Salvador, 30 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Festa
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Baile Esquema Novo
Sábado 29 Julho 2017, 23:00

Acessos : 673

São tantas emoções ao longo desses 10 anos, tantas histórias, tantas madrugadas e dias amanhecidos, encontros, desencontros, convidados e músicas para jamais esquecer. E é claro que o Baile Esquema Novo não deixaria passar a data em branco. Então, se prepare, pois dia 29/07 é dia de comemorar uma década da sua discoteca de música brasileira FAVORITA. A noite inteira comandada pelos DJs el cabong (Luciano Maros) e Camilo Fróes. Chame xs amigxs, os inimigxs que sábado é dia de todo mundo cantar esse parabéns juntos!

 

 

"Acreditamos que esse trabalho é fundamental pois vivemos um momento de extrema massificação da música brasileira. Nunca foi tão fácil produzir, gravar, aparecer. Poderíamos estar vivendo um momento de diversidade inacreditável mas, ao contrário, o que acontece hoje no Brasil é que dois gêneros dominam as rádios, a TV e grande parte da internet. E o cenário que está fora da grande mídia é incrivelmente mais interessante do que isso", explica Camilo Fróes. "Não é uma questão de achar a música boa, ou ruim. É uma questão de escolher não tocar o que já está em todo lugar", completa Luciano Matos.

 

Quando o Baile surgiu, em 2007, não haviam festas frequentes de discotecagem de música brasileira em Salvador. O cenário era quase que inteiramente dominado por festas de música eletrônica e eventos de Axé music. Com base na experiência bem sucedida da Festa NAVE - que tocava rock, surgiu o desejo de tentar um evento similar, mas focado em música brasileira. A ideia circulou por algumas pessoas, mas tomou forma mesmo com Marina Novelli e Greice Schneider, frequentadoras da NAVE e amigas dos produtores. Camilo Fróes foi convidado para integrar a produção e Luciano foi DJ convidado da primeira edição. Em pouco tempo Greice e Marina deixaram de morar em Salvador e Camilo Fróes e Luciano Matos "assumiram" a festa. Desde o princípio o evento mostrou que existia uma certa "demanda reprimida" para festas que tocassem de tudo.

 

FILMES E CARTAZES

 

Uma das marcas da festa desde as primeiras edições é a projeção de imagens da filmografia nacional. Em praticamente todos os Bailes, filmes como O Pagador de Promessas, Cinderela Baiana, Meteorango Kid, Superoutro, Cidade de Deus ou algum da franquia Os Trapalhões é exibido, como forma de criar um clima de brasilidade.

 

Outra marca são os cartazes de divulgação, que se tornaram, com os anos, uma atração à parte. Em fotografias originais aparecem os artistas ou DJ convidados, ou frequentadores da festa, em imagens divertidas, alegres ou provocantes, sempre na atmosfera que marcou a festa. Tiago Lima, João Meirelles, Leonardo Pastor e Milena Abreu são os fotógrafos mais frequentes na produção dos cartazes.

 

"No começo era difícil convencer as pessoas a posarem para as fotos, dava muito trabalho conseguir modelos e voluntários. Hoje em dia é precisamente o contrário, tem gente demais interessada em aparecer nos cartazes, porque passou a ser bacana ser parte daquilo" comenta Luciano Matos. Na edição de dez anos, dezenas desses cartazes que fizeram parte da história do Baile serão reimpressos e distribuídos pelos pallets da Commons, para dar um clima especial de nostalgia.

 

HISTÓRIAS ESPECIAIS

 

Em 10 anos de festas, o Baile acumulou um número grande de histórias marcantes entre seus frequentadores. Muitos casais se conheceram, deram o primeiro beijo e partiram até para casamento a partir da festa. Não é raro os DJs da festa receberem convites para tocar nas cerimônias, já que o Baile teve papel importante na vida romântica dos casais. "A festa faz mesmo parte da minha história com Leo. A primeira vez que a gente se viu na vida foi no [Baile que aconteceu no] Solar Boa Vista", revela Içara Bahia, "O primeiro beijo não rolou no Baile, mas essa foi a festa que eu escolhi para apresenta-lo aos meus amigos em Janeiro de 2011", completa. Assim como ela, muitos marcam o a festa como local de eventos marcantes, como despedidas, aniversários, comemorações de formatura e até despedidas de solteiro.

 

Uma das histórias mais marcantes da festa, e que pouca gente sabe, ocorreu ainda em 2009, nos primeiros anos, quando movimentava as noites da antiga Boomerangue. Ainda em fase embrionária de seu novo projeto, o músico Robertinho Barreto contactou os produtores do Baile e propôs aproveitar a edição do 2 de fevereiro do evento pra fazer um "show teste". E foi assim a primeira apresentação pública da BaianaSystem, com Robertinho Barreto, Marcelo Sêco e Russo Passapusso. O problema era o que o DJ Chico Corrêa não poderia estar em Salvador na data. Para substituir Chico, que era o DJ da banda à época, foram escalados Camilo Fróes e João Meirelles. O teste foi um sucesso. Nos ensaios para essa apresentação a banda conheceu João, que mais tarde integraria o grupo.

 

O Baile passou por diversas casas de show em Salvador, como a Boomerangue, Farol do Rio Vermelho, Solar Boa Vista, Bahia Café dos Aflitos, Teatro Vila Velha, Idearium, Sankofa African Bar, Amsterdam e Berlim Salvador, mas nos últimos anos, sua "residência" fixa é a Commons Studio Bar.

Contato  www.commons.com.br

Valor R$ 20

Com os DJs el cabong (Luciano Matos) e Camilo Fróes.

Localização  Commons Studio Bar - Rio Vermelho
Rua Odilon Santos, 224. Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador
41940-350

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-140Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-072Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-040Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-195Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-229Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-358Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0964Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1221Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1375Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1606Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: