Salvador, 25 de June de 2019
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Notícias da Cidadania
Shopping Barra promove corrida com meia maratona
Qui, 20 de Junho de 2019 00:13

corrida_com_meia_maratonaUm dos eventos mais esperados no calendário esportivo de Salvador, a 8ª Etapa Shopping Barra do Santander Track&Field Run Series vai agitar a capital baiana no próximo dia 11 de agosto, trazendo pela primeira vez e com exclusividade a meia maratona, com 21km. Aproveitando a data comemorativa de Dia dos Pais, os corredores também poderão levar seus filhos para participarem da Corrida Kids.

 
Tradicional São João de Amargosa recebe incentivo para fomento e ampliação da festa
Qua, 19 de Junho de 2019 17:46

Sao_Joao_em_Amargosa_2018_Foto_Marco_PeixotoDistante 269 Km da capital baiana, o município de Amargosa está entre os roteiros mais cobiçados durante as festas juninas na Bahia pelo tradicional São João do Nordeste, atraindo milhares de pessoas de diversos lugares do Brasil. Com o tema “O São João dos Encontros”, a expectativa esse ano é que mais de 100 mil pessoas visitem o local durante os seis dias de atrações culturais num espaço de 29 mil metros, na Praça do Bosque.

 
Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme
Ter, 18 de Junho de 2019 04:25

Doena-FalciformeAmanhã, dia 19 de junho, se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Tendo em vista que a Bahia detém a maior frequência da DF no Brasil, a Apae Salvador, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Secretaria de Saúde do Estado realizaram um estudo que descreve a redução da letalidade (mortes provocadas devido a complicações da doença) em crianças/adolescentes com DF triadas pelo Serviço de  Referência de Triagem Neonatal (SRTN) do Estado da Bahia, no período de 2002 a 2015.

 
Shopping Piedade realiza neste fim de semana Arraiazinho Infantil
Sex, 14 de Junho de 2019 14:21

Arraiazinho_S_PiedadeO Shopping Piedade promove neste sábado (15) o Arraiazinho Infantil para a criançada e toda a família. O evento fará um resgate dos tradicionais festejos juninos com direito a casamento na roça, corrida de saco, passa o sapato, dança do bambolê, gincana e pintura facial com tema junino, a animação será comandada pelo grupo Cia de Fantoches e pelo trio de forró Neto de Procópio, das 13h30 às 15h30, na Vila Junina (piso L2).

 
Escola pública de Salvador recebe livros doados pela SecultBA
Sex, 14 de Junho de 2019 01:13

OQuetem_FotoLucasRosarioAlunos da Escola Municipal Professor Aristides Novis, no bairro Campinas de Brotas, em Salvador, receberam nesta quarta-feira (12), o projeto “O que tem atrás da porta?”, com contação de histórias da literatura africana, negra brasileira e indígena. Na oportunidade, o projeto entregou à unidade escolar a coleção de livros infanto-juvenis “Eu Vim da Bahia”, doada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 
Alimentos processados podem aumentar riscos de hipertensão
Qui, 13 de Junho de 2019 00:48

Alimentos_processadosUm estudo nacional, que tem participação do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia sugere que a causa das mortes por doenças cardiovasculares pode estar ligada ao consumo excessivo de alimentos industrializados ultraprocessados – como refrigerantes, biscoitos, molhos e temperos prontos – e à ingestão excessiva de sal. 

O Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), que há mais de dez anos acompanha a saúde de 15 mil servidores espalhados em seis capitais brasileiras, pode ajudar a entender os principais fatores de riscos para a chamada “pressão alta” na população. Na Bahia, o estudo desenvolvido pelo ISC investiga os hábitos de vida de cerca de 2 mil servidores da universidade. Entre os participantes do ELSA-Brasil, 35,8% foram diagnosticados com hipertensão arterial. A pesquisa aponta que o maior consumo de alimentos ultraprocessados, assim como a ingestão de sal, que pode atingir o dobro do valor ideal, contribui para o aumento do excesso de peso e gordura abdominal, condição conhecida para a ocorrência da hipertensão.

Os pesquisadores compararam a dieta de três grupos de pessoas nascidas em diferentes décadas, com idade entre 35 e 74 anos. Para o grupo mais jovem, chamado de geração X (35 a 45 anos), os produtos ultraprocessados, aqueles produzidos com a adição de ingredientes como o sal, açúcar, óleos e gorduras, representaram, em média, 45,9% dos alimentos consumidos. Ao mesmo tempo, os mais saudáveis, como frutas e verduras, significaram 26,9% do total da dieta. Tais hábitos alimentares indicam que eles podem envelhecer com uma carga maior de doenças crônicas.

O consumo dos ultraprocessados também contribui para a quantidade elevada de sal ingerida. Na população estudada, apenas 16% consome o máximo de 5g de sal diariamente, o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O consumo médio foi mais que o dobro: 11g por dia. Chama ainda mais atenção a quantidade de sal ingerida pelos hipertensos. Entre eles, a média chegou a 12g.

Os dados resultam de diversas entrevistas presenciais e exames com os participantes, que recebem individualmente os resultados dos testes e medidas realizadas. Segundo a professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e coordenadora do ELSA-Brasil em Salvador, Sheila Alvim, a realização do estudo em grandes metrópoles do país tem importância estratégica, já que representa o local de moradia de parcelas crescentes da população brasileira (domicílios urbanos).

“A aplicabilidade dos resultados obtidos em relação à população adulta brasileira é apoiada pelas semelhanças nas prevalências de alguns fatores de risco comportamentais e condições crônicas avaliados no ELSA-Brasil e no Vigitel (inquérito telefônico anual com dados representativos da população brasileira das 27 capitais do país e Distrito Federal). Além disso, os resultados dos nossos estudos indicam que o padrão alimentar dos participantes do ELSA-Brasil não é diferente do restante da população brasileira”, destaca a professora.

 
"Conexão Carreira" - Startup baiana ajuda jovens a ingressarem no mercado de trabalho
Qui, 13 de Junho de 2019 00:47

Startup_-_Foto_Aquila_OliveiraIngressar no mercado de trabalho é sempre um desafio para jovens em início de carreira, muitos sofrem com a inexperiência em processos seletivos e por não entenderem em que segmento desejam atuar. Movidos por essa inquietação, que também viveram enquanto universitários, Alana Sales e Ramon Mendes lançaram o Conexão Carreira, uma startup da Bahia voltada para educação e aceleração de carreiras para jovens.

 
É inverno! Especialista recomenda uso do protetor solar como tratamento para manchas
Qui, 13 de Junho de 2019 00:04

Elisa_Marchesini_Foto_DivulgaoNão é novidade que o uso do protetor solar está muito além dos cuidados com a pele. O filtro é um importante auxiliar na prevenção de danos solares, envelhecimento precoce, fotodermatoses e até clareamento de manchas.

Segundo a biomédica e fisioterapeuta Elisa Marchesini, especialista em harmonização facial, quando a pessoa protege a pele diariamente e corretamente com o uso do filtro solar, os melanócitos – célula que sintetiza e possui melanina – “entendem” que a camada epidérmica encontra-se protegida.

 
Arraiá do Barra _ atrações de forró, comidas típicas e diversão
Ter, 11 de Junho de 2019 16:02

Arraia_shopping_BarraO Arraiá do Barra tem canjica, amendoim, milho, bolo de aipim e diversão de montão. Até o dia 30 de junho, a Praça Euvaldo Luz, praça central do Shopping Barra, vai se transformar em um colorido e divertido arraial. As barraquinhas com comidas típicas e todo o cenário temático de São João estarão repletos de joguinhos infantis que podem ser aproveitados todos os dias. Já de sexta-feira a domingo, a partir das 15h, a garotada poderá também se divertir com as oficinas artísticas infantis. O clima vai esquentar ainda mais com as atrações musicais para toda a família.

 
"Polêmicas Contemporâneas" debate "Aplicativos e precarização do mundo do trabalho"
Dom, 09 de Junho de 2019 09:05

polemicas_conteporaneas_ufbaEncerrando os encontro do primeiro semestre de 2019, Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBa promove na segunda, dia 10/06/2019, às 19 horas, o debate Aplicativos e precarização do mundo do trabalho. O evento acontecerá no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação) e a participação é livre sem necessidade de inscrição ou pagamento de taxas.

 
Nesta segunda-feira (10), 10h, Península de Itapagipe recebe espaço de leitura
Dom, 09 de Junho de 2019 08:18

Cantos_de_Leitura_Rede_Educare_pNesta segunda-feira (10), os livros estarão no centro das atenções na Região da Península de Itapagipe, em Salvador. É lá que funciona a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET), que irá receber, às 10h, o projeto Cantos de Leitura, com mobiliário de mesas e cadeiras, brinquedoteca e acervo de 1200 livros, que passa a servir toda comunidade dos bairros de Massaranduba, Uruguai, Jardim Cruzeiro e Enseada do Lobato.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 149

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.116Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.167Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.058Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.278-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.255Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.146Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?