Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Festival Xistinho - Arte, Brincadeira e Traquinagem ano 4
Sexta-feira 31 Outubro 2014, 14:00

Acessos : 15485

Outubro, mês das crianças, já é conhecido também como mês do Festival Xistinho - Arte, Brincadeira e Traquinagem. Em sua quarta edição, o evento, que acontece no Espaço Xisto Bahia, novamente oferece uma programação rica e diversificada, voltada para a valorização das crianças agentes de transformação social.

Tendo como principal objetivo despertar o interesse e fortalecer o hábito do consumo cultural para pessoas de todas as idades, os espetáculos são destinados a crianças em contexto escolar ou que venham acompanhadas de seus familiares.

Nos anos anteriores foram realizadas diversas ações de sensibilização artística junto a alunos das escolas da rede pública de ensino, além de atividades para educadores. Por questões logístias este ano as atividades se concentram apenas no Espaço Xisto Bahia, dando ainda mais ênfase à importância da fruição estética como peça chave na formação plena dos cidadãos desde a Infância. Desse modo, diversas linguagens artísticas compõem a programação, com espetáculos de teatro, circo, shows musicais, exibições de curtas-metragens, exposição de quadrinhos além, é claro, das já conhecidas atividades lúdico-recreativas que são realizadas no foyer do espaço.

"O entendimento de que a Cultura é realmente um direito do ser humano precisa permear nossa formação desde a 1ª infância, onde começamos a valorizar o que é importante para nosso desenvolvimento enquanto sujeito", diz Isabela Silveira, coordenadora do Espaço Xisto Bahia e idealizadora do projeto.

As ações envolvem instituições de ensino, profissionais de educação, famílias e e artistas de diversas áreas, a fim de fortalecer o sentimento de cidadania, auto-estima e pertencimento do público participante. Durante o Festival, os dias de semana à tarde são reservados aos espetáculos teatrais para crianças de instituições cadastradas, enquanto as noites e os finais de semana oferecem uma programação voltada para os demais espectadores, inclusive adultos, em sessões populares de teatro, circo e música. Já as atividades lúdico-recreativas continuam diversificadas, com contações de histórias, brincadeiras e ateliês de desenho sempre antes dos espetáculos aos sábados e domingos.

No dia Dia das Crianças - que este ano cai numa 2ª feira- as atividades serão totalmente gratuitas, se concentrando nos turnos matutino e vespertino, começando com um ENCONTROS DE DOMINGO especial, apresentando o espetáculo O pequeno imperador. Em seguida, às 17h, é o momento da peça para toda família Os meninos de Oz, que integra a programação do FESTECA - Festival do Teca Teatro e Outras Artes.

Em um ano atípico tanto para a sociedade civil quanto para as instituições públicas, com reordenamento de gastos em todas as instâncias, de modoq eu a edição 2015 investe ainda mais nas parcerias com outros agentes de Cultura Infância locais. São eles o FESTECA - Festival de Teatro do Teca Teatro, que responde pela curadoria de alguns espetáculos, além da realização de oficinas nas salas de ensaio do Xisto; e a Empresa Livre Comunicação, capitaneada pela produtora Fabiane Beneti que, ao lado do arte-educador Enjolras de Oliveira realizam o projeto A gente se encontra no teatro, que vai de outubro a fevereiro de 2016 naquele espaço.

Nessa parceria, as atividades do FESTECA ficam concentradas entre 10 e 18 de julho, com destaque para shows musicais e espetáculos que prometem agradar a adultos e crianças. Já o A gente se encontra no teatro inicia no dia 04 de outubro e se desenrola sempre aos domingos de manhã, dando continuidade ao já tradicional Encontros de Domingo que passa às mãos da sociedade civil após mais dois anos sendo realizado pelo próprio Xisto. "As boas ideias devem ser sempre conduzidas de modo terem seus resultados sempre ampliados. Nas mãos do poder público o Encontros de domingo poderia ficar restrito ao Espaço Xisto Bahia ao passo que, quando realizado por agentes de cultura infância independente, a ação pode alcançar novos públicos e localidades", explica Isabela Silveira.

Ao longo de quatro domingos e também no Dia das Crianças, as manhãs serão ocupadas a partir de 9h, com o famoso café-da-manhã regional, desenho na parede e brincadeiras conduzidas pela Cia. de Revista da Bahia. A cada dia um novo espetáculo, e a ideia é tornar o ambiente sempre amigável à criança no livre exercício de sua ludicidade.

De acordo com a idealizadora, todos os espetáculos são escolhidos de modo a respeitar as etapas do desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária da Infância, dividindo-se em espetáculos para a 1ª infância (01 a 06 anos) e sessões para a 2ª infância (07 a 12 anos). "Pensamos sempre na criança como um indivíduo à parte do adulto e que, mesmo estando em formação, merece ter sua subjetividade respeitada e estimulada em sua diversidade", acrescenta.

A abertura do Festival Xistinho acontece no dia 30 de setembro, às 19h, com a apresentação gratuita do Grupo Wadõ, composto por jovens que pesquisam as sonoridades da cultura japonesa. Em seguida, será servido um caruru para adultos e crianças convidados, em celebração às infâncias de nosso estado. As sessões mediadas acontecem gratuitamente às quartas, quintas e sextas, enquanto a programação aberta ao público em geral acontece aos sábados (16h) e domingos (11h e 16h). Nas noites de sexta, sábado e domingo são reservadas às Sessões Família, com apresentações alternadas de música ou teatro adulto, com ingressos populares.

Ao todo, serão 36 apresentações, divididas entre os espetáculos "Wadõ especial para o Xistinho", "Baú de histórias", "Paco e o tempo", "Show Pé de Moleca", "Rock in Family", "O Pequeno Imperador", "Os Meninos de Oz" e "Circo das Pulgas", "O casamento do Palhaço", "O Circo de um Homem Só" e o show "A Liga da Alegria" além dos shows de Tiganá Santana e das sessões para a família de "Muito Barulho por Quase Nada". Antes dos espetáculos serão exibidos os curtas-metragens baianos "Balu" e "Sonhos", da Plano 3 Filmes, que trazem crianças como protagonistas. No foyer, a exposição de quadrinhos "Astronauta", de Lila Cruz, traz 20 ilustrações para quem é amante de ilustrações.

Os ingressos para as atividades dos finais de semana poderão ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Espaço Xisto Bahia. Os preços variam entre R$10 e R$ 20, com a possibilidade da aquisição do passaporte família e condições especiais para integrantes do programa Xisto Amigo e moradores dos Barris.

O Espaço Xisto Bahia é um dos 17 espaços culturais da Secult Bahia, que são geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e ficam localizados em diversos territórios de Identidade. Do total, cinco funcionam em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Alagados.

Os outros 12 ficam nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Mais informações podem ser conferidas no site espaços culturais.O

A edição 2015 do Festival Xistinho - Arte, Brincadeira e Traquinagem pretende atingir uma média de 7 mil pessoas, entre artistas, mobilizadores, profissionais de educação, famílias e, principalmente, as crianças. Para Isabela, além de todas as novidades e as ações que firmaram o Xistinho na cena cultural da cidade, pode-se esperar muita diversão na quarta edição do evento: "Esperem do Xistinho a mesma qualidade de sempre: espetáculos de linguagens, estéticas e temáticas ainda mais diversas e muita, muita traquinagem!"

ESPETÁCULOS PARA 1ª INFÂNCIA

• BAÚ DE HISTÓRIAS, com Cia Capim Rosa Chá

Direção: Luciano Martins

O espetáculo é composto por contos da literatura infantil. No "Baú...", o objetivo é seguir a tradição dos griots, os narradores africanos, e contar história para a criançada. Para dar vida à encenação, o espetáculo se aprofunda nos contos e dialoga com as linguagens do teatro, da música, da dança e da arte visual - esta representada por grandes adereços.

DURAÇÃO: 55 minutos

Indicado para crianças a partir de 01 ano

• O CIRCO DE UM HOMEM SÓ, do Núcleo Circo Único

Direção: João Lima

Com quantas pessoas se faz um espetáculo circense? Para o palhaço Tiziu, basta uma. Em O Circo de Um Homem Só, ele vai além das performances típicas de um palhaço e arrisca números de malabarismo, acrobacia, equilibrismo e ilusionismo. Entre um número e outro, deixa escapar sua habilidade duvidosa para tantas funções, o que confere um tom cômico ao espetáculo.

Duração: 55 min

Indicado para crianças a partir de 02 anos

*************************************************************************************

ESPETÁCULOS PARA 2ª INFÂNCIA

• PACO E O TEMPO, com direção de Guilherme Hunder

O espetáculo narra as aventuras de um menino que quer saber onde está o Tempo. Em sua busca, Paco encontra diversos personagens que vão, ao seu modo, revelando diferentes pontos de vista sobre efêmero tempo, aquilo que mais procuramos, sempre com muita poesia, belas imagens e singeleza.

Indicado para crianças a partir de 05 anos

DURAÇÃO - 40 min

• O PEQUENO IMPERADOR, da Start - Estudio de Arte

Direção: Lucas Sicupira

Uma fábula de Atilio Bari que conta, de forma lúdica, a história do pequeno imperador que assumiu o império ainda criança. Um dia ele é surpreendido pelo canto de um pássaro maravilhoso que muda de cor, e, por ambição e egoísmo, o aprisiona dentro de uma gaiola. A partir daí seu país fica cada dia mais triste, o que o leva a uma reflexão sobre a importância da liberdade, da tolerância e do respeito entre todos.

DURAÇÃO: 55 minutos

Indicado para crianças a partir de 05 anos

• OS MENINOS DE OZ, com direção de Fábio Borba Higino

A montagem possui músicas e concepção visual originais buscando entreter tanto o público infantil-juvenil quanto o adulto. Propõe um despertar para importância da união entre as pessoas em prol de um objetivo comum. E, ressalta ainda, virtudes fundamentais ao ser humano como a sabedoria, coragem e bondade.

Indicado para crianças a partir de 05 anos.

Duração: 60min

• CIRCO DAS PULGAS, com direção de Lilih Curi

Espetáculo musical que conta a história de Nona e Ninota, duas pulgas circenses engraçadas que, ameaçadas de demissão, projetam a felicidade fora do presente: no sucesso do passado ou no vislumbre de um futuro promissor. Através de Maria, uma menina que visita o Circo, elas se unem e percebem que hoje podem ser palhaças, superando dificuldades e se redescobrindo como artistas.

DURAÇÃO - 60 min

Indicado para crianças a partir de 05 anos

*************************************************************************************

SESSÕES FAMÍLIA

• SHOW PÉ DE MOLECA, com o grupo Pé de Moleca

Direção Grupo Pé de Moleca

O show uma costura elementos musicais e brincadeiras, numa viagem pelas expressões da raízes culturais do Brasil e baseado na experiência das integrantes com educação musical infantil. Vamos brincar juntos entre o som e a cena!

DURAÇÃO: 90min

• ROCK IN FAMILY, um show da Banda Discoteca

Formada a partir do Grupo Teca Teatro, e que se propõe a fazer um espetáculo de Rock and Roll divertido e dançante para toda a família. Formado por: Alex Souzan (Bateria), Ingrid Steinhagen (Sax e Flauta), Camilo Bicca (Baixo), Helio Guerreiro (Guitarra), Danilo Ramos (Teclados), Luciana Comin, Marconi Arap e Zizi Comin (Vocais).

Duração: 60 min

• O CASAMENTO DO PALHAÇO, do Núcleo Circo Único

Direção: Teófanes Silveira

Nessa montagem o Palhaço Tiziu, o vive uma comédia romântica que se utiliza de técnicas da palhaçaria e circense para narrar a história de um palhaço, mágico que no dia do seu casamento é abandonado pela noiva, extrapolando números clássicos e esquetes convencionais e garantindo muitas risadas para todos.

Duração: 60 minutos

• A LIGA DA ALEGRIA, um show da Liga da Alegria

A partir de grandes sucessos da MPB produzidos na década de 80 e 90, fazer um show de iniciação ao Rock and Roll, utilizando cenas teatrais, números de circo, esportes radicais, brincadeiras, surpresas, interatividade e muitos efeitos especiais. A banda de heróis é formada pelo Super Notas (Guitarra), Capitão Brigadeiro (Baixo) e Dr. Quebratudo (Bateria), que não podem revelar suas identidades secretas por questões de segurança.

DURAÇÃO: 60 minutos

Passaportes: Família (02 adultos + 03 crianças): R$60.

Simples (01 adulto + 01 criança): R$20

Informações: espacoxisto.wordpress.com / 71 3116-6155 / 6156

Realização: Espaço Xisto Bahia, Diretoria de Espaços Culturais, Secretaria de Cultura, Governo da Bahia.

Parceiros: Teca Teatro e Outras Artes; Empresa Livre

Contato  (71) 3116-6155 / 6156

Valor Arry

Festival Xistinho - Arte, Brincadeira e Traquinagem ano 4 Teatro, dança, shows musicais, contação de histórias, café regional, jogos e brincadeiras, ateliê de desenho, dentre outros, para crianças de 01 a 12 anos e adultos.

Localização  Espaço Xisto Bahia - Barris
Rua General Labatut, 27 – Barris.
Brasil/Bahia/Salvador
40070-100

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-121Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-023Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-023Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-139Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-258Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-333Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0837Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1033Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1306Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1640Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: