Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Chegam ao À La Carte duas Mostras dedicadas ao cinema espanhol
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 28 de Outubro de 2020 23:57

Ay-carmelaCom o apoio da Embaixada da Espanha, chegam no cardápio do À La Carte duas mostras dedicadas ao cinema espanhol: “Grandes Mestres do Cinema Espanhol”, de 06 a 17 de novembro, e “Mostra Grandes Artistas do Cinema Espanhol”, de 04 a 17 de dezembro.
A primeira delas, “Mostra Grandes Mestres do Cinema Espanhol” é composta por obras icônicas, realizadas entre os anos 1950 e 1980, como: “A Morte de Um Ciclista” (1955), de Juan Antonio Bardem; “Viridiana” (1961) e “Tristana” (1970), ambos de Luís Buñuel; “O Carrasco” (1963), de Luis García Berlanga; “O Espírito da Colmeia” (1973) e “O Sul” (1983), dirigidos por Victor Erice; “Cría Cuervos” (1976), de Carlos Saura; e “Os Santos Inocentes” (1984), de Mario Camus.

Já a “Mostra Grandes Artistas do Cinema Espanhol”, que acontecerá em dezembro, traz seis filmes realizados entre 1990 e 2011, com ênfase ao trabalho de grandes atrizes e atores: "Ay, Carmela!" (1990), de Carlos Saura, com a magnífica atuação de Carmen Maura; "Morte ao Vivo" (1996), de Alejandro Amenábar, suspense com a grande atuação de Ana Torrent, atriz que, ainda criança, encantou o mundo atuando nos clássicos "O Espírito da Colmeia" e "Cría Cuervos"; "Azul Escuro Quase Preto" (2006), de Daniel Sánchez Arévalo, com Quim Gutiérrez, Antonio de la Torre e Marta Etura, um incrível trio de jovens atores, todos vencedores do prêmio Goya por este filme; "Pelos Meus Olhos" (2003), de Icíar Bollaín, com os premiados Luis Tosar e Candela Peña; “O Que Você Faria?” (2005), suspense dirigido pelo argentino Marcelo Piñeyro, com os espanhóis Eduardo Noriega e Najwa Nimri entre os atores principais; e "Um Conto Chinês" (2011), de Sebastián Borensztein, vencedor do Goya de Melhor Filme Iberoamericano, uma coprodução entre Espanha e Argentina, com o argentino Ricardo Darín, ator de grande presença no cinema espanhol. São 14 filmes reunidos em duas mostras com obras essenciais de uma das cinematografias mais importantes do mundo: El magnífico cine español!

Todos os filmes ficam disponíveis no cardápio do Belas Artes a La Carte, para todos os assinantes da plataforma, podendo ser vistos e revistos durante o todo o período da Mostra.

Sobre o Cinema Espanhol:

Com uma das cinematografias mais ricas e originais do mundo, a Espanha teve sua primeira filmagem datada de 1896, quando Eduardo Jimeno Correas realizou um registro conhecido como “Saída da missa das doze horas da Igreja de El Pilar de Zaragoza”. O primeiro filme de ficção, “Briga em um Café”, veio no ano seguinte, obra de Fructuós Gelabert, com imagens captadas por uma câmera construída por ele próprio. Nos anos 1930, com o advento do cinema falado e do som, as produções espanholas passaram por uma crise, dando espaço para a importação de filmes estrangeiros, que faziam grande sucesso de público, à medida que a produção local diminuía cada vez mais. Essa situação começou a ser revertida gradualmente na época da Guerra Civil, que utilizava o cinema como propaganda. Com a vitória franquista, a censura foi imposta e muitos diretores optaram pelo exílio, enquanto outros, como John Orduña, Luis Saenz e José Gil Rafael ficaram e se destacaram por sua criatividade.

Na década de 1950, a criação do Festival de San Sebastian deu grande impulso ao cinema espanhol, um evento que acontece de forma contínua desde setembro de 1953, tornando-se um dos maiores do circuito europeu. Nos anos 1960, vários novos diretores começaram a inovar o cinema espanhol, com ideias ousadas e metáforas políticas. Alguns desses diretores foram Miguel Picazo, Francisco Regueiro e Carlos Saura, que alcançaram um sucesso de bilheteria sem precedentes.

Após a morte do General Franco e a queda do seu regime, a tendência continuou, porém com total liberdade de expressão. Dessa abertura surgiram grandes filmes focados nas mudanças políticas e sociais, e sobre a opressão da ditadura. O final dos anos 1980 marcou a fundação do prêmio mais importante do cinema espanhol: o Prêmio Goya, um troféu espanhol equivalente ao Oscar americano.

Nos últimos anos, além de Pedro Almodóvar, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999 com o filme “Tudo Sobre Minha Mãe”, outros diretores espanhóis alcançaram grande projeção internacional, entre eles Alejandro Amenábar, que se tornou conhecido mundialmente com o “Morte ao Vivo” (1995) e “Preso na Escuridão”, dois sucessos que o levaram a dirigir “Os Outros”, coprodução americana estrelada por Nicole Kidman. Atualmente, o cinema espanhol realiza filmes dos mais diversos gêneros, com produção de altíssima qualidade e ampla distribuição internacional.

Sinopses “Mostra Grandes Mestres do Cinema Espanhol”:

A MORTE DE UM CICLISTA

(Muerte de un ciclista)

Espanha, 1955, p/b, 88 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Juan Antonio Bardem

Elenco: Lucia Bosè, Alberto Closas e Bruna Corrà.

Após atropelar um ciclista e fugir do local, um casal teme que seu relacionamento proibido seja revelado, assim como a culpa pelo acidente, por um perverso chantagista.

VIRIDIANA

(Viridiana)

Espanha/México, 1961, 90 min., p/b, drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Luis Buñuel

Elenco: Silvia Pinal, Fernando Rey e Francisco Rabal.

A noviça Viridiana faz uma visita ao seu tio moribundo, atendendo a um pedido do próprio. O pervertido homem, obcecado pela beleza da jovem, tenta seduzi-la de todas as formas. Ele morre e Viridiana decide não mais voltar ao convento. Em contrapartida transforma a antiga casa do tio num abrigo para necessitados e moradores de rua.

TRISTANA, UMA PAIXÃO MÓRBIDA

Espanha/França/Itália, 100 min., cor, drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Luis Buñuel

Elenco: Catherine Deneuve, Fernando Rey e Franco Nero.

Após a morte da mãe, a órfã Tristana é entregue aos cuidados do respeitado Don Lope. O relacionamento da jovem com o tutor vai se modificando, ele a seduz e os dois logo se tornam amantes. Com a chegada do jovem Horacio, no entanto, o relacionamento do casal é abalado. Tristana é realmente livre como Don Lope sempre fez questão de frisar?

O CARRASCO

(El Verdugo)

Espanha/Itália, 1963, p/b, 88 min., drama/comédia, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Luis Garcia Berlanga

Elenco: Nino Manfredi, Guido Alberti e Jose Luis López Vázquez.

Um agente funerário se casa com a filha de um velho carrasco, e, embora ele não goste, deve continuar a profissão de seu sogro após sua aposentadoria.

O ESPÍRITO DA COLMEIA

(El espíritu de la colmena)

Espanha, 1973, 98 min., cor, drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Victor Erice

Elenco: Ana Torrent, Isabel Telleria e Fernando Fernán Gómez.

As duas pequenas irmãs Ana e Isabel moram em terras rurais da Espanha, na década de 40. Após assistirem ao filme Frankenstein (1931) ficam obcecadas pelo estranho personagem e tentam encontrá-lo.

O SUL (El Sur)

Espanha/França, 1983, cor, 95 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Victor Erice

Elenco: Omero Antonutti, Sonsoles Aranguren e Icíar Bollaín.

Para a jovem Estrella, seu pai faz parte de um mundo misterioso pelo qual ela é fascinada. Vivendo no norte da Espanha, ela é obcecada pelos segredos do sul, escondidos nos traços e na personalidade do pai. Quando Estrella cresce, descobre que o homem ainda é apaixonado por um amor de seu passado.

CRÍA CUERVOS

(Cría Cuervos)

Espanha, 1976, cor, 112 min., drama, idioma: espanhol), 14 anos.

Direção: Carlos Saura

Elenco: Geraldine Chaplin, Ana Torrent e Monica Randall.

Ana é uma mulher de tristes lembranças. Duas décadas antes, quando tinha nove anos, ela acreditava ter em suas mãos um misterioso poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Assim teria causado a morte inesperada do pai, o militar franquista Anselmo, logo após o doloroso martírio da mãe.

OS SANTOS INOCENTES

(Los Santos Inocentes)

Espanha, 1984, cor, 107 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Mario Camus

Elenco: Alfredo Landa, Terele Pávez e Belén Ballesteros.

A história de uma família de camponeses espanhóis que vive submissa aos donos da terra é o tema desta produção espanhola. O sonho de todos eles é ter uma vida melhor, aprendendo também a ler e a escrever para não ficar à mercê dos abusos dos patrões. Mas somente as novas gerações desta família irão ver os sonhos de seus antepassados realizados.

Sinopses “Mostra Grandes Artistas do Cinema Espanhol”:

AY, CARMELA!

(Ay, Carmela!)

Espanha/Itália, 1990, cor, 102 min., comédia, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Carlos Saura

Elenco: Carmen Maura, Gabino Diego e Rafael Diaz.

Paulino e Carmela, marido e mulher, vivem no período da Guerra Civil Espanhola. Um dia, com o seu assistente, Gustavete, eles entram acidentalmente em território rebelde. Presos, eles terão de se esforçar para não acabar como alvo de um pelotão de fuzilamento.

MORTE AO VIVO

(Tesis)

Espanha, 1996, cor, 125 min., suspense, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Alejandro Amenábar

Elenco: Ana Torrent, Fele Martínez e Eduardo Noriega.

Enquanto faz uma tese sobre violência, Ángela, uma estudante espanhola de cinema, encontra um vídeo caseiro onde uma garota é torturada até a morte. Ela logo descobre que a garota era uma antiga aluna de sua faculdade.

AZUL ESCURO QUASE PRETO

(Azuloscurocasinegro)

Espanha, 2006, cor, 105 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Daniel Sánchez Arévalo

Elenco: Marta Etura, Antonio de la Torre e Quim Gutiérrez.

Os destinos de vários personagens se interligam em torno de Jorge, um rapaz que acredita ter sido responsável pelo derrame do seu pai e que assume seu trabalho de porteiro enquanto termina a faculdade. Além disso, tenta ajudar seu irmão que está na cadeia e que é apaixonado por Paula, com quem desenvolve um relacionamento bastante incomum e ainda convive com as incertezas do amigo Israel que descobriu que seu pai é homossexual. Com tudo isso em jogo Jorge resolve mudar de vida...ou não.

PELOS MEUS OLHOS

(Te doy mis ojos)

Espanha, 2003, cor, 109 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Icíar Bollaín

Elenco: Laia Marull, Luis Tosar e Candela Peña.

Pilar decide, em uma noite de inverno, fugir de casa. Ela leva consigo apenas alguns poucos pertences e o filho. Pilar sabe que seu marido, Antonio, irá procurá-la, o que a deixa apavorada.

O QUE VOCÊ FARIA?

(El Método)

Espanha/Argentina, 2005, cor, 115 min., suspense, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Marcelo Piñeyro

Elenco: Eduardo Noriega, Najwa Nimri e Eduard Fernández.

Sete executivos disputam uma única vaga em uma empresa. Eles chegam para o teste de seleção no mesmo dia em que Madri é movimentada devido a marchas de protesto contra a globalização e a política monetária do FMI, que realiza sua reunião no mesmo prédio em que estão. Logo os candidatos são informados que serão submetidos a uma seleção diferente, chamada de Método Grönhom. Nele o grupo é deixado a sós em uma sala, sendo promovidos vários testes via computador que têm por objetivo analisar a interação entre eles. De início todos acreditam ter total controle sobre seu comportamento e emoções, mas os jogos os colocam em situações-limite que, aliado ao fato de saberem estar sendo observados, os colocam em um nível de tensão insuportável.

UM CONTO CHINÊS

(Un cuento chino)

Direção: Sebastián Borensztein

Elenco: Ricardo Darín, Ignacio Huang e Muriel Santa Ana.

Espanha/Argentina, 2011, cor, 100 min., comédia, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Roberto é um argentino recluso e mal humorado. Ele leva a vida cuidando de uma pequena loja e tem o hobbie de colecionar notícias incomuns. A comodidade de sua vida é interrompida quando ele encontra um chinês que não fala uma palavra de espanhol. O imigrante acabara de ser assaltado e não tem lugar para ficar em Buenos Aires. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático viver com ele e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Petra Belas Artes À LA CARTE:

Com acervo com curadoria, pensado para quem ama uma programação de qualidade o Petra Belas Artes À LA CARTE é uma plataforma de streaming criada no final de 2019, e que ganhou muita força, em abril de 2020, quando após 5 meses do seu nascimento, passou a oferecer um mês de gratuidade aos cinéfilos, durante a Pandemia. Desde em então, a plataforma criada pelo Belas Artes Grupo passou a ter um crescimento de pelo menos 40% ao mês, ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos cinéfilos.

A ideia inicial sempre foi poder levar para todo o Brasil aquilo que os cinéfilos de São Paulo tinham no Cine Petra Belas Artes, ou seja, uma programação de qualidade, com curadoria, e que tenha em seu catálogo de forma permanente, filmes que não são encontrados nas plataformas globais. Ou seja, filmes de grandes diretores, de vários países do mundo, e que fazem parte da história do cinema. Além disso, toda semana quatro novos filmes entram no “cardápio” do Petra Belas Artes À LA CARTE e não saem do ar, ou seja, eles ficam durante muito tempo disponíveis para que os assinantes possam ver e rever seus filmes preferidos.

No Petra Belas Artes À LA CARTE o assinante encontra os filmes divididos em categorias singulares e criativas com classificações como: "cults incríveis", “mulheres maravilhosas”, "hahaha", “para roer as unhas”, "o que todo cinéfilo precisa ver antes de morrer" e "novo no cardápio", entre várias outras. Além disso, a plataforma também lança filmes de forma inédita e exclusiva como foi o caso do lançamento de “Apocalypse Now – Final Cult”, “O Hotel às Margens do Rio” de Hong Sang Soo, o brasileiro “Partida”, de Caco Ciocler, entre outros.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-179Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-016Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-052Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-139Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-233Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-343Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0837Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1172Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1389Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1603Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?