Salvador, 03 de June de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Literatura
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Lançamento do livro A poesia é alimento para quem tem fome de conhecimento, de Rilton Junior
Quarta-feira 26 Fevereiro 2020, 18:00 - 21:00

Acessos : 967

A Antologia Poética "A Poesia é o Alimento para quem tem Fome de Conhecimento" é o primeiro livro do Escritor, Poeta e Ator Rilton Junior também conhecido como Poeta com P de Preto. A capa e o Prefácio 1 foram criados por Marcos Paulo e o Prefácio 2 escrito por Luz Marques, a orelha leva o nome de Nelson Maca, a correção das poesias ficou por conta de Fernando Gonzaga e Rose Oliveira, a organização de Valdeck Almeida de Jesus e recebe o selo da Editora Galinha Pulando.

O livro conta com mais de 40 poemas autorais, um conto e uma Carta aos Homens Pretos, de Rilton Junior e alguns poemas em coaturoria com parceiros(as) de caminhada cultural, e nele o(a) leitor(a) poderá ver diversas vertentes da literatura preta do poeta problematizando a Masculinidade Tóxica imposta aos homens pretos através do processo de colonização histórico, falando do Amor Preto expondo suas composições que narram sua vivência afetiva; irá ver também suas escrevivências relatando como é a Paternidade Afrocentrada, já que em meio a sociedade racista, não se vê representações do jovem preto como um pai responsável. E é essa a proposta do autor, uma releitura aos estereótipos impostos aos jovens negros. Veremos também um capítulo dedicado a denunciar o Racismo Estrutural na cidade de São Salvador, intitulado "City Racist", enaltecendo "Afrika" como sendo o berço da Humanidade e fonte de todo conhecimento, elevando "Nossas Vozes" e potencializando cada narrativa periférica, e com o capítulo Fotoesia auxilia na imersão a essa construção artística vivenciada pelo autor.

 

Rilton Junior propõe uma reconexão com o saber afro-ancestral numa compilação de escritas sensitivas e expressivas acerca da sua caminhada com a literatura, desde o Resistência Poética até a realização do projeto autoral o Poeta com P de Preto. “Este livro é uma arma de alta periculosidade, violentamente pacífica, verídica, política e antirracista”, afirma o poeta!

 

O artista plástico Marcos Paulo Silva, também autor da capa do livro de Rilton e coautor de poema incluído na obra afirma “Se te incomoda ver a juventude preta unida para vencer o racismo, nem precisa continuar essa leitura. A poesia de Rilton Júnior, o Poeta com P de Preto, atua na linha de frente da luta antirracista, de forma contundente, sua poesia revive ancestrais, reivindica identidades e nos faz sentir a necessidade de quebrar os grilhões que acorrentam o povo preto desde a diáspora.”

 

Para Nelson Maca, que escreveu a orelha do livro, “Rilton é mesmo um Poeta com P de Preto. Fato. Não se enganem. 3P maiúsculos. Assim ele assina e assim seus poemas o representam. Não passa pano pra racistas e opressores de nenhuma espécie. Seus versos ditam a todos que queiram ler, de nosso jeito, nossos próprios traços e sentimentos. Como nós, pretos e pretas, nos vemos e exigimos que nos identifiquem. Representatividade, como se diz hoje. Sem chance para estereótipos que nos jogam para trás.”

 

Já Luz Marques, escritora, atriz e prefaciadora dessa antologia, faz uma expressiva tradução do poeta: “Aqui a realidade é mola propulsora para a libertação. Cada um de nós que pode degustar do livro “A poesia é o alimento para quem tem fome de conhecimento” é no mínimo privilegiado por tocar, conhecer e de certa forma fazer parte do mundo, da literatura, das palavras e da resistência daquele que é o Poeta com P de Preto. E olhe que a palavra poeta é apenas uma parte do ser pai, companheiro, filho, amigo, irmão, compadre e indefinível que é Rilton Júnior.”

 

Durante o coquetel de lançamento, o autor vai falar sobre as parcerias ao longo do caminho, seu processo de escrita, a experiência da organização e publicação do livro, bem como a a experiência do livro impresso e lançado.

A obra prima será lançada nos dias:
05.03.2020 (quinta-feira), às 18hs, no Foyer do Teatro Jorge Amado, avenida Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba
Música: Nitorê Akadã
Dança: Deusa Gisele Soares
Poesia: Poeta com P de Preto

Contato  (71) 992-720-708

Valor R$ 30 (livro). Acesso Grátis

Quando e Onde: 05.03.2020, quinta, às 18hs, no Foyer do Teatro Jorge Amado. O livro conta com mais de 40 poemas autorais, um conto e uma Carta aos Homens Pretos, de Rilton Junior e alguns poemas em coaturoria com parceiros(as) de caminhada

Localização  Teatro Jorge Amado - Pituba
Av. Manoel Dias da Silva, 2177
Brasil/Bahia/Salvador
41830-000
(71) 3525-9720

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.465Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.282Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.151Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.065Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.202Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.133Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: