Domingueiras LVI – a condenação de Lula. Por Sergio Guerra
Está marcada para o próximo dia 24 deste mês a Condenação do Presidente Lula pelo IV Tribunal Regional de Porto Alegre. Digo e assumo Condenação, pois a farsa montada na República de Curitiba deverá ter prosseguimento na 2ª instancia de Porto Alegre, conforme está
sendo anunciado, previamente, pelos diversos agentes envolvidos, desde juízes a diversos outros agentes públicos da citada Regional numa clara indicação de pré-julgamento, antes mesmo da leitura do processo e das devidas contra razões que a defesa da vítima deverá acrescentar.
Existem ainda avaliações e opiniões de analistas de várias áreas que acreditam em um placar de 2X1, posto que um dos juízes tem uma tendência legalista e deverá votar contra a Condenação, tendo em vista a inexistência de provas concretas da culpa do presidente no caso do triplex, apesar de que a grande maioria, dentre a qual me incluo, acredita que o placar será o de 3X0, consensual na República de Curitiba e seu eventual Anexo de Porto Alegre, que apenas reproduzirá, como tem feito nas outras sentenças, onde majoritária e normalmente tem, inclusive, aumentado as penas.
Existem ainda aqueles que acreditam que a pressão internacional, registrada pelas grandes mídias do mundo, que estarão presentes na Condenação de Porto Alegre, com centenas de jornalistas de inúmeros países, posto que o ex-presidente Lula, ainda se constitui em uma das maiores personalidades política do mundo atual, senão a maior, nesta época em que Trumps e Temers expressam a indigência de uma visão mais clara e ampla dos problemas do mundo e alternativas para a saída que a situação internacional requer. Entrementes, não me parece que esta condição seja suficiente para barrar essa orquestração conservadora.
Há também aqueles militantes que se deslocam rumo a Porto Alegre para manifestar sua contrariedade e disposição de luta contra esta flagrante injustiça, o que poderá acarretar uma violenta repressão policial e militar, para a qual as “autoridades” tem se preparado com todo o rigor que a situação requer. Esperam que estas manifestações em Porto Alegre sejam uma iniciação para múltiplas e várias outras que devem se espalhar pelo Brasil durante todo este ano eleitoral e político que se inicia “mesmo antes do carnaval” e deve se prolongar por 2019.
Ao que se sabe a esperada Condenação de Lula em Porto Alegre deverá ser seguida pela aprovação de sua candidatura, já no dia 25, pelo Diretório Nacional do PT, além de sua denúncia internacional, provavelmente no já dia 26, em uma grande reunião internacional fora do Brasil, posto que os representantes dos movimentos sociais e lideranças políticas de todo o mundo, presente nesta Condenação, deverão promover inúmeras declarações e manifestações em várias partes do mundo, denunciando o flagrante desrespeito a justiça e aos direitos humanos.
Enfim, se anuncia a preocupação da presidenta do Supremo Tribunal Federal que convocou o presidente do IV Tribunal de Porto Alegre para expressar a necessidade de um processo que não contribua para uma profunda desmoralização e um enorme, e quiçá definitivo, desgaste da Justiça Brasileira, tanto local como internacionalmente, além de que esta bomba deverá parar em suas mãos, lá em no Supremo, em Brasília. De qualquer forma, este ano de 2018 promete ser tenso, duradouro e talvez nem acabe com o calendário gregoriano.
21/01/2018.
Sérgio Guerra.