Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Orquestra São Salvador. Regência Maestro Fred Dantas
Domingo 10 Dezembro 2017, 11:00 - 12:00

Acessos : 176

As igrejas do Centro Histórico de Salvador abrigam, em forma de  residência artística, o Popelô - Polo de Orquestras do Pelô, ação do Pelourinho Dia e Noite, da prefeitura de Salvador, que dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras, e que pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade, através de ensaios abertos, concertos e missas orquestradas.

Assim, sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, os ensaios  de portas abertas, são realizados às segundas na Igreja do Boqueirão, das 17h às 19h, com a Orquestra Afrosinfônica do maestro Bira Marques; às terças na Igreja da Misericórdia, das 17h às 19h, com a  Sanbone Pagode Orquestra do maestro Hugo Sanbone; e aos sábados na Igreja de N. Sra. do Carmo, das 10h às 12h, com a Orquest ra de Câmara de Salvador – OCSal, do maestro Ângelo Rafael.

Há ainda as missas orquestradas das quartas-feiras, na Igreja de São Domingos, às 18h, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas e os concertos aos domingos, na Igreja de São Francisco, das 11h às 12h, com uma orquestra diferente por domingo. O Popelô  é uma das ações calendarizadas idealizadas e coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Hist&oa cute;rico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que de domingo a domingo, até dezembro deste ano, promoverão  atividades culturais semanais gratuitas com múltiplas linguagens - música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia. Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Mais sobre o Popelô - Salvador, 1ª Capital do Brasil, é conhecida como uma cidade multifacetada e, desde o século XIX, tem apresentado ao mundo suas diversas características e pluralidade cultural. Fazendo um recorte temporal, na década de 50, foram criados os Seminários de Música (hoje, Escola de Música da UFBA) e o Carnaval recebia a “Fobica e o Pau Elétrico”, 1ª versão do que hoje conhecemos como Trio Elétrico e Guitarra Baiana. Desde então, diversas manifestações culturais e movimentos musicais, tais como: Samba Junino (oriundos do Terreiro de Candomblé); Conjunto de Música Nova (criado na UFBA); Jovem Guarda; Rock; Tropicalismo; Blocos Afros; Axé Music e a Música de Concerto têm acontecido e se misturado dentro do mesmo caldeirão musical que é “a nossa capital” e também “o nosso capital”.

O diálogo estético entre tais expressões musicais sempre foi um diferencial da cultura soteropolitana e, ao passar dos anos, tais manifestações artísticas – a “música da academia” e a “música de rua” – ficaram famosas internacionalmente, colocando Salvador no centro das atenções devido a essa riqueza musical. Um dos fatos mais recentes que comprovam tal história é o título de “Cidade da Música”, dado pela UNESCO, em 1° de junho de 2016, reconhecendo Salvador como um ambiente musical extremamente expressivo, tanto para o soteropolitano (que se reconhece nele), quanto para os que tomam contato e admiram sua consistente pluralid ade musical.

É nesse cenário maravilhosamente diverso que o POPELÔ – Polo de Orquestras do Pelourinho – atua, lançando luz sobre grupos orquestrais já existentes na cidade, divulgando as atividades musicais no Centro Histórico, no qual fomentará a música orquestral feita em Salvador, com suas influências históricas e novas tendências estéticas! Para tanto, as quatro orquestras participantes terão uma agenda regular de ensaios abertos e concertos gratuitos, em Igrejas e outros espaços do Pelourinho. Essa ação possui um caráter de Residência Artística, na qual cada orquestra desenvolverá seus trabalhos individuais e també m em conjunto com as outras orquestras participantes, apresentando ao público processos e resultados dessa pesquisa sobre o trabalho orquestral feito hoje em nossa capital. Os grupos participantes são:

Ø  Orquestra Afrosinfônica – sob a direção do M° Bira Marques, dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica, sob influência de Moacyr Santos e Abigail Moura, além de reconhecidos compositores do século XX, a exemplo de Gershwin, Debussy, Stravinsky, etc.

Ø  Orquestra de Câmara de Salvador – sob a direção do M° Angelo Rafael, está voltada à música de concerto, interpretando obras de grandes mestres da música, tais como: Vivaldi, Bach, Mozart, Villa-Lobos, Mignone, Guerra-Peixe, bem como ao precioso repertório da MPB, com arranjos para composições de Caetano Veloso, Gerônimo, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, dentre out ros.

Ø  Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas – sob a direção do M° Fred Dantas, dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica (com obras de Carlos Gomes, Nerpomuceno, etc.); pesquisa etnográfica (chulas, cantos de trabalho, etc.) e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro Dantas.

Ø  Sanbone Pagode Orquestra – sob a direção do M° Hugo Sanbone, está voltada para um repertório autoral, tendo como ponto de partida os padrões rítmicos do pagode baiano, utilizando técnicas contemporâneas de composição e também o conceito da criação espontânea do jazz, abrindo espaço para a improvisação musical.

Considerando que Salvador possui o DNA das principais influências musicais da cultura brasileira – o que legou a ela a já citada diversidade musical – o POPELÔ fomentará um processo de residência artística cuja troca de saberes e conteúdos técnicos, musicais, artísticos e humanos dão a linha mestra desse potente intercâmbio cultural, beneficiando diretamente o mercado de trabalho, o turismo, a economia e, acima de tudo, a comunidade soteropolitana!

 

Valor Acesso Grátis

No repertório, em arranjos instrumentais de Fred Dantas, algumas das mais conhecidas músicas do ciclo natalino no Brasil: Noite Feliz, Gingle Bells, Papai Noel, de Assis Valente, Merry X'tmas, de John Lennon e a composição A Estrela do Ori

Localização  Igreja de São Francisco - Pelourinho
Praça Anchieta, s/n, Pelourinho
Brasil/Bahia/Salvador
40026-260

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-132Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-017Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-051Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-171Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-218Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-371Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1013Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1198Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1334Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1557Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: