Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Ruina dos Anjos
Terça-feira 06 Outubro 2015, 20:00

Acessos : 1863

Um espetáculo que não se dá numa sala de teatro, nem numa única praça. Mas se insere na dinâmica do trânsito, das lojas e da noite do bairro no Centro de Salvador. É assim que funciona Ruína dos Anjos, mais nova montagem d'A Outra Companhia de Teatro, com encenação de Vinícius Lírio , numa criação em parceria com Luiz Antônio Sena Jr, dramaturgo da obra inédita. A obra estreará no dia 22 de outubro e faz temporada até 22 de novembro, de terça a quinta-feira, às 20h, e terá uma pré-estreia dentro do FILTE – Festival Latinoamericano de Teatro da Bahia, no dia 15 de outubro. As apresentações têm início na área externa da Casa D'A Outra (Rua Politeama de Cima, nº 114 Ed. Centro Comercial Politeama).

Residente em uma sala no Edifício Centro Comercial Politeama, que durante décadas abrigou o Cine Art, A Outra Companhia começou a se inquietar com o abandono do Centro Antigo, repleto de lugares que já não funcionam, prédios inteiros cujas salas estão fechadas há anos, a efervescência cultural de décadas atrás deu lugar ao descuido. Para falar desse cenário que afeta a relação que o soteropolitano desenvolve com sua cidade, o grupo começou a construção de uma obra que reúne figuras que podem ser enxergados nas ruas do Politeama, especialmente à noite.

De maneira itinerante pelas ruas do bairro, a lógica que Ruína dos Anjos propõe convoca para além do público que efetivamente vai assistir a montagem, que está num híbrido entre espetáculo, performance e intervenção urbana.

Ruína dos Anjos tem como mote a reabertura do cinema e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar, que no passado viu um apogeu, hoje vivencia um abandono. A degradação espacial como também um reflexo da degradação humana" explica Luiz Antônio. Assim, a montagem não pretende alterar a dinâmica das ruas do Politeama para realizar as apresentações, sem alterar o trânsito, tampouco recorrer a uma iluminação diferenciada ou um figurino grandioso. "Queremos que a realidade que se torna invisível nesse espaço possa ser reconhecida, mostrar histórias que são esquecidas. E por isso é importante manter a dinâmica do local, chamando o espectador para testemunhar essas historias que estão sendo partilhadas" acrescenta o dramaturgo e ator do espetáculo.

Uma inspiração foi a obra A Missão, do autor alemão Heiner Muller, que fala do cenário de um mundo pós-guerra, vivendo uma franca decadência. "No decorrer das leituras e estudos sobre a obra, percebemos que há uma pungência de falar dessa degradação que se opera de outro modo, aqui, com outras questões que são contemporâneas dessa Salvador, que tem suas especificidades" acrescenta Roquildes Júnior, ator e diretor musical de Ruína dos Anjos, que utiliza recursos de musicalidade que entram na montagem de forma integrada com a dinâmica do espaço.

O figurino e a caracterização leva a assinatura de Thiago Romero, buscando uma afinação com o universo urbano e cotidiano, sobrepondo peças e reutilizando-as, sem criar uma atmosfera de ilusão. O mesmo conceito de desenho de luz, assinado por Fernanda Paquelet, segue um respeito às possibilidades que a rua dá e sua própria escuridão, sem propor uma ficção, mas chamando atenção do olhar do espectador para aquilo que a falta de iluminação pública impede de ver cotidianamente.

Para construção deste espetáculo desafiante, o grupo convocou a colaboração de Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX (São Paulo), cujos espetáculos implicam na apropriação de espaços inusitados e fora da caixa cênica, como Hysteria e Hygiene. Também orientaram a pesquisa o encenador Francis Wilker, diretor do Teatro do Concreto (Brasíilia), e Eliana Monteiro, do Teatro da Vertigem (São Paulo), cujo espetáculo mais recente se passa numa fábrica abandonada. A preparação vocal ficou a cargo da mineira Babaya Morais, que desenvolve um trabalho sistemático com grupos como Galpão (MG), Ponto de Partida (MG) e Clowns de Shakespeare (RN).

O projeto Ruína de Anjos foi contemplado no edital Setorial de Teatro 2014, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia / FUNCEB / Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Sobre A Outra

A Outra Companhia de Teatro surge em 2004, em Salvador (BA) e desde então vem desenvolvendo ações em diversas áreas do setor criativo. Formado por artistas de diversas formações e origens, o grupo valoriza suas referências culturais em seus trabalhos artísticos, afirmando discursos que refletem o interior e a capital, o centro e a periferia, a Bahia e o Nordeste, sem estereótipos, seja ao adaptar uma obra ou criar um novo texto dramático. Ao longo de sua trajetória, encenou 13 espetáculos, circulou por diversas cidades brasileiras, participou de festivais e mostras de artes cênicas, sendo vista por mais de 100 mil pessoas.

Em 2014 o grupo estreou sua última montagem O que de você ficou em mim. Amparado no Teatro Documentário, o espetáculo reflete sobre o sonho de ser artista, além de apresentar um documento cênico biográfico baseado na história dos integrantes do grupo, traçando um panorama que marca os dez anos de atividade da companhia. Desta vez, o grupo esgarça o cotidiano do bairro do Politeama, local no qual está sediado a pouco mais de dois anos, refletindo sobre questões caras a localidade. Assim, com o Ruína de Anjos o grupo aprofunda a sua pesquisa, borrando as fronteiras entre o material observado para construção dramática, o material ficcional pesquisado (literatura, jornais, revistas, matérias de internet), e a biografia do bairro. Para este processo, a história do bairro foi estudada, mas moradores foram entrevistados e consultados sobre como eles veem o Politeama, apresentando-se um retrato deste espaço na atualidade.

Sobre Vinicius Lírio

Encenador, ator, Doutor e Mestre em Artes Cênicas, além de Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Em 14 anos de prática artística e pesquisa em Artes Cênicas, já encenou, co-dirigiu, fez assistência de direção, preparação de elenco, produziu e atuou em aproximadamente 20 espetáculos, entre eles: "Marina, Marina" (2005); "À sombra dos laranjais" (2009); "O Sonho Eletrônico de Shakespeare.BR" (2011); "Propriedade Condenada" (2012), montagem da Companhia de Teatro da UFBA, "Andanças" (2012); "Morte e Vida Severina" (2014), espetáculo de formatura do Bacharelado em Interpretação Teatral da UFBA; e "Os Cegos" (2013). Atualmente, está encenando o espetáculo "Ruína de Anjos", com a Outra Companhia de Teatro, de Salvador-BA.

Ficha Técnica

Criação: Vinícius Lírio e Luiz Antônio Sena Jr.

Encenação e Preparação de elenco: Vinícius Lírio

Direção de cena e Dramaturgia: Luiz Antônio Sena Jr.

Texto: Luiz Antônio Sena Jr. e elenco

Elenco: Anderson Danttas, Eddy Veríssimo, Israel Barretto, Luiz Antônio Sena Jr., Luiz Buranga e Roquildes Junior

Consultoria de encenação e dramaturgia: Francis Wilker, Eliana Monteiro e Luiz Fernando Marques

Dramaturgia sonora: Roquildes Junior

Preparação vocal: Babaya Morais

Cenário e adereços: Luiz Buranga

Iluminação: Fernanda Paquelet

Caracterização: Thiago Romero

Costura: Saraí Reis

Artistas Achegados: Angela Mascarenhas Santos, Eric Lopes, Fernanda Nunes, Gabriel Carneiro e Marthinha Böker

Coordenação de Produção: Roquildes Junior

Consultoria de Produção: Luiz Antônio Sena Jr.

Produção Executiva: Anderson Danttas e Eddy Veríssimo

Assistência de Produção: Israel Barretto e Luiz Buranga

Mediação Cultural: Eddy Veríssimo

Assessoria de imprensa: Mônica Santana

Registro Fotográfico: Andréa Magnoni

Registro Audiovisual: Gether Ferreira

Realização: A Outra Companhia de Teatro

 

Valor Grátis

Ruína dos Anjos, nova montagem d’A Outra Companhia, percorre ruas do Politeama e provoca olhar sobre o Centro da capital baiana.

Localização  Casa d'A Outra - Politeama
Rua Politeama de Cima, nº 114, Edifício Centro Comercial Politeama, Salvador-BA
Brasil/Bahia/Salvador
40080-136

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-096Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-022Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-081Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-107Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-231Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-359Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0916Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1040Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1281Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1469Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: