Salvador, 20 de novembro de 2017
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Mostra de Teatro “Curta Cena no Buzu”
Terça-feira 17 Outubro 2017, 09:00 - 21:00

Acessos : 316

Em ritmo dinâmico e intenso de um transporte público, cenas teatrais curtas são  capaz de surpreender os passageiros em cada ponto de chegada ou saída. Com essa proposta, a capital baiana recebe durante o mês de outubro a Mostra de Teatro “Curta Cena no Buzu”, coordenado por um Coletivo de artistas da cidade é o desdobramento de um processo continuo de pesquisa e práticas experimentais de teatro nos ônibus no qual desenvolvem apresentações juntos desde o ano de 2010.

De acordo com o diretor teatral do Coletivo, Kadu Lima, o grande desafio dos artistas de teatro é formar público e uma saída estratégica para difundir o acesso à arte teatral nos espaços da cidade é o transporte público. “Afinal, nos ônibus não precisamos buscar público e formar plateia, pois eles já estão lá, sedentos por arte, mesmo que alguns ainda não saibam disso”, afirma. Nesse sentido as cenas curtas permitem a realização de apresentações sem prejuízo por parte dos passageiros expectadores. É um meio de difusão e democratização do acesso teatral.

Com base no teatro de rua, porém com as suas especificidades, o teatro chega ao transporte público e amplia a sua capacidade de comunicação e interação social, o que faz do ônibus um espaço singular para as intervenções artísticas, pois conta com a interação e relação entre interpretes, cenas e passageiros. Tudo pode acontecer no caminho. O corredor de ônibus vira palco para vociferação de desejos, indignações e luta por dias melhores. Dessa forma, a Mostra leva para cena temas como cultura popular, importância da arte para a sociedade e a questão do assédio às mulheres em espaços públicos. Segundo o Coletivo, esses temas precisam ser abordados. “Como nordestinos e baianos que somos é imprescindível enaltecer nossas referências culturais. E isso também dialoga com o valor que damos aos nossos artistas consagrados e imortalizados, mas também aqueles anônimos, que estão nas ruas, praças, ônibus fazendo da arte popular a sua bandeira de luta e poesia. A questão do assédio é algo muito grave e que acontece diariamente em diversos espaços públicos, dente eles o ônibus. Por isso decidimos fazer nesse espaço um manifesto poético em repúdio a qualquer tipo de abuso contra a mulher em qualquer espaço que seja”, explica Kadu Lima.

Mostra de Teatro: Fascinados pelo teatro vivo, por essa troca que a arte promove, a primeira edição da mostra “Curta Cena no Buzu” acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, nas linhas de ônibus da rede de transporte público municipal de Salvador que trafegam pelas regiões da suburbana, orla e centro, além das linhas dos ônibus da Universidade Federal da Bahia (Buzufba). As apresentações podem ser conferidas das 9h às 21h com o elenco formado por Emillie Lapa, Enzo Amorim, Geisla Abreu, Kalu Santana, Rafhael Ruvenal, Raiane Delego e Ruth Nunes, sob a direção teatral de Kadu Lima. A Mostra é promovida pelo edital de experimentação artística da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext / UFBA) e conta com o apoio do Sindicato dos Bancários, Comerciarios de Salvador, Restaurante Cupim Gaúcho, Restaurante Dona Dalva Beco dos Artistas, Teatro Gil Santana, Focus - Moda e Produções e da Secretaria de Políticas para Mulheres - Bahia Governo do Estado.

“O ônibus nos presenteia com a possibilidade de irradiar arte enquanto somos premiados por milhares de sorrisos, olhares surpresos, atentos e curiosos. Essa troca, esse amor pela arte não tem preço”, afirma o diretor teatral Kadu Lima.

 

 

Valor Passagem de Chapéu

A curta acontece no ônibus da Buzufba (UFBA) e transporte público municipal de Salvador.

 

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.11.17.068Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.017II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.050Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017
  • 10.11.17.064Nobreza Vinil Session 2. Lebowski. 10 Nov 2017
  • 04.11.17.156Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 2. 04 Nov 2017
  • 04.11.17.092Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 1. 04 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: