Salvador, 22 de September de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Notícias Culturais
Festival Ela Faz Cinema destaca produção audiovisual de mulheres
Sáb, 22 de Setembro de 2018 09:46
Ela_Faz_Cinema_Eli_Corra_GOVBA_1O Festival Internacional Ela Faz Cinema realizou nesta quinta-feira (20), com apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), as oficinas ‘Máster Class em Planejamento Estratégico’, com a produtora Bárbara Strum, e ‘Mulheres de Cinema’, com a produtora Marina Person, no Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra.
Última atualização em Sáb, 22 de Setembro de 2018 09:50
 
Eldo Boss e Vagabundo Prodígio contam romance real no single ‘Roma Negra’
Sáb, 22 de Setembro de 2018 05:50

Eldo_Boss_e_Vagabundo_Prodgio_Roma_NegraUm daqueles romances que Jorge Amado adoraria transcrever e eternizar em seus livros: a história de um baiano intelectual comunista negro e uma antropóloga norte-americana que vivem uma trama cientifica, amorosa e de perseguição na década de 1930 em Salvador, aqui retratada como a Roma Negra. Este enredo contagioso não virou obra para Jorge Amado, mas inspirou a nova música de Eldo Boss, lançada em parceria com Vagabundo Prodígio, chamada Roma Negra.

Última atualização em Sáb, 22 de Setembro de 2018 05:55
 
Exposições marcam Primavera dos Museus no Museu Geológico da Bahia
Sáb, 22 de Setembro de 2018 05:35

Museus_Fernando_Vivas_GOVBAExibição de filmes, debates, mesas-redondas e exposições fazem parte da 12ª edição da Primavera de Museus na Bahia, que acontece desde o dia 17 e segue até o próximo domingo (23). Com o tema ‘Celebrando a Educação em Museus’, o evento — que é realizado anualmente em museus e instituições culturais em todo o país — tem como objetivo ressaltar a importância das atividades culturais no desenvolvimento da sociedade.

 
Livro que propõe nova crítica da literatura brasileira, será lançado dia 29 em Salvador
Sex, 21 de Setembro de 2018 23:14

Contemporaneidades_perifericas_Jorge_AugustoPor outra crítica da literatura brasileira. Esta foi a inquietação que fez o poeta e pesquisador do bairro da Liberdade, Jorge Augusto, capitanear o lançamento do livro 'Contemporaneidades periféricas’, sábado, 29 de setembro, durante o Simpósio As contemporaneidades periféricas das literaturas brasileiras. O evento será de 14h às 18h, no SINDAE, localizado na Rua General Labatut, 65, Barris, em Salvador. A entrada será gratuita.

 
Festival MA_SSA segue com programação gratuita no Parque Solar Boa Vista
Sex, 21 de Setembro de 2018 19:23

RadioMundi_ReproducaoFaceO Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, recebe até o final deste mês de setembro intervenções urbanas, oficinas, apresentações teatrais e shows gratuitos sempre aos finais de semana. As atividades integram o "Festival MA_SSA - Movimento Ação Salvador" que propõe transformar o Parque em um espaço de convivência artística e interação com a comunidade com iniciativas abertas ao público. 

 
Inaê Sodré lança seu livro de poesia erótica Ardor e Ardências.
Sex, 21 de Setembro de 2018 14:44

Ina.ArdorDepois de alguns anos afastada do palco, Inaê Sodré volta à cena com o lançamento do seu livro de poesia erótica Ardor e Ardências. O livro trata das dimensões que fundam a Humanidade: A Poesia e o Erotismo. Ou seja, Ser Humano passa pela Faculdade de Fantasiar. A Fantasia, matéria- prima do Erotismo e da Literatura, é o que nos difere da Animalidade.

 
Festival de Verão Salvador: Alpha Blondy e Gusttavo Lima sobem ao palco do #FV18
Sex, 21 de Setembro de 2018 14:33

FV18_Alpha_5Esquentando ainda mais o clima do #FV20anos, o Festival de Verão Salvador anuncia mais duas atrações que vão agitar a Arena Fonte Nova nos dias 08 e 09 de dezembro: Sábado, é o dia da energia positiva da banda Alpha Blody; e no domingo, pegue seu crush para dançar coladinho ao som do sertanejo Gusttavo Lima.

 
Teatro Lambe-Lambe celebra 29 anos com Circuito de Espetáculos, Mesa Redonda e Festejo no Campo Grande
Sex, 21 de Setembro de 2018 09:04

Denise_Di_Santos_Foto_-_Danilo_Souza_2Que Salvador é a cidade da música todo mundo já sabe. A novidade é que a capital baiana também é a cidade do teatro. No final do mês, em 30 de setembro, comemoram-se 29 anos do Teatro Lambe-Lambe. A técnica foi criada em 1989 pelas arte-educadoras baianas Denise Di Santos e Ismine Lima, e é inspirada nos antigos fotógrafos de praça das cidades do Brasil conhecidos popularmente como fotógrafos de lambe-lambe.

 
Festival de Jazz reúne grandes talentos no Vale do Capão
Qui, 20 de Setembro de 2018 18:17

Festival_Jazz_CapaoO Vale do Capão, um dos destinos mais procurados por quem busca o equilíbrio entre corpo e mente, será novamente palco de um dos mais emblemáticos festivais de jazz do Brasil. O Festival de Jazz do Capão, que já faz parte do calendário de eventos do Nordeste, está marcado para os dias 21 e 22 de setembro. 

O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A realização é da Cambuí Produções e produção Gil e Canella Produções. 

Os espetáculos, que reúnem grandes talentos da música instrumental, acontecem a partir das 20h na Praça da Vila do Capão, distrito de Caeté-Açú, localizado no município de Palmeiras, a 440 quilômetros de Salvador. A programação do Festival, que está em sua 7ª edição, é gratuita. Na sexta-feira (21), A Mostra Capão abre o evento, com Stefano Cortese Trio e convidados. Na sequência, apresentam-se o músico Paulo Mutti, a dupla Filipe Moreno e Tarcísio Santos e o grupo Conexão Berlin, da Alemanha. A noite do sábado (22) começa com a Mostra EMUS/UFBA, apresentando Jessica Kaline Quarteto, seguida do Eric Assmar Trio - em um Tributo a Álvaro Assmar, do saxofonista Joander Cruz e, para fechar, Dani e Debora Gurgel Quarteto.

Programação

A “Mostra Capão”, que abre a programação artística do evento este ano, será apresentada na sexta-feira (21), por Stefano Cortese Trio e convidados. Pianista italiano que decidiu fixar moradia no Capão há dez anos, Stefano Cortese faz apresentações performáticas com enfoques variados no espaço cultural Casa do Piano, além de integrar o GIC, Grupo Instrumental do Capão. Acompanhado por seu trio, o artista irá mostrar um trabalho autoral com influências do jazz, da música do mediterrâneo e da música brasileira, entre outras. Na sequência, sobe ao palco o guitarrista, violonista, arranjador, compositor e produtor baiano Paulo Mutti, que navega por muitos estilos com personalidade própria e naturalidade. Atualmente, radicado no Rio de Janeiro, o músico acaba de lançar seu primeiro CD, “Quietude”, que mistura influências do jazz, do rock e da música afro-baiana.

Na primeira noite do Festival, o público irá conferir ainda Filipe Moreno e Tarcísio Santos. Baixista e guitarrista, respectivamente, amigos e parceiros musicais de longa data, esses artistas são originais da região de Vitória da Conquista. Atualmente, Filipe desenvolve sua carreira no Rio de Janeiro e Tarcísio, em Salvador. No Festival, eles se reencontram para brindar o público com uma música brasileira e, ao mesmo tempo, universal. A noite será encerrada pelo Grupo Conexão Berlin, formado por experientes músicos da cena jazzística da capital alemã. Liderada pelo percussionista Andreas Weiser, a banda tem fortes conexões com a música latina e a música instrumental brasileira. Iniciando pelo Capão sua primeira turnê no Brasil, o grupo traz ao festival uma world music com sotaque berlinense, entrelaçando ritmos fortes e harmonias delicadas.

A segunda noite do Festival inicia com uma novidade, a “Mostra EMUS/UFBA”, uma parceria do Festival com a Escola de Música da UFBA, apresentando o quarteto de Jessica Kaline. Guitarrista e compositora baiana, nascida em Jequié, Jessica Kaline integrou a banda base da Jamnomam e é estudante do Curso de Música Popular da UFBA, com ênfase em Execução (Guitarra). Na sequência, Eric Assmar Trio faz um show em “Tributo a Álvaro Assmar”. Considerado o maior expoente da nova geração de guitarristas de Blues na Bahia, Eric desenvolveu uma personalidade artística própria, com grande expressão e técnica do gênero, sob a influência de seu pai e maior mentor, Álvaro Assmar, um dos maiores nomes do Blues no Brasil, falecido precocemente no fim do ano passado (2017). 

Também no sábado (22), o público irá conferir o talento improvisador do saxofonista e flautista baiano Joander Cruz. Radicado na Alemanha há alguns anos, onde recentemente concluiu o Mestrado em Jazz Performance na Universidade de Mannheim, esse jovem natural de Itapetinga rapidamente explodiu na cena da música instrumental baiana, com performances e gravações com a Orkestra Rumpilezz e Mou Brasil Quinteto. Agora, ganha o mundo, apresentando-se com grandes nomes do Jazz alemão e gravando o seu primeiro EP.

Para fechar a 7ª edição do Festival, Dani e Debora Gurgel Quarteto faz um mergulho brasileiro no jazz contemporâneo com uma fusão de ritmos modernos e tradicionais, harmonias elaboradas e constante improvisação. O quarteto tem cinco discos gravados e uma carreira internacional consolidada no Japão e na Europa. Liderado por mulheres, mãe e filha, o grupo traz uma união forte e inseparável entre a música instrumental e cuidadosas palavras.

Workshops 

Além dos shows, nos dois dias de evento, sexta e sábado, serão realizados workshops, às 14h e às 16h, no Circo do Capão. Os temas são “Composição brasileira” (Debora Gurgel); “Sax e improvisação” (Joander Cruz), “A cena da música instrumental em Berlim” (Conexão Berlin) e “Baixo elétrico” (Filipe Moreno). A programação do evento, que prima pela qualidade artística, inclui a realização de uma campanha ambiental que envolve ações de coleta seletiva e também o incentivo à carona solidária. O objetivo dos organizadores com a ação é reduzir o impacto ambiental do projeto ao menor nível possível.

Última atualização em Sex, 21 de Setembro de 2018 23:20
 
MAB faz "Leituras do Mundo" dia 21
Qui, 20 de Setembro de 2018 10:02

MABA edição de setembro do Leituras do Mundo da biblioteca do MAB acontece na próxima quinta-feira (21), às 17h, tendo como convidada Suzane Pinho, professora de História da Arte da UFRB e Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - UFBa.

 
Inscrições para laboratórios de roteiro e montagem são prorrogadas
Qui, 20 de Setembro de 2018 09:57

XI_Panorama_-_por_Milena_PalladinoAs inscrições para o inédito Laboratório de Montagem e o tradicional Laboratório de Roteiros oferecidos pelo  Panorama Coisa de Cinema foram prorrogadas até o dia 5 de outubro (sexta-feira).  A iniciativa é voltada para roteiros baianos de ficção e produções locais não finalizadas, de qualquer gênero e duração.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 18.0.2018.016Discotecagem Dj Gug. Lebowski. 18 Ago 2018
  • 18.8.18.017Despedida de Zimba Selector. Red. 18 Ago 2018
  • 18.08.18.020Salsa Bahia. Boteco 68. 18 Agosto 2018
  • 10.08.2018.008Grupo Botequim. Patio Igreja. 10 Ago 2018
  • 10.08.18.025Maracatu Ventos de Ouro. Casa Preta. 10 Ago 2018
  • 10.8.18.033Bruna Barreto e Conv.. Lebowsky. 10 Ago 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?