Salvador, 11 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Celo Costa - “O Velho Homem Rio”
Quinta-feira 04 Maio 2017, 20:30

Acessos : 419

A arte da cantoria entrelaçada com a beleza da narração de histórias tecem o fio condutor do espetáculo “O Velho Homem Rio”, que estreia no dia 4 de maio, às 20h30, em apresentação única no Teatro Jorge Amado, em Salvador. O cantador, multi-instrumentista e compositor Celo Costa inspirou-se na riqueza de significados e simbolismos do sertão para criar o show, que tem direção artística de Jackson Costa e direção musical de André Tiganá. Entre palavras e sons, o público será convidado a mergulhar no conto “A terceira margem do rio”, do escritor Guimarães Rosa, e a navegar por composições inspiradas no imaginário atemporal do sertão.

No palco, canções de Elomar, Dominguinhos, Chico Buarque e Mauro Aguiar dialogam com o repertório autoral de Celo Costa. “Esse projeto traz uma singularidade bem especial, porque vamos contar uma história no meio de um show musical, sob o olhar de um contador de histórias. Então, no palco, serei um cantador, tocador de viola e também um contador dessa história tão profunda, que é ‘A terceira margem do rio’”,  afirma Celo Costa. O público irá mergulhar nesse rio de palavras conduzido por instrumentos característicos da música nordestina. Sanfona e viola dialogam com o piano e a percussão em um ambiente de sonoridade acústica.

“Será uma rara oportunidade do público se deleitar com a beleza da prosa poética de Guimarães Rosa, na voz de um cantador que ousa se aventurar com a palavra falada, assim como a personagem do conto em busca do desconhecido, em busca da terceira margem”, afirma o ator Jackson Costa, que assina a direção artística do espetáculo. Ele explica que o grande desafio do projeto é fazer o público se conectar, por alguns minutos, com o silêncio profundo da poesia. “Desligar o celular para se ligar em Celo Costa, que nos desafia a mergulhar nas águas profundas e poéticas desse Velho Homem Rio. Esse é o nosso maior desafio”.

O imaginário dos sertões transita entre os muitos simbolismos evocados pela palavra e pela música.

“O sertão de Elomar é seco, com pouca água, com o bode. Ele tem uma paisagem, uma fauna, aquela coisa de chuva rara, o sofrimento do nordestino, alimentação escassa, a carne seca. Mas ele traz também alguns elementos que estão no conto, como a solidão, o isolamento, a saudade e, de certa forma, traz também o abandono, presente em ‘A Terceira Margem do Rio’”. Já Guimarães Rosa, descreve Celo, traz um sertão colorido, de muita vida, com água abundante. “Já é um outro sertão. Tanto que a história se passa na beira de um rio, não tem tanta miséria, embora compartilhe ainda elementos em comum como o abandono e a solidão. Então são dois sertões presentes aí”, explica o artista.

Entre esses imaginários de sertão, tecidos entre a música e a literatura, o espectador pode encontrar seus próprios sentidos e significados. “O Sertão que habita em cada um de nós, como nos revela o genial Guimarães Rosa. É a busca da compreensão da vida, é a caminhada para dentro de si mesmo para encontrar Deus”, define Jackson Costa.

Nascido na cidade de Santa Maria da Vitória, localizada no oeste da Bahia e banhada pelo Rio Corrente, Celo Costa encontrou também nas memórias da infância a relação com a arte que apresentará no espetáculo. “Eu me criei na beira de um rio. E o narrador do conto é o filho que fica. É a história de um pai que manda fazer uma canoa para si e passa a viver no meio do rio. Mas quem conta essa história é o filho. Eu me identifico com essa história porque eu fui criança também dentro de uma família, e os meus pais se separaram. Eu vi o meu pai, falando de uma maneira metafórica, mandar fazer pra si uma canoa e viver no meio desse rio. É uma memória forte que eu tenho”, conta. Algumas músicas autorais, inclusive, foram compostas no período em que Celo vivia às margens do Rio Corrente.

Além do baixista e arranjador André Tiganá, responsável pela direção musical do espetáculo, o show irá contar com os músicos Gabi Guedes e Crezus Rodrigues, na percussão, e Dinho Barral, no baixo. O figurino é de Zuarte Júnior e a iluminação, de Luciano Reis. O cenário é assinado pela Mimo Arquitetura e Design, comandada pela arquiteta Fátima Falcon e pela designer de interiores e idealizadora criativa Nyala Cardoso, com uma proposta conceitual de aliar decoração e sustentabilidade.

***

FICHA TÉCNICA:

Voz e contação de histórias: Celo Costa

Direção artística: Jackson Costa

Direção musical: André Tiganá

Produção: Yolanda Nogueira

Percussão: Crezus Rodrigues

Piano e Acordeon: Thiago Mendes

Baixo: André Tiganá

Figurino: Zuarte Júnior

Iluminação: Luciano Reis

Cenário: Mimo Arquitetura e Design I Fátima Falcon e Nyala Cardoso

Assessoria de Imprensa: Frente & Verso Comunicação Integrada I Adriana Jacob

 

Valor R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)

Inspirado no conto “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa, show une música e literatura em busca dos sentidos do sertão.

Localização  Teatro Jorge Amado - Pituba
Av. Manoel Dias da Silva, 2177
Brasil/Bahia/Salvador
41830-000
(71) 3525-9720

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-168Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-004Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-034Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-102Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-258Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-380Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0901Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1076Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1308Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1658Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: