Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Cinema
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Panorama do Cinema Baiano
Sábado 24 Fevereiro 2018, 15:00

Acessos : 2939

Depois do recesso de carnaval, a Sala Walter da Silveira abre-alas para o cinema baiano com uma seleção de produções financiadas pelo Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia.  Trata-se da Mostra "Panorama do Cinema Baiano", que movimenta o cinema cult dos Barris, de 15 a 28 de fevereiro,  com sessões gratuitas, sempre  às 15h.
Criado como um instrumento de fomento e democratização do acesso aos recursos públicos, o Fundo de Cultura ampliou e também diversificou seus investimentos, sobretudo na última década, com atuação decisiva na área do audiovisual. A partir da curadoria, realizada pelo Núcleo de Memória (NMEM), da Fundação Cultural da Bahia, sob gestão da Diretoria de Audiovisual (DIMAS); ganham novo destaque algumas obras, realizadas através dos editais provenientes deste mecanismo de estímulo às artes, que atestam a descentralização, diversidade e riqueza da cultura baiana.
Difusão e Memória
Para a Coordenadora do NMEM, Simone Lopes, a mostra pretende mapear e difundir o audiovisual produzido nos últimos anos na Bahia. ''Já temos acesso e um maior conhecimento sobre obras que são feitas por produtoras baianas consolidadas e cineastas já renomados. Mas também notamos que existe uma nova geração de produtores e realizadores, que estão começando e com muitas boas ideias. Aliado a isso, também verificamos uma carência muito grande no que diz respeito a aproximação do público baiano com o cinema produzido aqui. Nosso objetivo, é estimular esse encontro entre o espectador e o filme baiano. Além de ser o resultado do que vem sendo produzido através de editais do Fundo de Cultura, ou seja, é um retorno para a sociedade, do que está sendo investido'', explica.
Simone Lopes salienta ainda que a intenção é dar sequência a essas ações de difusão e resgate histórico. ''Possuímos um catálogo enorme de filmes, então, pensamos nesse ciclo, como um primeiro passo e que tenha uma continuidade. As exibições de fevereiro reúnem 23 filmes; dentre eles alguns já ganharam prêmios em festivais importantes. Dispomos ainda de muito material produzido no interior do Estado e até mesmo dentro das comunidades da periferia da nossa capital. Daí nossa expectativa positiva com o projeto'', finaliza.
Programação
Dia 15/02
15h
Gente Bonita (BRA, 2016)
Direção: Leon Sampaio
Duração:74 minutos
Documentário
Classificação: 12 anos
Sinopse - Verão, Carnaval de Salvador. Nove personagens vão para alguns dos camarotes mais badalados do circuito. Eles filmam suas experiências em pau de selfie, performam, fabulam, curtem a festa. ''Gente Bonita'' é um registro subjetivo da nossa época, do processo de ''camarotização'' em curso, repleto de microviolências e costumeiras relações de poder.
Dia 16/02
15h
A Coleção Invisível (BRA, 2012)
Direção: Bernard Attal
Duração: 89 minutos
Elenco: Vladimir Brichta, Walmor Chagas e Ludmila Rosa
Classificação: 12 anos
Sinopse - A família de Beto (Wladimir Brichta) é dona de uma tradicional loja de antiguidades que está passando por uma crise financeira. Para tentar solucionar este problema, ele se lança numa viagem até a cidade de Itajuípe, interior da Bahia, atrás de uma coleção raríssima de gravuras, que foi adquirida há 30 anos por um antigo cliente, o colecionador Samir (Walmor Chagas). Entretanto, logo ao chegar Beto enfrenta uma forte resistência da esposa dele e de sua filha Saada (Ludmila Rosa).
Dia 17/02
15h
Cuíca de Santo Amaro (BRA, 2011)
Direção: Joel Almeida e Josias Pires
Duração: 74 minutos
Documentário
Classificação: 10 anos
Sinopse - Entre 1930 e 1964, o controverso e irreverente cordelista baiano Cuíca de Santo Amaro teria produzido cerca de 100.000 folhetos, ilustrados por Sinésio Alves. Nos textos, abordava desde o custo de vida, os crimes presentes nas páginas policiais até as manobras dos líderes envolvidos na Segunda Guerra Mundial, como Hitler e Stálin. As historinhas, muitas vezes obscenas, vendiam facilmente nas feiras de Salvador.
Dia 18/02
15h
Pinta (BRA, 2013)
Direção: Jorge Alencar
Duração: 72 minutos
Elenco: Harildo Deda, Eduardo Gomes e Jorge Alencar
Classificação: 16 anos
Sinopse - Obra experimental do diretor Jorge Alencar sobre o tema da sexualidade. O filme voluntariamente underground e trash apresenta performances, colagens e outros momentos que se comunicam de maneira intermitente.
Dia 19/02
15h
Breviário do Horror (BRA, 2013)
Direção: Fábio Rocha e Flávio Lopes
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - A violência explode nos grandes centros urbanos. O medo se apresenta como uma experiência aguda, neste contexto, um fenômeno chama a atenção: a ascensão da cultura do ódio. Esta é a questão levada a efeito, na experiência de se deixar contaminar pela pulsão dos gritos que emergem das ruas.
Dia 20/02
15h
Travessia (BRA,2015)
Direção: João Gabriel
Duração: 90 minutos
Elenco: Chico Diaz, Caio Castro, Camilla Camargo
Classificação: 16 anos
Sinopse - Salvador, Brasil. Roberto (Chico Diaz) acabou de perder a esposa e está solitário e infeliz. Além disso, o relacionamento com seu único filho, Júlio (Caio Castro), vai de mal a pior. Um dia, após se embebedar e fracassar ao tentar contratar uma prostituta, ele acaba atropelando um garoto. Desesperado, ele coloca o menino no carro e o leva ao hospital mais próximo. Apesar do socorro imediato, Roberto precisa prestar esclarecimentos na polícia e corre o risco de ser preso. Paralelamente, Júlio está apaixonado por uma moça ingênua (Camila Camargo) e a sustenta através do tráfico de drogas em festas badaladas que ocorrem na cidade.

Dia 21/02
15h
Ridículos (BRA,2016)
Direção: Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge.
Duração: 76 minutos
Documentário
Classificação: 10 anos.
Sinopse - Quatro dos principais palhaços de Salvador voltam ao lugar onde foram iniciados 15 anos antes para conduzir um processo de iniciação de um novo palhaço. Além das memórias dessa vivência e seus desdobramentos na palhaçaria soteropolitana, o processo criativo desses artistas se desnuda num ambiente metalinguístico, uma homenagem ao ato de criar.

Dia 22/02
15h
Programa de Curtas 1

Minotauro - Viagem ao Labirinto do Corpo (BRA,2016)
Direção: Leonardo França
Duração: 23 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Filme de fricção científica. Desprogramar o corpo. Alterar a respiração. Mover o sentido. Viagem labiríntica - do pequeno ao grande do grande ao pequeno.
Neandertais (BRA, 2016)
Direção: Marcus Curvelo
Duração: 20 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Guta e William encontram um homem das cavernas. Joder está triste.
Sísifo do Vale (BRA,2015)
Direção: George Varonesi
Duração: 26 minutos
Documentário
Classificação:12 anos
Sinopse - Paulo tem 52 anos. Fez do cume da Cachoeira da Fumaça, situada na Chapada Diamantina/Bahia, no Vale do Capão, o seu ponto diário de trabalho. Com 340 metros de altura e extensão de 6 km, o percurso é realizado em duas horas e meia de caminhada devido aos 30 kilos da mercadoria. A realidade de Paulo nos remete a Sísifo, personagem de um mito grego descrito num clássico de Albert Camus. Sísifo foi condenado pelos deuses a empurrar incessantemente uma pedra até o alto de uma montanha e de lá vê-la escorregar de novo à base para novamente iniciar sua saga, num ir e vir sem fim. Tal como na filosofia, queremos refletir sobre o absurdo e o mágico do cotidiano.
Ana (BRA,2015)
Direção: Camila Camila
Duração: 21 minutos
Documentário
Classificação: 14 anos
Sinopse - Depoimentos de cinco irmãs criadas no interior da Bahia entre as décadas de 1960 a 1980 educadas pela mãe; professora e psicótica maníaca depressiva. Ana busca uma poética que toque as inquietações do corpo, das relações de gênero e da família.
Dia 23/02
15h
Ritos de Passagem (BRA, 2012)
Direção: Chico Liberato
Duração: 98 minutos
Participações: Jackson Costa, Caco Monteiro e Ingra Liberato
Classificação: 10 anos
Sinopse - Dois personagens icônicos do Nordeste brasileiro, o Santo e o Guerreiro, se encontram no pós-vida quando entram na barca do Caronte, no assombroso Rio da Morte. Enquanto navegam ao lado de anjos e demônios, os dois relembram de sua passagem pela Terra e refletem sobre a vida que levaram no sertão. O Guerreiro recorda os fatos de sua jornada clandestina ao lado de seus companheiros e o Santo traz à memória sua luta por liberdade e plenitude espiritual.
Dia 24/02
15h
Rabeca (BRA, 2013)
Direção: Caetano Dias
Duração: 71 minutos
Documentário
Classificação: 14 anos
Sinopse - Eder Fersant, jovem músico radicado na Bahia, em uma viagem de Irecê à Correntina, revela os mitos regionais, os personagens, os sons e a riqueza cultural do sertão nordestino, apresentando cruamente o desaparecimento da tradição dos mestres rabequeiros. A Rabeca, instrumento que acompanha o músico durante a viagem, é utilizada como elemento de ligação entre os personagens no filme. O foco da narrativa nos conduz à história de personagens como Dona Dominga da Rabeca, octogenária e mestre rabequeira.
Dia 25/02
15h
Programa de Curtas 2
Zélia (BRA, 2016)
Direção: Carla Laudari
Duração: 30 minutos
Documentário
Classificação: livre
Sinopse - Aos 63 anos, Zélia Gattai escreve seu primeiro livro ''Anarquistas, graças a Deus'', que vendeu mais de 200 mil de exemplares no Brasil, foi traduzido para diversos idiomas, adaptado para televisão e ganhou o Prêmio Paulista de Revelação Literária. Sem querer pegar carona na fama do marido, assinou seus livros com seu nome de solteira e criou uma importante obra literária. É a partir dos seus oito livros de memória, fotografias, cartas, acervo pessoal e entrevistas que, no ano do seu centenário, o documentário constrói um retrato intimista da vida de Zélia na Bahia e da grande história de amor que viveu ao lado de Jorge Amado, com quem percorreu as estradas da vida e do mundo.
Mar Grande (BRA, 2017)
Direção:Claudia Gama
Duração: 40 minutos
Documentário
Classificação: 10 anos
Sinopse - Documentário de média-metragem, que conta a história de Verônica Almeida, atleta da Seleção Paralímpica Brasileira de Natação. Um corpo fragilizado por uma síndrome degenerativa rara. Uma mente inquieta, determinada a ultrapassar qualquer barreira. Seu desafio foi alcançado: atravessou a Baía de Todos os Santos a nado borboleta, percorrendo 12 km somente com o braço esquerdo. "Mar Grande" conta a história de vida de uma mulher que luta, dentro e fora da água, para mostrar que o limite da vida é o limite de nossos sonhos.
Maré (BRA, 2016)
Direção: Amaranta César
Duração: 26 minutos
Documentário
Classificação: 10 anos
Sinopse: O movimento da maré: uma família de mulheres entre o impulso de partir e a vontade de ficar, entre a incerteza do futuro e a força da ancestralidade.
Dia 26/02
15h
A Noite Escura da Alma (BRA,2015)
Direção: Henrique Dantas
Duração: 92 minutos
Documentário
Classificação: 14 anos
Sinopse - Documentário experimental sobre o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia, com entrevistas realizadas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura local, através de uma linguagem performática para contar toda a história.
Dia 27/02
15h
Programa de Curtas 3
Jessy (BRA,2013)
Direção: Paula Lice, Roney Jorge e Rodrigo Luna
Duração: 15 minutos
Documentário
Classificação: 14 anos
Sinopse - Jessy é a versão curta de Jéssica Cristopherry, e assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das madrinhas Carolina Vargas, Ginna d'Mascar, Mitta Lux, Rainha Loulou e Valérie O'harah, para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista. O filme documenta a construção de Jéssica e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.
Menino do Cinco (BRA,2012)
Direção: Marcelo Mattos e Wallace Nogueira
Duração: 20 minutos
Elenco: Emanuel De Sena, Fábio Costa e Thomas Oliveira
Classificação: Livre
Sinopse - Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu.
Futebol, além dos sentidos (BRA,2010)
Direção: Luciana Queiroz
Duração: 15 minutos
Documentário
Classificação: 10 anos
Sinopse - O jogo de futebol apresentado por um ângulo inédito: num estádio sob o prisma de alguns dos 32 mil torcedores presentes, entre eles Valnei, cego de nascença e Everaldo, surdo também desde o seu nascimento, numa narrativa permeada por imagens e escuridão, sons e silêncio.
Restos (BRA,2016)
Direção: Renato Gaiarsa
Duração: 16 minutos
Documentário
Classificação: 14 anos
Sinopse - A cidade de Salvador passa por uma inesperada paralisação do serviço de limpeza pública. O apodrecimento gradual da cidade devido à greve e a reverberação desta situação aparecerão sob o olhar do gari Souza, cidadão humilde que não tem consciência de classe, mas cujo poder parece crescer a cada novo saco de lixo que se acumula em montanhas pela cidade afora.
Dia 28/02
15h
A Fórmula (BRA, 2011)
Direção: Henrique Filho.
Duração: 26 minutos
Elenco: Caco Monteiro, Ciro Sales e Carlos  Betão
Classificação: 12 anos
Sinopse - O renomado roteirista Ebert Lemos vai ao talk show ''Programa da Noite''. Durante a entrevista, ele fala sobre seu novo projeto que é escrito, produzido e exibido ao mesmo momento. Seu filme chama-se "A fórmula".
Quitanda da Liberdade (BRA, 2013)
Direção: Marcelo Oliveira
Duração: 52 minutos
Documentário
Classificação: Livre
Sinopse - o documentário resgata a biografia de Cosme de Farias, soteropolitano que atuou como político, jornalista, entusiasta da alfabetização.  Tornou famoso, principalmente, como advogado provisionado em defesa dos pobres.

 

Valor Grátis

Panorama do Cinema Baiano é atração da Walter, após Carnaval.

Localização  Sala Walter da Silveira - Barris
Rua General Labatut, 27 - Barris
Brasil/Bahia/Salvador
40070-100

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-179Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-015Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-002Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-172Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-268Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-330Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0791Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1197Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1349Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1636Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: