Salvador, 20 de July de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Godó, o mensageiro do Vale
Quarta-feira 18 Abril 2018, 15:00

Acessos : 46

Primeiro monólogo escrito e interpretado por Caco Monteiro, Godó, o mensageiro do Vale, com direção do inglês John Mowat, continua no Teatro Sesi, no Rio Vermelho, de 1.º a 30 de abril, sábados e domingos, também às 20h.

Ficção inspirada em fatos reais, acontecidos no Vale do Paty, na Chapada Diamantina, na Bahia, os quais acabaram condicionando a vida dos moradores, que foram obrigados a deixar o local após um decreto governamental que proibiu o cultivo do café, no final da década de 60, mais do que dialogar com questões socais e antropológicas, “Godó” é uma imersão no mundo mágico de uma região que se manteve praticamente isolada da civilização.

Depois de quatorze anos de pesquisa, oportunidade em que estreitou contato com as poucas famílias que ficaram no Vale do Paty, transformado em reserva ecológica, Caco Monteiro construiu uma fábula na qual incorpora não apenas o personagem Godó, um homem de outro tempo, mas, também, captura o espírito do local, o espírito de uma época.

Com uma narrativa que usa do recurso do flashback, Godó, aos noventa anos, leva o espectador ao seu mundo fabular, retornando a infância, ao convívio com o pai e a mãe, além da galinha Zenaide e do amigo imaginário Biziu. E, vivendo cada qual, em um desdobramento interpretativo que reforça o sentido da dramaturgia, mas, também, revela a versatilidade do ator, o espetáculo acaba sendo um instrumento de reflexão a respeito da existência, dos sonhos e do próprio sentido da finitude.

A construção do personagem Godó, nome que se origina de um purê de banana, muito apreciado na Vale do Paty, se deu por via de longos ensaios com John Mowat, nos quais Caco Monteiro o aprimorou dentro do conceito do Teatro Físico e Visual. O diretor inglês faz parte do grupo teatral português Chapitô, responsável pela encenação de Édipo, DráculaO Grande Criador, entre outros sucessos.

Ator e produtor cultural, Caco Monteiro, 57 anos, trafega entre o teatro, o cinema e a televisão. Já ganhou diversos prêmios, como o Martim Gonçalves de Melhor Ator, em 1983, pela sua atuação na peça O Inspetor Geral, de Gogol. No cinema, participou de dezenas de filmes, entre eles a produção internacional Dawson, Isla 10 (2008), de Miguel Littin, Irmã Dulce (2014), de Vicente Amorim, e Faroeste Caboclo (2011), de Renê Sampaio. Na televisão, participou de Laços de Família, em 2000, além de atuar em outras novelas e seriados da Rede Globo. No ano passado, foi assistente de direção de Deborah Colker na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2106.

A iluminação de Godó, o mensageiro do Vale, é de Jorginho de Carvalho. Por sua vez, a trilha original é de Leco Brasileiro, enquanto Thais Bandeira assina a preparação corporal. A cenografia é de Daniela Steele. Já o figurino é de Maurício Martins.

Ficha técnica: Godó, o mensageiro do Vale

Texto e atuação: Caco Monteiro

Colaboração do texto: Maurício Assunção

Pesquisa: Diana Almeida e Caco Monteiro

Direção: John Mowat

Codireção: Mauricio Assunção

Iluminação: Jorginho de Carvalho

Sonoplastia e operação de som: Leco Brasileiro

Preparação Corporal e assistente de direção: Thaís Bandeira

Figurino: Maurício Martins /Acervo Boca de Cena

Cenário e Identidade Visual: Daniela Steele

Cenotécnico: Gringo Freitas

Operador de luz: Antonio “Kika”

Fotos: Cláudio Zakka/Mauricio Requião

Realização: Seu Kirim Produções Artísticas

Assessoria de imprensa: Magma Comunicação: 988264787

 

Valor Grátis

Godot, filho único, nove anos de idade, tinha uma galinha de estimação, que se chamava Zenaíde e também um amigo invisível, fruto da sua imaginação chamado Biziu.

Localização  Espaço Xisto Bahia - Barris
Rua General Labatut, 27 – Barris.
Brasil/Bahia/Salvador
40070-100

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 10.06.18.018Ooni de Ifé no Ilê Aiyê. Por Edgar Souza. 10 Jun 2018
  • 19.05.18.077Elas Cantam Bob. Pedro Arcanjo. 19 Maio 2018
  • 19.5.18.060-1Serafim e Filhos de Zé. Lebowisky. 19 Maio 2018
  • 17.05.18.003Banda Bahianomundo. Lebowski. 17 Maio 2018
  • 15.5.18.033Sarau da Casa da Mãe. 16 de Maio 2018
  • 15.05.18.120Edson Gomes. Lg Quincas Berro D'Água. 15 Mai 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: