Tudo que uma trupe teatral quer fazer, em qualquer tempo, é sempre estar em cena. A Cia Baiana de Patifaria acaba de retornar de sua turnê anual de 2017, que realizou com dois espetáculos, e já se prepara para voltarao palco em Salvador na Temporada de Verão 2018, dessa vez com A BOFETADA30.
A razão do novo título é que A BOFETADA completa 30 anos de encenação nos palcos soteropolitanos desde que estreou na pequena Sala do Coro do TCA, em 1988, tendo sido assistida por mais de 2 milhões de espectadores até hoje.
A BOFETADA30 volta ao palco do Teatro SESC Casa do Comércio a partir do dia 6 de janeiro até o dia 25 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, às 20h, reunindo os atores Mário Bezerra, Marcos Barretto, Rodrigo Villa e Lelo Filho, que também assina a direção, juntamente com o diretor assistente Odilon Henriques. A concepção original é de Fernando Guerreiro. Os três esquetes que compõem o espetáculo são de Mauro Rasi, Miguel Magno e Ricardo de Almeida.
O espetáculo voltará à cena durante o "retiro espiritual" das Noviças Rebeldes, atual montagem da Cia Baiana que retorna somente após o verão. No entanto, na nova temporada de A BOFETADA30 o público verá a participação especial das freirinhas da comédia musical Noviças Rebeldes invadindo a cena de Fanta e Pandora, fazendo um número musical divertidíssimo para o espanto da plateia e das professoras Fanta (Lelo Filho) e Pandora (Rodrigo Villa).
Os "patifes" já estão adaptando e atualizando os textos e ‘cacos’ de seus 11 personagens tão queridos do público, como Fanta Maria, Pandora, Eleonora, Vânia, Dirce. Como é de costume, as novas manchetes do noticiário politico-social-economico brasileiro irão se misturar aos bordões que levam o público às gargalhadas: ‘é a minha cara’, ‘oxente’, ‘momento lindo, maravilhoso’, ‘adoro, chega choro’.
Esquetes
No primeiro esquete, “O Calcanhar de Aquiles”, (extraído de Pedra, a tragédia), de Mauro Rasi, a atriz decadente Eleonora (interpretada pelo ator Mário Bezerra) obriga a crítica de teatro Vânia Leão (MarcosBarretto) e a namorada Dirce (Rodrigo Villa) a assistirem sua montagem apoteótica – um balé musical trágico – na qual interpretará sozinha 60 personagens de uma tragédia grega.
Os dois esquetes seguintes (extraídos de “Quem tem medo de Itália Fausta”), são assinados por Miguel Magno e Ricardo de Almeida. Em “O Ponto e a Atriz”, vários gêneros teatrais são ironizados ao resgatar a função do Ponto, figura que lembrava o texto para as divas das grandes companhias de teatro.
O último esquete, “Fanta e Pandora”, o ensino do teatro é o foco central e o público é transformado em personagem com quem as duas professoras universitárias, Fanta Maria (interpretada por Lelo Filho desde 1988) e Pandora Luzia (Rodrigo Villa) interagem numa improvável aula sobre a influência de dois fonemas no teatro javanês, durante os últimos 15 do século XII a.C.
A Cia Baiana de Patifaria, com mais de 3 décadas nos palcos, soma um teatro de repertório de oito espetáculos (Abafabanca, A Bofetada, Noviças Rebeldes, 3 em 1, A Vaca Lelé, Capitães da Areia, Siricotico uma comédia do balacobaco e Fora da Ordem). O musical Noviças Rebeldes que reestreou em agosto de 2017, já foi vista por quase 10 mil pessoas e voltará a ser encenado após o verão.
FICHA TÉCNICA
Textos adaptados de
Mauro Rasi, Miguel Magno e Ricardo de Almeida
Elenco
Lelo Filho, Diogo Lopes Filho, Mário Bezerra e Marcos Barretto
Direção
Lelo Filho
Diretor Assistente
Odilon Henriques
Concepção Original
Fernando Guerreiro
Cenografia Figurino
Eugênio Luiz Miro Paternostro
Produção Executiva
Marcos Motta
Iluminação Sonoplastia Camarim Contrarregra
Marcos Motta Dedeco Macedo Márcia Valério Luis Cláudio |