TV Globo, o clip do Serra e os ingênuos por Miro
O clima é de velório na TV Globo!
Em menos de 24 horas, a poderosa emissora foi obrigada a retirar do ar
um
comercial comemorativo dos seus 45 anos que custou uma fortuna –
envolvendo
vários artistas e milionária produção. O clip parecia uma peça
publicitária do
presidenciável demotucano José Serra. Utilizava um bordão semelhante ao
da sua
campanha, "O Brasil pode mais", com as estrelas globais em coro
implorando
"todos queremos mais", e trazia em destaque o número 45, o mesmo da
legenda do
PSDB – inclusive com uma fonte de letra bastante similar.
O ousado e
descarado comercial gerou uma imediata onda de indignação na globosfera. Marcelo
Branco, um dos responsáveis pela campanha de Dilma Rousseff na internet, acusou
a TV Globo de fazer propaganda subliminar do adversário. "Eu e toda a rede vimos
essa alusão", disparou em seu twitter. Já o jornalista Paulo Henrique Amorim, do
acessado blog Conversa Afiada, exigiu que o Tribunal Superior Eleitoral
(TSE) averiguasse a possibilidade de crime eleitoral promovido pela emissora. O
"clip pró Serra" foi exibido com críticas em centenas de sítios e blogs.
Desculpa esfarrapada e risível
Diante do levante
dos internautas, a emissora colocou o rabinho entre as pernas e retirou o vídeo
das telinhas e do seu próprio sitio. Quem clica na página recebe a curta
mensagem: "página não encontrada". Numa nota lacônica, a Central Globo de
Comunicação ainda tentou justificar a feia pisada na bola. Afirmou que o filme
foi criado em novembro de 2009, quando "não existiam nem candidaturas muito
menos slogans", e informou: "Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser
acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme".
A
desculpa é das mais esfarrapadas e risíveis. Será que o candidato tucano, após
reunião secreta no Jardim Botânico, roubou o mote do comercial comemorativo de
TV Globo? Seria mais um crime de plágio, tão comum a Serra. Ou foi a emissora
que aproveitou o lema de campanha da oposição para fazer propaganda antecipada?
Seria um nítido crime eleitoral. Ou as duas hipóteses? Os vínculos políticos
entre Serra e a famíglia Marinho são antigos e notórios. A TV Globo teria todo o
tempo hábil para cancelar o clip e evitar o vexame, mas preferiu apostar no seu
prestígio.
Uma emissora "tendenciosa" e
cínica
Quanto a ser tachada de "tendenciosa", como afirma a
risível nota, isto não é uma acusação, mas sim um fato – comprovado pela
história. A TV Globo tentou fraudar a vitória de Leonel Brizola nas eleições
para o governo do Rio de Janeiro em 1982. A TV Globo escondeu as manifestações
das Diretas-já, tratando um gigantesco ato em São Paulo como "uma festa de
aniversário" da cidade. A TV Globo forjou a imagem do "caçador de marajás" para
garantir a vitória de Collor de Mello em 1989. A TV Globo criminaliza os
movimentos sociais, tratando-os como "caso de polícia", e faz de tudo para
desestabilizar o governo Lula – inclusive apostando no seu
impeachment.
Mais recentemente, a TV Globo foi a principal patrocinadora
do seminário da Casa Millenium, que reuniu os barões da mídia com o objetivo
explícito de traçar uma tática unitária para derrotar Dilma Rousseff. Os astros
globais, como Arnaldo Jabor, Willian Waack e outros, foram os mais hidrófobos
nos ataques à candidata que representa a continuidade do projeto do governo
Lula. O clip pró Serra talvez tenha sido uma das peças da TV Globo para a
batalha sucessória. Mas a poderosa emissora, que se acha um semideus, acabou se
dando mal e pagou um baita mico.
"Foi sem querer,
querendo"
Este episódio grotesco traz várias lições. Por um
lado, comprova que a batalha eleitoral deste ano será das mais sujas e ardilosas
e confirma que os principais meios de comunicação já escolheram o seu lado e não
vacilarão na campanha. Não dá para ser ingênuo ou alimentar qualquer ilusão na
pretensa neutralidade da mídia. Por outro, ele mostra que a sociedade está mais
atenta diante das manipulações e indica que a internet terá maior influência e
será uma arma poderosa neste pleito, ajudando a fiscalizar as sujeiras e
manobras dos barões da mídia.
Para Rodrigo Vianna, do blog
Escrevinhador, "o interessante é que o recuo da Globo mostra que eles temem a
internet. Foi pela internet que se deu o alarme contra a propaganda descarada
para o Serra. A Veja pode se dar ao luxo de cair no gueto da
extrema-direita. .. A Folha e o Estadão também podem cair no
gueto. Já caíram. Mas a TV Globo, não. Ela fala para milhões. Se ficar colada à
imagem dela o rótulo de antipopular, o estrago será enorme. A Globo – a essa
altura do século 21 – precisa agir com um pouco mais de cautela. Vai fazer
campanha para o Serra, não resta dúvida. Mas sempre que isso ficar escancarado,
ela vai recuar e dizer: ‘foi sem querer, querendo’".blog Miro