Salvador, 27 de julho de 2017
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Poesia Agora
Sábado 20 Maio 2017, 09:00 - 18:00

Acessos : 3513

A CAIXA Cultural Salvador apresenta Poesia Agora, maior exposição de poesia já realizada no país. Dividida em seis alas que apresentam diferentes abordagens da poesia, a mostra traz uma coletânea de mais de 300 autores da atual produção poética do Brasil. A abertura acontecerá no dia 14 de março, às 19h, com um sarau de poesias que apresentará nomes de destaque da cena poética local e também vindos de outros estados. As visitações ocorrerão do dia 15 de março até o dia 28 de maio, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Poesia Agora se propõe a fazer um mapeamento do cenário da poesia contemporânea nas mais diferentes regiões do país. Priorizando as iniciativas inclusivas que agregam o público, a mostra aproxima o leitor do poeta, por vezes embaralhando esses papéis. “O objetivo é tirar a poesia do pedestal e mostrar às pessoas que ler e escrever poesia é uma possibilidade para todos”, revela Lucas Viriato, curador da exposição.

O público é convidado a participar de maneira ativa da mostra, ora arregaçando as mangas e escrevendo livremente seus próprios poemas, ora dando luz às criações a partir de desafios selecionados. A interatividade é um dos pontos altos da exposição que traz, pela primeira vez a Salvador, um projeto assinado pelo premiado cenógrafo mineiro, André Cortez.

Interação:

A participação do público acontece em diversos momentos, desde a primeira sala onde a luz é o principal elemento. Lá, o visitante é iluminado pelos versos. "A ideia é de que o poema ilumina o que ele está contando e o leitor ilumina a poesia na hora de ler. É um jogo de retroiluminação", conta Viriato.

A Sala "Scriptorium" é o espaço para leitura e Escrita. Nela, o envolvimento evolui para a possibilidade de o público deixar seus poemas nos 50 livros com diferentes palavras em suas lombadas, que também funcionam como um convite para as pessoas montarem frases poéticas ao reordená-los. Ao abrir esses livros, cada um com quatro poemas e diversas páginas em branco, os espectadores podem deixar seus versos.

Na mesma sala, o visitante é convidado para participar dos desafios poéticos, escrevendo um poema sem utilizar uma das vogais. Os poemas mais criativos serão impressos em formato lambe-lambe e expostos na mostra. Assim, a exposição vai sendo modificada ao longo do tempo, subvertendo a ideia de que uma exposição literária apresenta somente obras antigas e já consagradas.

No espaço destinado à poesia de rua, em meio a tijolos e texturas urbanas, imagens captadas pelas ruas de várias cidades exibem formas diversas de expressões poéticas, como grafites, cartazes, escritas, entre outras. O público é convidado a participar mandando sua imagem de poesia das ruas pelo e-mail participepoesiagora@gmail.com ou usando a hashtag #PoesiaAgora em suas redes sociais (desbloqueadas). As melhores imagens serão selecionadas e expostas ao longo da exposição.

Por fim, no último espaço, a poesia ganha corpo e voz. O visitante encontrará gangorras poéticas onde serão exibidos conteúdos em áudio e vídeo, como documentários e compilações de apresentações de poetas de diversos lugares do país. Além disso, o som ambiente dará o tom do espaço, com autores respondendo a pergunta: "O que é poesia para mim?".

Contato  (71) 3421-4200

Valor Grátis

Poesia Agora traz uma coletânea de mais de 300 autores da atual produção poética do Brasil.

Localização  Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57 - Centro
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 23.07.17.052Skanibais. Maniçoba do João. 23 Jul 2017
  • 16.07.17.014Aniv. JC Barreto. Castelo da Goméia. 16 Jul 2017
  • 21.06.17.104Sarau com Inúdidùn e Portela. Abloca. 21 Jun 2017
  • 17.06.17.190Festa Nozmoskada (Lebowski) e Chupito. 17 Jun 2017
  • 17.06.17.080B Day do Chefe. 116 Gráus. 17 Jun 2017
  • 14.6.17.037SNP. Som na Praça. Lebowinsky. 14 Jun 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: