexo da Grande Mama. Eles eufóricos, à medida que os maços voavam, falavam alto, quase gritando :
” Mama, mama, não vamos mais precisar disso mama!”