Salvador, 31 de March de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Artigos


10 Dicas para enfrentar a reclusão. Por Frei Betto
Comportamento
Seg, 30 de Março de 2020 05:15
Estive recluso sob a ditadura militar. Nos quatro anos de prisão trancaram-me em celas solitárias nos DOPS de Porto Alegre e da capital paulista, e também, no estado de São Paulo, no quartel-general da PM, no Batalhão da ROTA, na Penitenciária do Estado, no Carandiru e na Penitenciária de Presidente Venceslau.

Partilho, portanto, 10 dicas para suportar melhor esse período de reclusão forcada pela pandemia:

1. Mantenha corpo e cabeça juntos. Estar com o corpo confinado em casa e a mente focada lá fora pode causar depressão.

2. Crie rotina. Não fique de pijama o dia todo, como se estivesse doente. Imponha-se uma agenda de atividades: exercícios físicos, em especial aeróbicos (para estimular o aparelho respiratório), leitura, arrumação de armários, limpeza de cômodos, cozinhar, pesquisar na internet etc.

3. Não fique o dia todo diante da TV ou do computador. Diversifique suas ocupações. Não banque o passageiro que permanece o dia todo na estação sem a menor ideia do horário do trem.

4. Use o telefone para falar com parentes e amigos, em especial com os mais velhos, os vulneráveis e os que vivem só. Entretê-los fará bem a eles e a você.

5. Dedique-se a um trabalho manual: consertar equipamentos, montar quebra-cabeças, costurar, cozinhar etc.

6. Ocupe-se com jogos. Se está em companhia de outras pessoas, estabeleçam um período do dia para jogar xadrez, damas, baralho etc.

7. Escreva um diário da quarentena. Ainda que sem nenhuma intenção de que outros leiam, faça-o para si mesmo. Colocar no papel ou no computador ideias e sentimentos é profundamente terapêutico.

8. Se há crianças ou outros adultos em casa, divida com eles as tarefas domésticas. Estabeleça um programa de atividades, e momentos de convívio e momentos de cada um ficar na sua.

9. Medite. Ainda que você não seja religioso, aprenda a meditar, pois isso esvazia a mente, retém a imaginação, evita ansiedade e alivia tensões. Dedique ao menos 30 minutos do dia à meditação.

10. Não se convença de que a pandemia cessará logo ou durará tantos meses. Aja como se o período de reclusão fosse durar muito tempo. Na prisão, nada pior do que advogado que garante ao cliente que ele recuperará a liberdade dentro de dois ou três meses. Isso desencadeia uma expectativa desgastante. Assim, prepare-se para uma longa viagem dentro da própria casa.

Frei Betto é escritor, autor de "Cartas da prisão" (Companhia das Letras), entre outros livros.

 
A força das coisas. Por Mário Sérgio Conti
Dando o que Falar
Seg, 30 de Março de 2020 04:44
Mario_Sergio_ContiBolsonaro é um bobo alegre e perigoso. Não liga para a lógica e a coerência. Despreza os fatos, o real, a verdade. Não tem compromisso com os brasileiros. Como foi eleito, se acha no direito de arrotar absurdos. Mas não se é presidente impunemente.
 
Vida e morte duelam num dia para a história. Por Ricardo Cappelli
Cidadania
Seg, 30 de Março de 2020 04:05

Ricardo_CappelliA imagem de Jorge Mario Bergoglio sozinho, de pé, fazendo uma oração para a Praça de São Pedro vazia foi daquelas de arrepiar até o mais cético dos ateus.

 
Coronavirus e fascismo de Bolsonaro nos faz esperar por nova era. Por Sidarta Ribeiro
Cidadania
Seg, 30 de Março de 2020 02:28
Silvio_Caccia_Bava2Neurocientista alerta que a pandemia do novo coronavírus terá consequências dramáticas e haverá multiplicação das mortes se negarmos os fatos e não utilizarmos o melhor da ciência; autor diz ver no enfrentamento da crise a possibilidade de mudanças profundas e a chance de construir um sistema econômico mais justo e humano.
 
período, em que Bolsonaro não mais governa, por Luis Nassif
Dando o que Falar
Seg, 30 de Março de 2020 01:49
Luis_NassifOs sinais de que Jair Bolsonaro não mais governa estão nítidos. É um fato que muda totalmente o jogo político.
 
Bem vindo ao Estado sucidário. Por Vladimir Safatle
Dando o que Falar
Dom, 29 de Março de 2020 23:45

vladimir_safatle"Você é parte de um experimento. Talvez sem perceber, mas você é parte de um experimento. O destino do seu corpo, sua morte são partes de um experimento de tecnologia social, de nova forma de gestão. Nada do que está acontecendo nesse país que se confunde com nossa história é fruto de improviso ou de voluntarismo dos agentes de comando.

 
Fora Bolsonaro. Por Antônio Prata
Cidadania
Dom, 29 de Março de 2020 23:19
antonio-prataAs teorias da conspiração são o último refúgio dos impotentes. É pra lá que eles fogem, acreditando libertar-se dos grilhões da mentira e da manipulação.
 
Bolsonaro mira o juízo final. Por Ricardo Cappelli
Dando o que Falar
Dom, 29 de Março de 2020 23:07

Ricardo_CappelliA "voltinha" do Capitão neste domingo por Brasília foi uma demonstração clara de que ele vai às últimas conseqüências com a sua estratégia.

É pouco provável que o presidente não tenha consciência dos riscos e de todas as variáveis. Parece estar se valendo da velha máxima: quem quer a paz deve se preparar para a guerra. Se ela não vier, melhor.

Ele sabe que a demissão de Mandetta neste momento pode lhe trazer algum desgaste. Para evitar o ônus, vai desautorizando publicamente o ministro esperando sua demissão.

Outra hipótese que deve ser considerada é a possibilidade de duas táticas. Mandetta tenta minorar os efeitos da pandemia enquanto o presidente pinta sua base para a batalha. Contraditório? Talvez não.

É improvável que Bolsonaro seja um gênio que vai acertar sozinho na loteria na contramão de todos os líderes mundiais.

Por que a cloroquina, testada supostamente com sucesso por médicos franceses, não foi usada na Itália? Por que nenhum país do mundo adotou a linha do isolamento vertical?

Seria então o Capitão uma besta quadrada? Pouco provável também. O tal remédio é o "sutiã" que ajuda a sustentar o falso discurso de defesa da economia.

Seu objetivo não é a saúde ou a economia. Ele busca o poder.

O presidente conseguiu sair do canto do ringue ao abraçar a bandeira de defensor dos empregos. Perdeu divisões pelo caminho, tudo indica que continua sangrando, mas não há dúvida que reagrupou e reorganizou seu exército para o momento decisivo.

Todos os estudiosos indicam que caminhamos para um desastre humanitário. Em Nova York, em apenas 48 horas morreram mais pessoas que em todos os homicídios ocorridos em 2019. O vírus fez o "indobrável" Trump ficar de joelhos para Lord Keynes.

As mortes na Itália estão mais concentradas no norte rico. Os distúrbios sociais causados pela carestia ocorrem principalmente no sul mais pobre.

O cenário mais provável, infelizmente, são cadáveres em profusão no sudeste e no sul e a elevação da tensão social nas regiões mais pobres do país. Caminhões do exército carregando corpos pela Avenida Paulista e saques nas periferias. Que tal?

O Capitão é produto do caos, a instabilidade permanente é seu habitat natural. Ele conta com boa parte da tropa nas forças armadas, exerce forte influência sobre as policias estaduais e possui um exército virtual invejável. Tudo indica que sua atuação nas redes é coisa de profissionais, organizada e dirigida do exterior.

O Brasil não parece preparado para se despedir de seus familiares pelo celular. Se o pior acontecer, será inevitável a radicalização do ambiente político. Um desfecho, para um lado ou para o outro, acontecerá. Quem serão os culpados? Como reorganizar o país diante do caos? Os governadores sabotam a nação dividindo o país?

Bolsonaro já está preparando seu exército para esta disputa. Tem alguém na sala de operações do Comando Maior da Oposição Democrática? Existe este Comando?

Uma dica: na democracia, cadáveres costumam enterrar carreiras políticas. Só na democracia.

Não se iluda, o Capitão está se pintando para a guerra do "Juízo Final".

 
Na pior. Por Gustavo Conde
Dando o que Falar
Dom, 29 de Março de 2020 09:35
Gustavo_CondeTodos (todos, todos, todos) meus ex-amigos anti-petistas estão na pior. Sem dinheiro, sem emprego, sem futuro, sem reação.
Última atualização em Dom, 29 de Março de 2020 09:41
 
Nudez por Wilson Ramos Filho
Cidadania
Dom, 29 de Março de 2020 09:11

Wilson_Ramos_FilhoDesde ontem o capitalismo brasileiro ficou nu. Em muitas cidades houve carreatas repetindo a homicida exortação de que o Brasil não pode parar.

 
Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos. Por Domenico de Masi
Comportamento
Sex, 27 de Março de 2020 02:50

domenico_di_masiSociólogo italiano narra situação dramática em seu país e argumenta que as imposições em decorrência da pandemia, como o trabalho em casa, a solidariedade e

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 633

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.406Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.246Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.229Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.069Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.180Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.071Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?