Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Longa alagoano "Cavalo" disputa vaga para representar o Brasil no Oscar
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 15 de Outubro de 2021 00:55

Longa_alagoano_CavaloO filme alagoano Cavalo está entre os 15 longas-metragens habilitados para disputar a indicação de representante do Brasil na categoria de Filme Internacional do Oscar 2022. A lista foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais nesta quinta-feira (14). O título escolhido será anunciado amanhã (15/10), após a reunião do Comitê Brasileiro de Seleção.

Além de “Cavalo”, a lista traz algumas das produções brasileiras de maior destaque no último ano, como o pernambucano “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, a produção original Netflix “Sete Prisioneiros”, de Alexandre Moratto, “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, “Cabeça de Nego”, de Déo Cardoso e “Um dia com Jerusa”, de Viviane Ferreira.

Produção do Estúdio Núcleo Zero, “Cavalo” foi lançado nos cinemas e plataformas digitais no último dia 12 de agosto com distribuição da La Ursa Cinematográfica e da Descoloniza Filmes, em 17 salas de cinema de 11 cidades brasileiras. O filme pode ser visto nas plataformas Looke, Now, Vivo Play e Oi Play.

Neste sábado (16/10) o público de Alagoas ganha mais uma chance para ver "Cavalo". O filme será exibido gratuitamente no projeto Cine Cidadania, do Cine Arte Pajuçara, às 14 horas. Após a exibição vai acontecer a conversa "Identidades afro-diaspóricas e o imaginário alagoano", com participação de Edson Bezerra, Allexandrea Constantino e Joelma Ferreira.


SOBRE O FILME

Com direção de Rafhael Barbosa (“O que Lembro, Tenho”) e Werner Salles Bagetti (“Exu - Além do Bem e do Mal”), “Cavalo” é um filme híbrido que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo.

Cavalo é também o termo usado nas religiões afro-diaspóricas, como a Umbanda e o Candomblé, para denominar os praticantes que são capazes de receber entidades em seus corpos. A incorporação no cavalo não é apenas mental ou espiritual – ela passa por todo o corpo. Da mesma forma, “Cavalo” não é um filme que tenta desvendar ou explicar a religiosidade, mas toma carona na experiência singular do corpo para acessar a memória, a ancestralidade e a construção de identidade de seus personagens.

Compõem o elenco Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Roberto Maxwell  e Sara de Oliveira. O grupo foi selecionado após um teste de elenco e passou a conviver num intenso processo de preparação. Na proposta de criação coletiva, os protagonistas foram provocados a construir performances inspiradas pelo arquétipo do cavalo e suas muitas simbologias.  Performance, dança e rito se entrecortam em três eixos narrativos.

Contemplado no Prêmio Guilherme Rogato, da prefeitura de Maceió, e contando com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA para sua realização, “Cavalo” é o primeiro longa-metragem fomentado por um edital público realizado em Alagoas, o que representa um marco para a política cultural do estado.

VISÃO DOS DIRETORES
“Desde que o filme estreou tem derrubado sucessivas barreiras, enfrentando o preconceito histórico com Alagoas. 'Cavalo' estreou em 17 salas de cinema de 11 cidades brasileiras. Participou de mais de 30 festivais no Brasil e em outros cinco países, projetando a cultura do estado para o mundo e afirmando o nosso cinema como uma força emergente que precisa ser notada. Disputar essa vaga para representar o país no Oscar é mais uma demonstração da potência do movimento do cinema alagoano, que tem se fortalecido nos últimos anos”.

Rafhael Barbosa, diretor e roteirista

“A existência de ‘Cavalo’ é um movimento de resistência, na contramão do desmonte do audiovisual brasileiro comandado pelo governo Bolsonaro. A presença de um filme alagoano de baixo orçamento numa lista ao lado de grandes produções assinadas por empresas como Netflix e O2 mostra o potencial que nosso cinema tem para dialogar com todos os públicos. 'Cavalo' abre os caminhos para uma safra de longas-metragens que vai chegar cada vez mais longe”.

Werner Salles, diretor e roteirista

ONDE VER:
Disponível nas plataformas Looke, Now, Vivo Play e Oi Play.

SINOPSE:
Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos são provocados a um mergulho em suas ancestralidades.

SITE OFICIAL: https://bit.ly/3hcgGDs


FICHA TÉCNICA | CAVALO
Dir.: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti | Documentário | 85 min. | Brasil
Roteiro e direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Preparação de elenco: Glauber Xavier e Flávio Rabelo
Direção de produção: Adriana Manolio
Produção executiva: Valeska Leão
Assistência de produção: Renah Roxo Berindelli
Som direto: Simone Dourado
Direção de arte: Nina Magalhães e Weber Salles Bagetti
Montagem: Werner Salles Bagetti e João Paulo Procópio
Direção de fotografia: Roberto Iuri
Assistência de câmera: Chapola Silva
Edição e mixagem de som: Lucas Coelho
Finalização: Gabriel Çarungaua
Assistência de direção: Guilherme César
Iluminador: Moab de Oliveira Santos
Trilha sonora original: Luciano Txu
Elenco: Allexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Robert Maxwell e Sara de Oliveira
Distribuição: La Ursa Cinematográfica e Descoloniza Filmes

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-091Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-067Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-050Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-137Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-216Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-295Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0913Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1109Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1421Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1510Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?