Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Ocupação sonora Baile Experimento apresenta: Coro de Rua com Livia Nery, Ministéreo Público e Convidados
Domingo 10 Dezembro 2017, 15:00

Acessos : 292

Acontece em Salvador, nos dias 26/11 e 10/12, a ocupação sonora Baile Experimento apresenta: Coro de Rua. O projeto conecta a cidade com a cultura dos sistemas de som jamaicanos e levará para as escadarias da Barroquinha, antiga rua do Couro, a cantora e compositora baiana Lívia Nery, com a amplificação dos parceiros do Ministereo Público Sistema de Som equipados com o seu paredão Sound System. Cada edição ainda conta com convidados locais e nacionais.

Com início sempre marcado para as 15h e aberto ao público, a primeira edição (26/11) contará com as participações da cantora soteropolitana DanziLoveJah e a pernambucana Karina Buhr. Já no dia 10/12, os convidados são os representantes do rap local Vandal e Áurea Semiséria, e o carioca BNegão.

Além das atrações musicais, o projeto também inclui feira de vinil, espaço de alimentação e artesanato, além do pôr do Sol e a energia que o centro traz ao público.  Coro de Rua é uma ocupação urbana que pretende reforçar o centro da cidade como um lugar vivo, e busca amplificar esta vitalidade e suas vozes através da arte de rua e da música.

A proposta é homenagear a tradição do espaço - a eterna Rua do Couro  -  que ainda permanece no imaginário Soteropolitano, além  dos sujeitos e identidades plurais que nele transitam, vivem, e o constroem cotidianamente. Idealizado pela Noarr Cultura e Conteúdo em parceria com a Giro Planejamento Cultural o Coro de Rua conta com a  realização da prefeitura de Salvador através do Edital Arte Todo Dia Ano III, da Fundação Gregório de Mattos. 

Um coro de vozes unindo Jamaica e Salvador 

A cantora baiana Livia Nery é anfitriã das duas edições. Soteropolitana, ela realiza um laboratório de experimentação musical, onde cruza música urbana com soul e cancioneiro popular do Brasil, tendo a música jamaicana também como inspiração. Livia estará à frente do microfone cantando e recebendo participações especiais.

Na primeira edição (26.11) participam as cantoras Karina Buhr e  DanziLoveJah, A baiana Danzi se inspira nos ensinamentos de Rastafari e aponta nas suas composições para a necessidade de uma consciência social, política e espiritual libertária. Karina Buhr promete uma performance unindo os tambores ao sound system, a partir de  sua pesquisa com maracatu e ritmos populares do Nordeste. A pernambucana é um dos nomes mais atuantes da cena contemporânea brasileira e seu último trabalho lançado foi o disco Selvática, em 2016,

No dia 10/12, os convidados são ligados ao hip-hop: a artista soteropolitana Áurea Semiséria, representante original de Cajazeiras, apresenta suas rimas contundentes empoderando mulheres e sua comunidade; Vandal, nome forte da nova música baiana com sua música que fisga pela entrega em suas performances. O Mc utiliza amplas vertentes da bass music mundial como o drill e o grime, tudo isso mesclado a estilos regionais. Destaque para sua mixtape TIPOLAZVEGAZH lançada em 2015. A participação nacional fica por conta de BNegão, considerado um dos principais e mais criativos rappers do Brasil. O MC do Planet Hemp segue carreira solo desde 2003, e TransmutAção, seu terceiro disco, passeia pelo dub, percussão de terreiro, funk, rap, surf rock, samba-jazz, gafieira e ciranda.

 

LIVIA NERY

Livia Nery é cantora e compositora nascida em Salvador, Bahia. Realiza um laboratório caseiro de experimentação musical, onde cruza música urbana com soul e cancioneiro popular do nordeste brasileiro. Brincando com teclado, sampler, voz e loop stations, Livia aprendeu a tocá-los a sua maneira, dedicando-se integralmente à criação musical ao longo dos últimos anos.

Desde 2014, a cantora tem se apresentado em Salvador, onde mora atualmente, e também em Buenos Aires, Chicago, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife em shows solo ou com banda. Em 2017 foi atração dos Festivais Coquetel Molotov Bahia e Festival Radioca.

Em abril de 2016, participou do PULSO2016, residência artística da Red Bull Station em São Paulo. Junto aos conterrâneos Junix, João Meirelles e Mahal Pitta e Filipe Cartaxo, ocupou durante um mês as instalações do prédio, apresentou dois showcases e gravou duas faixas gravadas para a coletânea PULSO2016.

VANDAL

Nome forte da nova música baiana, vem trazendo sentido direto à liberdade de expressão e transformando tudo de verdadeiro na sua vida em música. Visceral, direto, apaixonado e realista, sua música fisga pela entrega física em suas performances. Se vale de amplas vertentes da bass music mundial como o drill e o grime, tudo isso mesclado a estilos regionais, fazendo assim uma contemporânea proposta ligada ao rap.  

lançou em 2015 a mixtape intitulada TIPOLAZVEGAZH e vem trabalhando incansavelmente no cenário musical com shows e participações com bandas como a BAIANASYSTEM.

BNEGÃO

Considerado um dos principais e  mais criativos rappers do Brasil, o MC do Planet Hemp (banda com a qual alcançou a marca de 1.000.000 de cds vendidos), lançou no final de 2003, de forma independente, seu primeiro disco-solo, Enxugando Gelo, com a sua banda os Seletores de Frequência.

Reconhecido como um dos melhores lançamentos daquele ano, Enxugando Gelo ganhou, entre outras menções, o prêmio de "melhor disco de rap/black music" de 2003 pelo Prêmio Dynamite, o maior da música independente no Brasil.

Em 2004, BNegão foi contemplado com o prêmio "Orilaxé", numa grande votação promovida pela O.N.G. Afro-Reggae, como "melhor cantor de Black Music" de 2004 e seu cd "Enxugando…" foi citado pelo jornalista Daniel Brown, um dos maiores especialistas em  música da Europa, como um dos 5 principais lançamentos daquele ano em todo o mundo.

Em 2007, lançou o cd "Baile Bass", com o Turbo Trio (projeto com os produtores Tejo Damasceno e Alexandre Basa).

Após realizar vários shows por todo país e pelo Velho Continente (14 tours pela Europa, entre 2004 e 2011), o rapper lança o aguardado (e lendário) segundo cd dos Seletores de Frequência, que foi lançado em 2012, disco Sintoniza lá que foi produzido pelo próprio BNegão e teve a maioria de suas faixas compostas e arranjadas em parceria com os outros integrantes da banda – Pedro Selector, Fabio Kalunga, Fabiano Moreno e Robson Riva – o que garantiu uma perceptível unidade ao trabalho, esse disco um dos mais premiados, onde ganhou como melhor disco do VMB.

Em 2012, fez uma aparição internacional no encerramento das Olimpíadas de Londres, com transmissão mundial (para estimadas 4 bilhões de pessoas) ao lado de Marisa Monte e Seu Jorge.

TransmutAção, é o terceiro disco da carreira de BNegão e sua banda   lançado em 2015 e vem cheio de força na retórica. “Dias luminosos virão, dias trevosos estão”, diz o rapper. O resultado das novas alquimias sonoras dos Seletores de Frequência passa pelo dub, percussão de terreiro, funk, rap, surf rock, samba-jazz e até gafieira e ciranda. A música segue viva e pulsando, na batida da mudança: TransmutAção é a palavra-chave.

BNegão já gravou , e tocou ,como convidado, com alguns dos principais músicos do Brasil e do mundo, entre eles ,Tony Allen(Fela Kuti e The Good, The Bad,The Queen and The Princess), Public Enemy, Manu Chao, Afrika Bambaaata, Skatalites,Nação Zumbi, J.T.Meirelles, Bernard Purdie ,Sepultura, Macaco,Slackers, New York Ska Jazz Ensemble, Raul de Souza ,Elza Soares e Robertinho Silva.

 

MINISTEREO PÚBLICO

Sob a inspiração de uma das mais sólidas tradições propagadas no mundo, surgida na Jamaica, nos anos 50, a Cultura dos Sound System, o Ministereo Público é a primeira equipe de som de Salvador especializada em reggae, dub, ragga, dancehall e jungle. A equipe vem ocupando as ruas, praças, bairros e casas noturnas das cidades baianas, com o intuito de popularizar e fortalecer a Cultura de Sistema de Som. Idealizadores do Projeto Sócio-Cultural "Mutirão Mete Mão", juntamente com o 071 Crew (grupo de Graffiteiros), realizam Work Shops e apresentações, já passaram por diversos bairros periféricos em Salvador e em cidades como Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Cachoeira e Feira de Santana. A Equipe de Som realiza também, há 7 anos um baile temático, inspirado nos bailes jamaicanos do início da década de 80, a Quintas Dancehall. O Ministereo Público Sistema de Som, já dividiu palco com grandes nomes da música Reggae, Dancehall entre outros, nacionais e internacionais como Eek-a-Mouse, Mano Chao, Mad Professor, YT, Martin Campbell, BNegão & Seletores de Frequência, Natiruts, The Congos, Céu, Alpha Blond, Ponto de Equilíbrio, Dj Yellow P (Dubversão), Lucas Santana, Lazzo Matumbi, Russo Passapusso, Buguinha Dub, Joe Ariwa, Max Romeo, Channel One, Million Stylez...


A Equipe de Som pode se apresentar com duração de 2h a 6h, pode estar no Palco Principal ou em uma tenda independente com sua própria estrutura, o Sistema de Som.

 

 

Valor Grátis

Convidados: Aurea Semiséria (BA), Vandal (BA), BNegão (RJ)

Localização  Escadaria da Barroquinha
Rua do Couro, s/n. Barroquinha. Ao Lado do Cine Glauber Rocha
Brasil/Bahia/Salvador
40.020-160,

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-175Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-037Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-080Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-118Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-199Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-384Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0794Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1209Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1306Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1585Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: