Aldeia Nagô
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Você precisa falar bem em público por Reinaldo Polito

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura

Quase todas as atividades profissionais exigem comunicação eficiente e
desembaraçada. Quem não sabe se comunicar tem suas chances reduzidas para obter
sucesso na carreira.


Nem sempre foi assim. Quando comecei como professor
dessa matéria, sabe o que algumas pessoas diziam sobre quem falava em público?
Isso é coisa de gente metida, vaidosa, que quer aparecer. Principalmente quem
falava mal tinha essa opinião.

Com a abertura política do país e a
conseqüente abertura econômica, o mundo corporativo teve de se movimentar. Não
só os políticos, advogados, professores, religiosos e mais uma ou outra
atividade precisavam falar diante de grupos, mas sim profissionais de todas as
áreas.

Com a chegada das grandes empresas estrangeiras, especialmente as
americanas, falar bem passou a ser sinônimo de lucro. A experiência dessas
organizações dizia que o executivo que se expressa bem em público consegue
transmitir a mensagem de forma mais clara, mais direta, mais assertiva, mais
persuasiva.

A partir daí houve uma verdadeira revolução nos hábitos das
organizações. Os executivos que até então saíam da minha escola com o livro de
oratória encapado, para que ninguém soubesse que eles estavam fazendo um curso
para aprender a falar melhor, passaram a dar destaque a essa preparação em seus
currículos.

Houve um caso marcante que foi o divisor de águas na tomada
de consciência sobre a importância de o executivo falar bem em público. Esse
fato realmente provocou um alvoroço nas corporações.

No comecinho dos
anos 1980, Peter Schrer, que era o presidente da Kibon, deu uma entrevista à
revista "Exame" dizendo como conseguiu sucesso em sua carreira
profissional.

Ele contou que, ao participar de um workshop nos Estados
Unidos, promovido pela General Foods, aproveitou para conversar com os
psicólogos e fazer uma avaliação das suas competências. Aconselharam-no a
procurar profissionais que pudessem ensiná-lo a falar bem em público, pois
precisava aprimorar sua comunicação.

De acordo com seu relato, ao retornar ao Brasil optou pelo nosso curso.
Revelou à revista que em poucas semanas aprendeu a organizar o raciocínio de
forma lógica, estruturada e concatenada, a participar com mais eficiência das
reuniões, a falar de improviso, a falar com desenvoltura e desembaraço.

A
reação do mercado foi surpreendente. Finalmente um dos mais destacados
executivos do país revelava sem constrangimentos em entrevista para uma revista
do porte da Exame que freqüentara uma escola para aprender a falar bem.

Pouco tempo depois, Léo Wallace Cochrane Júnior, que era o
vice-presidente do Banco Noroeste e presidente da Febraban, deu entrevista
semelhante ao jornal "Folha de S.Paulo". Também nesse caso contando, com
detalhes, como foi parar na nossa escola.

Esses depoimentos de executivos
bem-sucedidos tiveram o mérito de romper com aquele preconceito velado que
desmotivava as pessoas a procurar ajuda para aperfeiçoar a comunicação.

Embora a história do aprendizado da arte de falar em público tenha se
transformado nos dias de hoje, ainda há pessoas que não atentaram para a
importância da boa comunicação oral.

Talvez você mesmo nunca tenha
pensado na seriedade deste assunto, mas não há alternativa: para se sair bem em
qualquer carreira que tenha abraçado é essencial que saiba falar bem. Trata-se
de uma habilidade tão importante que sem ela você não conseguirá valorizar tudo
o que aprendeu estudando ou trabalhando.

Vamos imaginar que você
ainda esteja estudando e graças a um bom "paitrocínio" consiga se dedicar apenas
à vida escolar – se pensa que vai poder ficar com a boquinha fechada o tempo
todo, está muito enganado.

Cada vez mais as escolas exigem que os alunos
apresentem oralmente seus trabalhos, e, se a comunicação for deficiente, poderá
até comprometer a nota de avaliação. Significa que já ao dar os primeiros passos
a comunicação tem de funcionar.

Agora vamos supor que já tenha deixado
de engatinhar e que esteja procurando um emprego. Piorou! Você vai participar de
dinâmicas de grupo, entrevistas e para ter sucesso dependerá essencialmente da
boa comunicação.

Ufa! Conseguiu se encaixar no mercado de trabalho, agora é relaxar. Que
nada! Quanto mais você crescer na hierarquia da empresa, mais dependerá da
eficiência da sua comunicação.

À medida que for se aproximando do topo
da pirâmide, mais participará de reuniões, de processos de negociação, fará
apresentações de projetos, de planos de trabalho – sempre falando e sendo
avaliado pela sua comunicação.

E atenção para esta notícia importante:
se não fizer exposições orais de boa qualidade, perderá as posições que
conquistou ou, no mínimo, não continuará crescendo.

Enfim, qualquer
caminho que tenha escolhido ou venha a escolher sempre dependerá da boa
qualidade da comunicação para progredir e se realizar. Mais cedo ou mais tarde,
e, com certeza, muito mais cedo do que imagina, você precisará estar com a
comunicação bem afiada.

Por isso, não espere mais para aperfeiçoar essa
competência tão importante para sua carreia e para sua vida.

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