Salvador, 04 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Festival Panela do Jazz On Line com Agláia Costa, SerTão Jazz com Amanda Cabral e Karol Maciel, Spok Quinteto com Maíra e Moema
Domingo 21 Fevereiro 2021, 16:00

Acessos : 66

Atrações:

Agláia Costa // Rabequeira de expressão em Pernambuco, ela é também violinista da Orquestra Sinfônica do Recife há mais de três décadas. Tocou por anos nas aulas experimentais de Ariano Suassuna após se irmanar à música armorial. Compositora de trilha sonora para o teatro e o cinema.


SerTão Jazz // O quarteto é integrado por estudantes do Conservatório Pernambucano de Música e explora a interseção entre as músicas nordestinas e os improvisos do jazz. Na bagagem, tem composições autorais e releituras de obras famosas. Formado por Felipe Costa (acordeom), Yacauã Bastos (bateria), Heverto Alves (contrabaixo) e Waleson Queiros (guitarra). Do show, participam Amanda Cabral e Karol Maciel.


Spok Quinteto // Ícone da música instrumental de Pernambuco, Spok se apresenta com quinteto e Maíra e Moema no encerramento do Panela do Jazz. O set list do grupo transita entre clássicos e músicas recentes da cultura local revestidos de um caráter universal e despojados do aspecto folclórico. Acompanham o maestro Adelson Silva (bateria), Renato Bandeira (guitarra), Beto Hortis (sanfona) e Hélio Silva (baixo).

 

A atmosfera inebriante do improviso musical característico do jazz será transposta das ruas para o palco virtual na primeira edição do Panela do Jazz realizada exclusivamente online. Após reunir mais de 10 mil pessoas no Poço da Panela, o festival pernambucano, um dos principais espaços de projeção do gênero no estado, desembarca na internet, durante os dias 20 e 21 de fevereiro, para agraciar os fãs afastados do convívio social por conta do distanciamento obrigatório da pandemia - razão do cancelamento da terceira edição prevista para ocorrer no Recife no ano passado.


O evento de 2021 - acessível para o mundo inteiro - reúne expoentes da música pernambucana cuja trajetória é pontuada por apresentações elogiadas Brasil afora. O primeiro dia da programação conta com shows de Dois de Paus (com participação de Nena Queiroga), Augusto Silva & Frevo Novo e Amaro Freitas Trio. O segundo tem Agláia Costa, SerTão Jazz (com Amanda Cabral e Karol Maciel) e Spok Quinteto (com Maíra e Moema). Os artistas subirão ao palco montado no Fábrica Estúdio - com obediência aos critérios sanitários definidos pelas autoridades - e terão as performances transmitidas ao vivo pela plataforma do Panela no YouTube e nas redes sociais.


Todas as atrações selecionadas para o evento dialogam com o vigor artístico da obra do maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos, homenageado da edição virtual e - caso a pandemia arrefeça com a vacinação - física, prevista para ocorrer no bairro do Poço da Panela, em novembro, durante a Semana da Consciência Negra. O tema deste ano - “A musicalidade afro-brasileira no experimentalismo do jazz” - é inspirado na vida e na vasta produção do artista nascido em Serra Talhada, Sertão do Estado, radicado nos Estados Unidos e consagrado em palcos internacionais através de obras icônicas e parcerias celebradas com nomes da dimensão de Vinicius de Moraes e Kenny Burrell.


A curadoria do Panela do Jazz em 2021 fica a cargo do contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical Bráulio Araújo, uma das metades do Dois de Paus, escalado para o festival. Coube a ele a missão de montar uma grade artística alinhada à essência múltipla da obra de Moacir Santos e exclusivamente preenchida com atrações locais em resposta ao estímulo ao festival proporcionado pela Lei Aldir Blanc - fomento emergencial aprovado pelo Congresso para ajudar a cena musical prejudicada pela suspensão dos shows em virtude da pandemia da Covid-19.


“Montamos uma grade para mesclar tanto artistas com nomes consolidados na cena como novos talentos surgidos em Pernambuco, atrações bem-sucedidas na habilidade de fazer jazz e revisitar a tradição da nossa música. Tudo sob a influência do maestro Moacir Santos, a quem vão render tributos musicais. Todos nós já bebemos da fonte infindável da música dele, essa influência riquíssima da música afro-brasileira instrumental”, observa Braulio Araújo.


Oficinas


O frescor criativo e diverso da carreira de Moacir Santos também norteia a tradição do Panela de explorar ações educativas, culturais e comunitárias revestidas de relevância social e histórica através da oferta de oficinas musicais gratuitas nos dias anteriores aos shows. Quatro aulas de uma hora cada estão programadas para os dias 18 e 19 de fevereiro e serão ministradas online pelo maestro Spok e pelo pianista Amaro Freitas, no primeiro dia, e pela percussionista Lara Klaus e pelo guitarrista Luciano Magno, no segundo dia (serão às 18h e às 20h).


O festival


Criado em 2018, o Panela do Jazz se firmou no calendário cultural de Pernambuco através da capacidade de harmonizar atrações musicais, cênicas e circenses nacionalmente relevantes com ações educativas, artísticas, gastronômicas, econômicas e ambientais guiadas pela inclusão, pela valorização do patrimônio histórico, pelo respeito à diversidade, pelo estímulo à cidadania e ao desenvolvimento comunitário.


A edição de fevereiro se concentra no empenho solidário para mover a engrenagem da cultura pernambucana e garantir ocupação e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos artistas do Estado afetados pela paralisação forçada da crise sanitária. É, sobretudo, uma oportunidade de acalentar musicalmente o público afastado dos programas culturais com aglomeração.


“É muito significativo realizar essa edição, tanto para produtores quanto artistas e o público. Voltar o contato com a cena instrumental pernambucana bastante afetada pela pandemia. A música instrumental não é tão popularizada assim e, por isso, os músicos sofreram muito com essa paralisação e o afastamento dos palcos, daí a importância dessa vitrine, para valorizar, respirar. E é uma oportunidade de entretenimento levar música de qualidade à casa das pessoas, levar a cultura pernambucana”, avalia o idealizador do Panela do Jazz, o produtor cultural Antonio Pinheiro.

Contato  Onde assistir: canal do Panela do Jazz no YouTube

Valor Acesso grátis

Panela do Jazz - edição especial em homenagem a Moacir Santos. Evento reúne expoentes da música pernambucana em apresentações ao vivo e exclusivas pela internet.

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-150Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-012Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-002Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-123Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-200Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-297Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0863Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1160Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1398Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1546Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: