Yayá Massemba lança 1º Videoclipe do EP” De Umbigo a Umbigo”
Exibição acontece no Festival de Cinema Paraquedas, no Vale do Capão,Chapada Diamantina, na Bahia
Após o lançamento de seu primeiro EP, “De Umbigo a Umbigo”, que traz cinco composições autorais, a banda Yayá Massemba apresenta agora seu primeiro videoclipe, da canção que leva o mesmo nome do disco, “De Umbigo a Umbigo”. O pré-lançamento do clipe ocorrerá no dia 15 de novembro no Vale do Capão, Chapada Diamantina, durante o Festival de Cinema Paraquedas, com lançamento oficial no YouTube no dia 16 de novembro.
Gravado no Vale do Capão, o videoclipe traz uma narrativa poética sobre o vínculo entre mulheres nativas da Chapada, destacando o laço de transmissão de saberes entre avós, mães e filhas, e tem direção de Lis Schwabacher, roteiro de Laura Franco e produção executiva da própria banda. O evento ocorrerá no Coreto da Vila no Vale do Capão, pelo Festival Paraquedas, com exibição do vídeo, no dia 15 de novembro. Em seguida serão realizados um bate-papo e uma roda de samba, encerrando o evento em celebração à ancestralidade e à cultura afro-brasileira.
A Banda – Formada em 2018 na Chapada Diamantina, Bahia, a Yayá Massemba é composta por musicistas dedicadas a dar visibilidade à criação musical feminina, incluindo cantoras, instrumentistas e compositoras, além de promover o diálogo entre diferentes gerações do samba. A sonoridade do grupo remete ao samba baiano, especialmente ao estilo do Recôncavo Baiano, reinterpretando os fraseados da viola com o violão de sete cordas e o cavaquinho, e utilizando percussão afro-brasileira que inclui o prato e faca, o atabaque, as palmas, e elementos da capoeira e dos terreiros.
O nome “Yayá Massemba” traduz a essência do grupo: “Yaya” significa “mãe” em Yorubá, enquanto “Massemba”, do Kimbundu, remete à “umbigada” – uma representação da origem, do legado e da continuidade. A umbigada é simbólica do projeto, expressando a valorização das mulheres, a ancestralidade e a natureza.
Com seu primeiro videoclipe, Yayá Massemba reforça o compromisso com a tradição e a inovação dentro do samba, celebrando a cultura afro-brasileira e as mulheres que perpetuam essa história.
Integrantes da Banda Yayá Massemba:
• Aline Silveira (voz e percussão)
• Ana Tomich (voz e violão 7 cordas)
• Edy Albuquerque (percussão)
• Ive Farias (voz e percussão)
• Keilla Calmon (percussão)
• Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho)
Festival Paraquedas – Nos dias 15, 16 e 17 de novembro acontecerá a primeira edição do Festival de Cinema “Paraquedas – Memória em Vida”, uma homenagem à artista Meujaela Gonzaga, moradora do Vale do Capão que fez a passagem em 2023. O evento, realizado pela Casa Ápice e contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, representa uma celebração às produções LGBTQIAPN+ e reúne filmes independentes com temas de ancestralidade, natureza, tecnologias e corpos dissidentes. A programação inclui uma mostra fotográfica, oficinas abertas ao público e shows no horário da noite